book_icon

Fique de olho nos seus dados! Entenda quais caminhos seguir para proteger sua empresa

Com a crescente nos casos de vazamento de dados sensíveis, especialista da FindUP mostra como utilizar a tecnologia a favor para mitigar riscos e danos

Fique de olho nos seus dados! Entenda quais caminhos seguir para proteger sua empresa

Se por um lado a tecnologia tem servido como uma grande aliada para facilitar a burocracia e trazer agilidade ao trabalho, na outra ponta do espectro existem pessoas má intencionadas e altamente capacitadas tecnicamente que podem trazer grandes danos para a população e à reputação de uma companhia. Não à toa, não tem sido incomum nos últimos tempos deparar-se com notícias sobre vazamentos de dados, como ocorreu no início deste ano com o megavazamento de 40 milhões de dados de empresas ou, mais recentemente, na exposição de informações de cerca de 5 milhões de usuários em uma plataforma de ensino à distância. De acordo com Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP , startup de TI no ramo de Field Service, a Transformação Digital não é a inimiga da segurança, mas sim a solução se bem aplicada.

“É importante entender que a Transformação Digital está caminhando a largos passos no Brasil e no mundo, e sempre estão surgindo novos mecanismos, atualizações e brechas para riscos, independente se a sua empresa é mais tradicional ou se já foi concebida em ambiente digitalizado. Por isso, estar atento e investir recursos como a análise preditiva por meio de dados, por exemplo, tem sido o grande diferencial para que empreendedores entendam os pontos fracos e riscos em potencial, a fim de evitar ataques e vazamentos na sua companhia”, ressalta Freire.

A análise preditiva nada mais é que o estudo de informações, comportamentos e padrões para detectar os pontos fortes e fracos de uma determinada empresa ou serviço  

Como forma de auxiliar as empresas a proteger suas informações e a de seus parceiros e clientes, o CEO da FindUP elencou algumas dicas simples, mas que podem ser primordiais, para garantir a segurança do seu modelo de negócios. Confira!

De olho na senha
 Em um primeiro momento, a dica pode até parecer bobagem e óbvia, mas é sempre importante frisar para aqueles que são mais esquecidos. Criar senhas muito fáceis é a porta de entrada para cibercriminosos, que não precisarão se esforçar muito para invadir e-mails e sistemas. Por isso, busque colocar caracteres especiais, incluir números e letras e evitar datas de aniversário ou nomes de amigos e familiares. Outro passo importante é trocar a senha de tempos em tempos, garantindo uma segurança extra.

Mantenha seus sistemas e softwares sempre atualizados
A tecnologia está sempre se adaptando e trazendo novas possibilidades, correções e funcionalidades. Sendo assim, as atualizações frequentes servem exatamente para ter acesso às melhorias disponibilizadas pelos fabricantes, evitando bugs e brechas de segurança anteriores.

Ciência de dados para análises preditivas a seu favor
A análise preditiva nada mais é que o estudo de informações, comportamentos e padrões para detectar os pontos fortes e fracos de uma determinada empresa ou serviço. A partir da coleta e estudo de dados, é possível se antecipar a problemas e mapear as providências que podem ser tomadas para evitar qualquer tipo de ataque ou vazamento de informações.

Treine o firewall humano
Ainda que os técnicos de informação sejam encarregados por toda parte tecnológica da companhia, uma empresa funciona como um todo e precisa da colaboração de todos. Por isso, é de suma importância realizar treinamentos de segurança periódicos com as equipes, criar termos de confidencialidade, a fim de manter todos na mesma página e garantir a proteção.

Criada em 2015, a FindUP é uma startup de tecnologia no setor de Field Service, baseada em economia compartilhada que possibilita o gerenciamento e a solicitação de serviços de T.I. A empresa conta com tecnologias como Geolocalização, Machine Learning e Big Data, para oferecer a melhor experiência no atendimento e facilitar o gerenciamento da área dentro das companhias. Por meio da sua plataforma, a FindUP oferece um atendimento especializado em tempo recorde de até 3h, com uma rede de profissionais de mais de 12 mil profissionais cadastrados e presentes em mais de 790 cidades distribuídas por todo o País.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.