book_icon

Gartner afirma que a escassez global de chips deverá continuar até o segundo trimestre de 2022

Gartner afirma que a escassez global de chips deverá continuar até o segundo trimestre de 2022

O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que a escassez de semicondutores no mercado mundial persistirá até o final deste ano. A expectativa é que o abastecimento global volte aos níveis normais apenas no segundo trimestre de 2022.

“A escassez de semicondutores afetará severamente a cadeia de suprimentos e limitará a produção de muitos tipos de equipamentos eletrônicos em 2021. As fundições estão aumentando os preços dos wafers (placas de semicondutores feitas de silício e usadas como base para a criação de processadores) e, por sua vez, as empresas de chips estão aumentando os preços dos dispositivos”, diz Kanishka Chauhan, Analista de Pesquisa do Gartner.

Embora nenhum parâmetro relevante por si só projete como a situação de escassez irá evoluir, uma combinação de parâmetros relevantes pode ajudar a orientar as organizações na direção certa 

A falta de chips começou principalmente na área de dispositivos, principalmente para processos de gerenciamento de energia, dispositivos de exibição e microcontroladores, fabricados em placas de fundição de 8 polegadas, que têm um fornecimento limitado. A escassez agora se estende a outros equipamentos e há restrições de capacidade de produção, bem como escassez de substratos, para ligação de fios, passivos, materiais e testes, todos os quais são partes da cadeia de suprimentos além das fábricas de chips. Essas são indústrias altamente comoditizadas, com flexibilidade e capacidade mínima para investir agressivamente em um curto espaço de tempo.

Na maioria das categorias, espera-se que a escassez de dispositivos seja eliminada até o segundo trimestre de 2022, enquanto as restrições de substratos podem se estender até o quarto trimestre de 2022.

Os analistas do Gartner recomendam que os fabricantes dependentes de semicondutores tomem quatro ações principais para mitigar o risco e a perda de receita durante a escassez global de chips:

Estender a visibilidade da cadeia de abastecimento
A escassez de chips torna essencial para os líderes da cadeia de abastecimento estender a visibilidade do processo de abastecimento, indo além do fornecedor de placas até o nível de entrega de silício, o que será crítico na projeção de restrições e gargalos de abastecimento e, eventualmente, projetando quando a situação de crise vai melhorar.

Garantir o fornecimento com modelo complementar e/ou de pré-investimentos
Os fabricantes que demandam componentes menores e críticos devem buscar parcerias com entidades semelhantes e abordar fundições de chips e/ou participantes da cadeia de fabricação dos chips. Além disso, se a escala permitir, o pré-investimento em uma parte comoditizada da cadeia de suprimentos de chips e / ou fundições pode garantir à empresa um fornecimento de longo prazo.

Acompanhe os principais indicadores
Embora nenhum parâmetro relevante por si só projete como a situação de escassez irá evoluir, uma combinação de parâmetros relevantes pode ajudar a orientar as organizações na direção certa.

“Como a atual escassez de cavacos é uma situação dinâmica, é essencial entender como ela muda continuamente. Acompanhar indicadores importantes, como investimentos de capital, índice de estoque e projeções de crescimento de receita da indústria de semicondutores como um indicador inicial de situações de estoque, pode ajudar as organizações a se manterem atualizadas sobre o assunto e ver como a indústria em geral está crescendo”, avalia Gaurav Gupta, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

 Diversificar a base de fornecedores
Qualificar uma fonte diferente de chips e / ou parceiro OSAT exigirá trabalho e investimento adicionais, mas ajudará muito na redução do risco. Além disso, a criação de relacionamentos estratégicos e estreitos com distribuidores, revendedores e comerciantes pode ajudar a encontrar o pequeno volume para componentes urgentes.

Serviço
www.gartner.com

escassez global de chips

Gartner

Gaurav Gupta

Kanishka Chauhan

semicondutores

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento