book_icon

Ferramenta usa IA e ML para análise e revisão de contratos

O HighQ Contract Analysis ajuda os advogados a aumentarem a eficiência, reduzir riscos e acelerar o processo

Ferramenta usa IA e ML para análise e revisão de contratos

A Thomson Reuters lançou nesta terça-feira (1º/6) o HighQ Contract Analysis, uma ferramenta de revisão e análise de contratos que usa Inteligência Artificial (IA) Machine Learning (ML) para responder às perguntas específicas que os profissionais jurídicos desejam resolver, tudo de forma fácil, como ler um relatório. A revisão do contrato é uma parte crítica, embora demorada e tediosa, da transação ou do gerenciamento do contrato. A HighQ Contract Analysis usa ML e modelos pré-treinados para ajudar os advogados a aumentarem a eficiência, reduzir riscos e acelerar o processo de revisão de contratos para devida diligência de transações, revisão de conformidade e investigação de contratos. Integrando-se perfeitamente com o HighQ, o ativo fundamental da empresa no mercado de colaboração e automação de fluxo de trabalho, ele estende o fluxo de trabalho de transações dos clientes com percepções mais ricas e maior automação.

Ainda este ano, o HighQ Contract Analysis lançará seu AI Model Trainer, que fornecerá um processo ponta a ponta e fácil de usar para gerenciar, treinar novamente e avaliar os modelos de dados de ML

“Os aplicativos movidos a IA exigem três ingredientes principais – dados, experiência no assunto e tecnologia. O HighQ Contract Analysis se baseia na liderança de décadas da Thomson Reuters em produtos baseados em IA para profissionais jurídicos”, disse Andy Martens, chefe de Produtos de Pesquisa da empresa. “O sistema começa com o conhecimento profundo dos editores de Direito Prático, que usam sua experiência para desenvolver modelos proprietários de revisão de contratos específicos para domínios jurídicos e, em seguida, aproveita o trabalho dos especialistas em IA da Thomson Reuters Labs para treinar e validar seus modelos de ML. O resultado é uma revisão orientada altamente personalizada, que economiza tempo e custos de nossos clientes e melhora a precisão e as percepções do processo de revisão de contrato”, comentou.

Como funciona
O HighQ Contract Analysis é construído em torno de domínios jurídicos, começando com locações imobiliárias e contratos de vendas e serviços, e logo se estendendo a outras áreas, incluindo contratos de propriedade intelectual e contratos de trabalho. Para cada domínio, os editores de advogados da Practical Law desenvolvem uma lista de perguntas-chave que os revisores podem querer fazer em um exercício de revisão de contrato. Por exemplo, a ferramenta pode encontrar respostas para perguntas como: “Quais são as obrigações de manutenção do proprietário?” ou “Existe um direito mútuo para rompimento do contrato?”

Para iniciar a revisão, o HighQ AI Hub ingere o documento, classifica o contrato e identifica fatos essenciais como partes, valor do negócio, idioma e jurisdição. Os novos modelos de domínio pré-treinados do HighQ Contract Analysis extraem e recuperam automaticamente os termos e definições definidos dentro do contrato, dividem o documento em fragmentos de texto, avalia cada fragmento em relação às perguntas de revisão e retorna o texto que atende aos critérios relevantes para responder a cada pergunta. Sua interface de revisão guiada intuitiva permite que os usuários avaliem essas respostas, comentem, anotem e atribuam riscos no documento. Os usuários podem analisar contratos em massa, bem como revisar um único documento. O HighQ Contract Analysis também permite que os usuários comparem os contratos com um padrão identificado da empresa ou documentos padrão da Lei Prática,

“Um caso de uso típico seria para um comprador avaliando a compra de um bloco de escritórios, com base em parte na revisão de todos os contratos associados às propriedades sendo adquiridas”, disse Rawia Ashraf, vice-presidente de Prática Jurídica e Produtividade da Thomson Reuters . “O comprador precisa identificar os principais riscos, como quanta receita é gerada por essas propriedades, quais propriedades podem estar vagas e quem é responsável por coisas como seguro e reparo. Esse é um trabalho rápido e fácil para o sistema”, afirmou.

Ainda este ano, o HighQ Contract Analysis lançará seu AI Model Trainer, que fornecerá um processo ponta a ponta e fácil de usar para gerenciar, treinar novamente e avaliar os modelos de dados de ML para refinar sua análise de um contratos do próprio usuário. A longo prazo, os usuários serão capazes de definir seus próprios modelos, gerenciando as questões e os fatos de acordo com suas expectativas e as de seus clientes.

Serviço
www.thomsonreuters.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.