Durante o evento digital Dell Technologies World 2021 (5 e 6/5), a fabricante revelou uma guinada em seu modelo de negócios, que agora passa a oferecer toda solução de infraestrutura como serviço. O Apex, como é chamado, foi criado com o objetivo de simplificar como as empresas consomem tecnologia e pagar apenas pelo uso. O portfólio completo oferece soluções de armazenamento, infraestrutura, serviços de Nuvem, gerenciamento de recursos, entre outras. Ontem (6/5), executivos da Dell detalharam a estratégia dessa oferta na América Latina e como os parceiros de canais se inserem na nova estratégia.
Por enquanto, apenas a oferta de infraestrutura como serviço Apex Custom Solutions está disponível na região (Brasil, México, Colômbia e Chile). São duas categorias: Apex Flex on Demand e Apex Data Center Utility. Os clientes podem escolher a tecnologia para obter resultados diferenciados para qualquer carga de trabalho no mais amplo portfólio de infraestrutura. Essas soluções personalizadas otimizam o ciclo de vida de TI com serviços de valor agregado e economia semelhante à da Nuvem.
O Apex Flex on Demand é um modelo de consumo flexível de pagamento por uso para configurações personalizadas, em que a capacidade elástica é fornecida e medida no nível do produto. O Flex on Demand permite adquirir infraestrutura e serviços enquanto paga pelo o que usa, sem grandes despesas iniciais. Ele fornece servidores, armazenamento, proteção de dados e infraestrutura hiperconvergente como serviço da Dell Technologies.
Já o Apex Data Center Utility é altamente personalizável e permite mover parte ou todas as operações do Data Center para um modelo de pagamento conforme o uso. Com um pagamento mensal baseado no uso real, o serviço oferece suporte e gerenciamento total do Data Center e suas operações. Não há requisitos mínimos de capacidade para o Data Center Utility e os relatórios são individualizados com base nas necessidades específicas.
“Todos em nossa região necessitam mais do que nunca de tecnologia e o futuro da economia depende da capacidade das companhias e governos de investirem em uma estratégia de transformação digital a passos largos”, comentou Luís Gonçalves, líder da Dell Technologies para a América Latina. “Nesses tempos de profundas transformações e evoluções, há muitas oportunidades para a área de tecnologia. Sabemos que êxito a passos largos significa aprimorar a experiência do cliente. Isso nos leva ao Apex, um conjunto de soluções como serviço para simplificar a forma como as empresas consomem tecnologia. Com o Apex, estamos ampliando a nossa oferta de TI como serviço”, observou, explicando que a Dell já oferecia TI sob demanda, mas apenas para grandes clientes globais. Agora, a oferta é para todos.
Oportunidades para o canal
Os parceiros da Dell Technologies não terão um impacto muito grande neste momento. As vendas tradicionais de hardwares e soluções continuam existindo. Eles passam a ter em seus portfólios a possibilidade de vender infraestrutura como serviço e ter mais uma fonte de renda. “O canal faz parte do nosso ecossistema no mundo todo e também na América Latina, respondendo por uma participação muito importante em nossas vendas. A solução Apex prevê, em sua estrutura, trabalhar com os parceiros de canal. Em um primeiro momento, eles poderão vender infraestrutura como serviço, mas a oportunidade mais importante virá quando trouxermos o Console Apex, um marketplace em que os parceiros poderão ofertar suas soluções juntamente com a nossa infraestrutura”, explicou Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de Data Center para a América Latina. “Poderemos trabalhar juntos e ofertar soluções integrada. Vejo o canal não apenas como um caminho de venda, mas também um parceiro para estruturarmos soluções para que o cliente consuma a infraestrutura junto com serviços específicos de nossos canais. É uma evolução muito grande em nosso programa de canal”, enfatizou o executivo.
O Console Apex, que ainda não tem data marcada para aportar no Brasil, oferece uma experiência interativa de autoatendimento, em que os clientes gerenciam todo o seu ciclo de vida. Eles usam o console para identificar e assinar os serviços que atendem às suas necessidades e a Dell combina a tecnologia e os serviços para fornecer os resultados desejados. O Console Apex fornece monitoramento e gerenciamento de serviços, insights acionáveis e análises preditivas. Os clientes podem acessar relatórios de uso e gastos e refinar seus serviços e pagar pelo que precisam e quando precisam.
Outras ofertas
A Dell promete que outros serviços do Apex virão mais para frente. Os serviços de armazenamento de dados Apex oferecem armazenamento corporativo, quando e onde as organizações precisam, com preços transparentes e sem taxas extras. Com a tecnologia implantada no local, nas instalações do cliente ou em instalações de colocation, as organizações podem selecionar três níveis de desempenho de armazenamento de block e file para atender aos seus requisitos. As assinaturas podem ser de um ou três anos e a capacidade começa com 50 terabytes e pode aumentar a partir daí. Como subconjuntos do Apex Cloud Services, o Apex Hybrid Cloud e o Apex Private Cloud oferecem armazenamento de computação integrado e recursos de rede com suporte para aplicativos tradicionais e nativos da Nuvem. Os clientes podem escolher facilmente recursos de Nuvem híbrida ou privada projetados para atender às necessidades de cargas de trabalho críticas, como IA e infraestrutura de desktop virtual.
O Apex Cloud Services simplifica e agiliza as operações por meio do gerenciamento automatizado do ciclo de vida. Depois que os recursos de Nuvem são selecionados, os clientes podem acessar a implementação de Nuvem híbrida mais rápida do setor, que é até 86% mais rápida do que a Nuvem híbrida “faça você mesmo”. Com uma infraestrutura segura e consistente em Nuvem privada, pública e Edge, os clientes podem colocar cargas de trabalho no ambiente mais adequado às suas necessidades. As organizações podem reduzir os custos operacionais e gerenciar os gastos gerais de TI na Nuvem por meio de preços de assinatura transparentes e previsíveis.
Serviço
www.delltechnologies.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo