book_icon

Por uma internet e uma IoT mais seguras

A internet transformou o mundo, porém temos à frente dois desafios a superar, sendo a segurança o principal deles.

Estamos próximos de celebrar o Dia Mundial da Internet, em 17 de maio. É fato que esta valiosa ferramenta veio transformar o nosso dia a dia, a tal ponto que hoje não podemos imaginar muitas das nossas atividades sem ela: mais do que nos apoiar no trabalho, na escola e nas relações pessoais, também podemos comprar no conforto da nossa casa, cuidar da nossa saúde, pedir um táxi ou comida, desfrutar de uma casa inteligente, selecionar os lugares para visitar nas férias, checar as condições do trânsito, explorar lugares mesmo sem estar lá. Enfim, uma longa lista.

Mas ainda não é hora de comemorar apenas. Em relação à internet, é preciso dizer que existem alguns desafios que historicamente têm impedido a humanidade de usufruir plenamente desta tecnologia.

O primeiro deles é a conectividade. Felizmente, é um problema em vias de ser resolvido, graças ao 5G. Quando se tornar uma realidade em grande escala, a quinta geração da tecnologia de comunicação sem fio mudará tudo, oferecendo velocidade, confiabilidade e recursos sem precedentes. Mas o segundo grande desafio ainda é uma questão de maior preocupação: a segurança em torno do uso da internet.

Embora por um lado o 5G esteja prestes a abrir as portas para uma das maiores promessas da internet, a Internet das Coisas (IoT), por meio da qual podemos nos conectar não apenas com as pessoas, mas também com todos os tipos de sistemas e objetos (desde roupas e acessórios, até eletrodomésticos e carros), não tendo proteção de dados garantida, daremos um salto para trás.

Posso citar o caso de um cigarro eletrônico de um cliente que, embora inicialmente se conectasse de forma bastante inocente, durante a noite continha um código malicioso que se conectava a uma porta USB e enviava informações corporativas confidenciais para outro País. Por exemplos como este, acredito que é necessário que as organizações comecem a focar na segurança das coisas, mas continuando a prestar atenção nas pessoas.

As empresas e os indivíduos estão claramente preocupados, não apenas com a segurança da internet, mas com os níveis de fragilidade que eles visualizam na IoT. De acordo com uma pesquisa recente da Aruba envolvendo 2.400 tomadores de decisão de TI em todo o mundo, 57% indicaram que a conexão IoT na borda está associada a uma vulnerabilidade aumentada. Da mesma forma, em um relatório da Thales, a segurança se destaca como uma questão de grande importância para 95% dos 2.500 consumidores de diferentes países do mundo. 64% disseram estar dispostos a pagar mais para ter certeza de segurança, e metade do total também expressou seu medo de que terceiros não autorizados pudessem controlar seus dispositivos IoT.

Cientes de que a segurança é e continuará sendo uma questão de vital importância, sabemos que, para comemorar o Dia Mundial da Internet em 17 de maio e os que virão, bem como as próximas tendências, as redes precisarão ser inteligentes o suficiente para classificar, compreender e monitorar o comportamento adequado dos diferentes dispositivos conectados.

A visibilidade deve ser um elemento fundamental, mas devemos ir mais longe; por isso, há cerca de três anos adquirimos a Niara, que aplica o Aprendizado de Máquina à análise comportamental para detectar coisas e dispositivos comprometedores, bem como qualquer entidade maliciosa ou negligente, sejam usuários, funcionários, etc. E continuamos a abordar o problema em nossas soluções.

Ter uma Internet e uma IoT mais seguras também exige um trabalho mais árduo em políticas, educação e conscientização. A tecnologia deve continuar a evoluir para lidar com vulnerabilidades cada vez mais sofisticadas, para que empresas e indivíduos possam continuar a se beneficiar deste recurso incrível. A boa notícia é que estamos no caminho certo.

Por Everth Hernández, diretor geral da Aruba no México, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.