Um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (7/6) pelo Gartner indica que as vendas globais de smartphones para clientes finais cresceram 26% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, após um declínio acentuado em 2020. No total, foram comercializados quase 378 milhões de unidades, ante pouco mais de 300 milhões no primeiro trimestre de 2020. A escassez global de chips ainda não impactou a indústria de smartphones, uma vez que o equilíbrio entre a demanda e a oferta foi atendido. No entanto, isso pode mudar nos próximos trimestres e pode resultar em um aumento no preço médio de venda dos smartphones em todo o mundo.
“A melhoria na perspectiva do consumidor, o aprendizado sustentado e o trabalho em casa, junto com a demanda reprimida de 2020 impulsionaram as vendas de smartphones no primeiro trimestre. Os consumidores começaram a gastar em itens discricionários à medida que a situação da pandemia melhorou em muitas partes do mundo e os mercados se abriram”, disse Anshul Gupta, diretor sênior de Pesquisas do Gartner. “No entanto, não se pode ignorar que a base de comparação também é menor em 2020 do que era em 2019. Isso explica o crescimento de dois dígitos”, alertou.
O lançamento de smartphones de preço médio, como aparelhos com preços abaixo de US$ 150, impulsionou as vendas de unidades da Samsung em todo o mundo. O lançamento antecipado de seus principais smartphones 5G contribuiu para o crescimento das vendas de smartphones da empresa. A fabricante coreana encabeçou o ranking de vendas com 76,6 milhões de unidades vendidas no período, com pouco mais de 20% de participação no mercado.
A Apple voltou para a segunda posição no primeiro trimestre de 2021, depois de garantir o primeiro lugar no quarto trimestre de 2020. O lançamento de seu primeiro iPhone 5G levou a uma demanda contínua em 2021. Foram 58,8 milhões de aparelhos vendidos, com pouco mais de 15% de market share. “O 5G continuará a ser o principal impulsionador do crescimento da Apple em 2021. As atualizações de dispositivos irão alimentar a demanda pelo telefone carro-chefe da Apple ao longo do ano”, disse Gupta.
Todos os cinco principais fornecedores globais de smartphones registraram forte crescimento ano após ano em 2020, indicando que o mercado de telefonia está se consolidando em torno dos cinco principais fornecedores. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi (quase 49 milhões de unidades), Oppo (38 milhões) e Vivo (38 milhões) testemunharam a crescente demanda por smartphones 5G e capitalizaram as oportunidades devido ao enfraquecimento das vendas da Huawei e LG globalmente neste trimestre.
Serviço
www.gartner.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo