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Pesquisa revela o potencial da Realidade Aumentada

A tecnologia vem deixando de ser mera brincadeira para enriquecer a experiência do cliente no momento da compra

Pesquisa revela o potencial da Realidade Aumentada

A Deloitte Digital e a Snap conduziram o estudo Consumer Augmented Reality, que procurou investigar o potencial da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). As descobertas confirmam o papel da RA como a próxima fronteira do engajamento móvel e digital, com potencial de ajudar as marcas a elevarem a experiência do cliente. O relatório, que avaliou as respostas de 15 mil consumidores domésticos e internacionais nos Estados Unidos, dos quais cerca de metade usuários do Snapchat, mostrou que a RA tem o poder de impactar os resultados financeiros de uma empresa, não apenas impulsionando as conexões com os clientes, mas gerando conversões de forma significativa.

Restrições pandêmicas reforçaram a RA como uma forma de fazer a ponte entre o físico e o digital, e agora os gastos mundiais em RA/RV devem acelerar de pouco mais de
US$ 12 bilhões este ano para US$ 72,8 bilhões em 2024  

Segundo o relatório, essa tecnologia já não é mais vista apenas como um brinquedo, usada para experimentar penteados ou enviar vídeos divertidos entre amigos, mas agora é usada como uma ferramenta de engajamento para marcas, em que os consumidores podem, por exemplo, experimentar virtualmente a beleza de produtos ou imaginar uma peça de mobiliário em sua casa. Esse crescimento no uso representa como o comércio virtual está se tornando mais acessível, mudando em última análise a experiência de compra para os consumidores.

“Conforme a RA evolui, ela revolucionará nossas vidas e se tornará uma mudança tecnológica tão significativa quanto a Web ou o celular foram para a sociedade, mudando a forma como vemos e interagimos com o mundo ao nosso redor”, disse Allan Cook, diretor administrativo da Deloitte Consulting LLP, unidade de negócios de realidade digital da Deloitte Digital. “O relatório mostra que a RA está realmente apenas nos estágios iniciais de integração em nossas atividades diárias e está pronta para fazer a jornada de nossas câmeras hoje para os óculos inteligentes amanhã”, comentou.

Essa expansão do uso de RA está tendo um grande impacto sobre as marcas e como as decisões de compra são tomadas, especialmente porque os consumidores buscam uma experiência mais personalizada e engajada. O relatório observou que as empresas com experiências de RA de marca têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores, e quase 3 em cada 4 consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por um produto que promete a transparência que a RA pode oferecer. Também está mudando a forma como os consumidores se envolvem com os produtos que desejam comprar, com 56% concordando que a RA lhes dá mais confiança sobre a qualidade do produto e mais da metade indicando que desejam usar a tecnologia para avaliar os produtos, permitindo uma experiência “sem riscos” antes da compra.

Do brinquedo à ferramenta

Atualmente, 67% dos consumidores usam RA principalmente em casa para funções que incluem: comunicação (74%), jogos (55%), mídia e entretenimento (52%) e compras (41%). A RA é a mais usada pelos consumidores para trazer alegria às suas vidas, com 65% observando que usam a RA para se divertir. À medida que o uso cresce, no próximo ano os consumidores planejam usar mais a tecnologia em quatro áreas principais de crescimento: mídia (50%), compras (46%), jogos (41%) e comunicações (35%).

Restrições pandêmicas reforçaram a RA como uma forma de fazer a ponte entre o físico e o digital, e agora os gastos mundiais em RA/RV devem acelerar de pouco mais de US$ 12 bilhões este ano para US$ 72,8 bilhões em 2024. O relatório descobriu que mais da metade dos consumidores indicam que a Covid -19 tornou as experiências digitais de RA (56%) e as inovações tecnológicas (59%) mais importantes.

Serviço
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