book_icon

KPMG: apesar da pandemia, movimento de fusões e aquisições em consumo aumentam

KPMG: apesar da pandemia, movimento de fusões e aquisições em consumo aumentam

Um estudo realizado pela KPMG, que analisou a tendência em fusões e aquisições realizadas pelo setor de consumo e varejo no Brasil durante o ano passado, apontou que nesse período foram realizadas 104 transações, 30% maior em relação ao ano anterior. Além disso, foram movimentados 3 bilhões de dólares, o que representa uma queda de cerca de 40% em relação ao ano anterior. O levantamento mostrou ainda que essas operações sofreram uma desaceleração devido à pandemia da covid-19, de abril a agosto do ano passado, quando atingiram os níveis mais baixos, mas que foram retomadas a partir de setembro pela influência da consolidação da indústria.

Além disso, a pesquisa indicou que o mercado de capitais registrou um aumento em IPOs (sigla em inglês, para oferta pública inicial) com varejistas aproveitando a janela de mercado para fazer uma forte capitalização, reforçando posições de liquidez e se preparando para financiar o seu crescimento. A maioria dessas operações (13) foi realizada pelas empresas somente no segundo trimestre.

“O ano passado registrou várias tendências no setor de varejo como a aceleração da migração da compra tradicional para o formato online que registrou aumento considerável, com os varejistas observando um crescimento equivalente aos últimos cinco anos em apenas três meses. Hoje, os empresários que estão liderando o setor estão bem posicionados com diversificação de canais e produtos, seguindo com pesados investimentos em transformação digital e com uma estrutura de capital bastante robusta que permite fôlego para aguentar bem a cauda longa da pandemia com uma posição de liquidez forte”, analisa o sócio-líder de consultoria em negócios para o setor de consumo e varejo da KPMG no Brasil, Alan Riddell.

Perspectiva para este ano:
O estudo trouxe ainda tendências de fusões e aquisições para este ano. O levantamento indicou que os fundos de private equity continuarão realizando desinvestimentos por meio dos mercados de capitais, trazendo exemplos como as operações realizadas pela Warburg Pincus, que liquidou dois ativos, e Participações e a Advent que vendeu a lojas Quero-Quero.

“Pela rápida resposta e recuperação do mercado após o anúncio recente da vacina da Covid-19, é esperado um volume estável de transações no setor este ano após a desaceleração liderada pela pandemia. Diante desse novo cenário, os varejistas devem buscar implementar um modelo de negócio mais leve em termos de ativos e mais focado em eficácia e digitalização para melhorar a liquidez e ampliar o comércio digital e a logística”, finaliza.

O estudo “Perspectivas de fusões e aquisições para o setor de consumo e varejo em 2021: Retomada além do precipício (do original em inglês, Consumer & Retail M&A Outlook 2021: Revival beyond the precipice) analisou 14 regiões geográficas pelo mundo, entre elas, o Brasil. Foram examinados dados de mercado, tendências em termos de transações, bem como temas abrangentes que impactam o setor de consumo e varejo.

O link para a pesquisa é o seguinte: http://home.kpmg/br/pt/home/insights/2021/03/c-and-r-m-and-a-outlook-2021-brasil.html

 

Alan Riddell

KPMG

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento Desafios do ICMS
Palestra
Brand do Evento
Icon Calendar

17/05/2021

Icon Calendar

Fortaleza / CE

Desafios do ICMS

André Mendes Moreira, sócio do SCMD, participa de live realizada pelo pelo IBET em parceria com a SEFAZ do Ceará.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento