book_icon

As oportunidades para o canal com o novo Apex, da Dell Technologies

Os parceiros da fabricante agora podem vender infraestrutura como serviço, mas as vendas tradicionais continuam

As oportunidades para o canal com o novo Apex, da Dell Technologies

Durante o evento digital Dell Technologies World 2021 (5 e 6/5), a fabricante revelou uma guinada em seu modelo de negócios, que agora passa a oferecer toda solução de infraestrutura como serviço. O Apex, como é chamado, foi criado com o objetivo de simplificar como as empresas consomem tecnologia e pagar apenas pelo uso. O portfólio completo oferece soluções de armazenamento, infraestrutura, serviços de Nuvem, gerenciamento de recursos, entre outras. Ontem (6/5), executivos da Dell detalharam a estratégia dessa oferta na América Latina e como os parceiros de canais se inserem na nova estratégia.

Por enquanto, apenas a oferta de infraestrutura como serviço Apex Custom Solutions está disponível na região (Brasil, México, Colômbia e Chile). São duas categorias: Apex Flex on Demand e Apex Data Center Utility. Os clientes podem escolher a tecnologia para obter resultados diferenciados para qualquer carga de trabalho no mais amplo portfólio de infraestrutura. Essas soluções personalizadas otimizam o ciclo de vida de TI com serviços de valor agregado e economia semelhante à da Nuvem.

Em um primeiro momento, eles poderão vender infraestrutura como serviço, mas a oportunidade mais importante virá quando trouxermos o Console Apex, um marketplace em que os parceiros poderão ofertar suas soluções juntamente com a nossa infraestrutura

O Apex Flex on Demand é um modelo de consumo flexível de pagamento por uso para configurações personalizadas, em que a capacidade elástica é fornecida e medida no nível do produto. O Flex on Demand permite adquirir infraestrutura e serviços enquanto paga pelo o que usa, sem grandes despesas iniciais. Ele fornece servidores, armazenamento, proteção de dados e infraestrutura hiperconvergente como serviço da Dell Technologies.

Já o Apex Data Center Utility é altamente personalizável e permite mover parte ou todas as operações do Data Center para um modelo de pagamento conforme o uso. Com um pagamento mensal baseado no uso real, o serviço oferece suporte e gerenciamento total do Data Center e suas operações. Não há requisitos mínimos de capacidade para o Data Center Utility e os relatórios são individualizados com base nas necessidades específicas.

“Todos em nossa região necessitam mais do que nunca de tecnologia e o futuro da economia depende da capacidade das companhias e governos de investirem em uma estratégia de transformação digital a passos largos”, comentou Luís Gonçalves, líder da Dell Technologies para a América Latina. “Nesses tempos de profundas transformações e evoluções, há muitas oportunidades para a área de tecnologia. Sabemos que êxito a passos largos significa aprimorar a experiência do cliente. Isso nos leva ao Apex, um conjunto de soluções como serviço para simplificar a forma como as empresas consomem tecnologia. Com o Apex, estamos ampliando a nossa oferta de TI como serviço”, observou, explicando que a Dell já oferecia TI sob demanda, mas apenas para grandes clientes globais. Agora, a oferta é para todos.

Oportunidades para o canal

Os parceiros da Dell Technologies não terão um impacto muito grande neste momento. As vendas tradicionais de hardwares e soluções continuam existindo. Eles passam a ter em seus portfólios a possibilidade de vender infraestrutura como serviço e ter mais uma fonte de renda. “O canal faz parte do nosso ecossistema no mundo todo e também na América Latina, respondendo por uma participação muito importante em nossas vendas. A solução Apex prevê, em sua estrutura, trabalhar com os parceiros de canal. Em um primeiro momento, eles poderão vender infraestrutura como serviço, mas a oportunidade mais importante virá quando trouxermos o Console Apex, um marketplace em que os parceiros poderão ofertar suas soluções juntamente com a nossa infraestrutura”, explicou Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de Data Center para a América Latina. “Poderemos trabalhar juntos e ofertar soluções integrada. Vejo o canal não apenas como um caminho de venda, mas também um parceiro para estruturarmos soluções para que o cliente consuma a infraestrutura junto com serviços específicos de nossos canais. É uma evolução muito grande em nosso programa de canal”, enfatizou o executivo.

O Console Apex, que ainda não tem data marcada para aportar no Brasil, oferece uma experiência interativa de autoatendimento, em que os clientes gerenciam todo o seu ciclo de vida. Eles usam o console para identificar e assinar os serviços que atendem às suas necessidades e a Dell combina a tecnologia e os serviços para fornecer os resultados desejados. O Console Apex fornece monitoramento e gerenciamento de serviços, insights acionáveis ​​e análises preditivas. Os clientes podem acessar relatórios de uso e gastos e refinar seus serviços e pagar pelo que precisam e quando precisam.

Outras ofertas

A Dell promete que outros serviços do Apex virão mais para frente. Os serviços de armazenamento de dados Apex oferecem armazenamento corporativo, quando e onde as organizações precisam, com preços transparentes e sem taxas extras. Com a tecnologia implantada no local, nas instalações do cliente ou em instalações de colocation, as organizações podem selecionar três níveis de desempenho de armazenamento de block e file para atender aos seus requisitos. As assinaturas podem ser de um ou três anos e a capacidade começa com 50 terabytes e pode aumentar a partir daí. Como subconjuntos do Apex Cloud Services, o Apex Hybrid Cloud e o Apex Private Cloud oferecem armazenamento de computação integrado e recursos de rede com suporte para aplicativos tradicionais e nativos da Nuvem. Os clientes podem escolher facilmente recursos de Nuvem híbrida ou privada projetados para atender às necessidades de cargas de trabalho críticas, como IA e infraestrutura de desktop virtual.

O Apex Cloud Services simplifica e agiliza as operações por meio do gerenciamento automatizado do ciclo de vida. Depois que os recursos de Nuvem são selecionados, os clientes podem acessar a implementação de Nuvem híbrida mais rápida do setor, que é até 86% mais rápida do que a Nuvem híbrida “faça você mesmo”. Com uma infraestrutura segura e consistente em Nuvem privada, pública e Edge, os clientes podem colocar cargas de trabalho no ambiente mais adequado às suas necessidades. As organizações podem reduzir os custos operacionais e gerenciar os gastos gerais de TI na Nuvem por meio de preços de assinatura transparentes e previsíveis.

Serviço
www.delltechnologies.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.