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O papel das empresas como agentes de simplificação de tecnologia para todos os públicos

Segundo uma pesquisa da OMDIA e Nokia, os impactos que a internet 5G terão no Brasil poderão render até R﹩ 5,5 trilhões nas áreas de indústria, tecnologia e qualidade de vida. Isso mostra o enorme potencial que o País possui de crescimento na área. Tudo isso vai depender de um grande investimento de empresas de telefonia para oferecer os serviços de forma justa e acessível, proporcionando que os impactos dessa mudança possam ser realmente sentidos pela população e pelas empresas.

O 5G é mais do que só oferecer uma conexão mais rápida aos brasileiros, será também uma evolução na forma de apresentação por vídeos, sites e videochamadas. Todas essas formas de conteúdos e de se comunicar serão muito mais ágeis do que hoje. Mas para que esta e demais tecnologias cheguem a todos os brasileiros de forma simples e intuitiva, é papel das empresas que estão inseridas nesta área simplificar o uso dessas ferramentas.

A primeira ação que devemos tomar, como líderes de empresas, é conhecer bem o nosso público, para entender os diferentes perfis e como os serviços podem contribuir com a vida ou o negócio correspondente a cada um. É preciso entender a forma de como se comunicam e o grau de conhecimento que possuem sobre tecnologia. Assim conseguiremos atuar de forma mais estratégica e assertiva, simplificando o uso das ferramentas e conseguindo atender as necessidades de toda a população.

Além disso, as organizações possuem um papel de agente transformador na sociedade. E quando falo isso me refiro a ações para além de projetos de responsabilidade social, que são fundamentais, mas também ampliando esse pensamento e entendendo a importância de compartilhar o conhecimento do capital humano de uma organização, ou seja, das pessoas que formam a empresa.

Nesse sentido, uma das formas de auxiliar no processo de simplificar a tecnologia para todos os públicos é através do oferecimento de cursos e capacitações, por exemplo, que instruam e informem as pessoas com um material acessível e prático. Outra opção é o compartilhamento de conteúdo, seja no formato de vídeo, texto ou áudio, oferecendo informações necessárias para que o uso da tecnologia se torne mais democrático e seja simplificado para quem precisa.

Também é fundamental focar na experiência dos usuários, para que utilizem todas as soluções oferecidas. Ter uma equipe voltada para otimizar a experiência do usuário no site da empresa ou algum aplicativo, por exemplo, é essencial para a aplicação ser inclusiva, fácil de usar e intuitiva.

Todos os argumentos expostos também são válidos quando estamos falando de novas ideias. Quando um grupo pretende criar ou direcionar novas tecnologias para todos os públicos precisa ser uma organização diversa. Isso porque está comprovado que times diversos são mais inovadores e, como vivemos em uma sociedade repleta dos mais diferentes públicos, para que a tecnologia seja realmente para todos, esse é o caminho para alcançar tal objetivo.

Caberá a nós, empresas, seguirmos com o trabalho de simplificar o uso dessas ferramentas, seja oferecendo serviços coerentes com a evolução das novas tecnologias, como também auxiliando o empreendedor e a comunidade a utilizá-las para facilitar suas rotinas e alcançar seus objetivos.

Por Juliano Primavesi, CEO da KingHost.

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