book_icon

Sete passos para Nuvem

O uso da computação em Nuvem veio para ficar. É uma tecnologia que se tornou estratégica para a competitividade das empresas, que também adotam o modelo em busca de redução de custos. Isso é possível porque, quando está na Nuvem, a companhia não precisa ter preocupações com equipamentos que podem ficar obsoletos em pouco tempo. Tampouco com a necessidade de investir em grandes servidores e tudo o que isso acarreta, em termos de dispositivos, softwares e gastos na aquisição.

A Nuvem pode ser entendida como um serviço oferecido geralmente por empresas gigantescas para hospedar aplicativos, bancos de dados e arquivos (documentos, fotos, planilhas, etc.) em servidores instalados a quilômetros de distância. Esse modelo permite acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem necessidade de instalar programas no seu computador ou no sistema da empresa. Ou seja, por meio dela, é possível acessar seus programas, documentos e informações de forma online.

A companhia que fornece o serviço de hospedagem oferece todos os meios para que isso seja possível: arquivos, redes, softwares, bancos de dados e servidores, além do espaço para o armazenamento.
Embora seja uma tendência, é preciso se inteirar de vários aspectos antes de partir para a Nuvem. Conheça sete deles:
1) Fornecedor: além de um bom preço, deve comprovar qualidade e eficiência na prestação desse serviço. E que seja capaz de atendê-lo sempre que houver necessidade, principalmente em momentos de expansão. Ou seja, é preciso deixar claro qual é a disponibilidade, se o suporte e o monitoramento funcionam 24×7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) e qual deve ser o prazo máximo para atender a um chamado, entre outros itens.

2) Planejamento: deve ser bem estruturado, definindo o que, como, quando e quem fará a migração, considerando por um lado as necessidades e prioridades da organização bem como o conhecimento da equipe de maneira a minimizar riscos de durante o processo de transição.

3) Tipo de Nuvem: pode ser pública, privada ou híbrida.
a) Na pública, a companhia responsável pela infraestrutura de Nuvem também é encarregada da maior parte dos processos, como controle de segurança, atualização de sistemas e ações de manutenção. Não se tem controle sobre todas as configurações, mas há ganhos de flexibilidade e de custos. Esta é a alternativa mais adotada por empresas ao redor do mundo.

b) Na privada, o usuário pode personalizar 100% dos aspectos que considerar necessários para a melhor execução de seus serviços, sendo também o responsável pela gestão de backup e toda manutenção. No entanto, o gasto com essa infraestrutura é maior.

c) Na Nuvem híbrida temos um misto dos tipos anteriores no qual a empresa pode manter em instalações nas quais possui controle total todos aqueles serviços que demandam, sejam por razões regulatórias ou técnicas, um maior grau de autonomia na configuração e gestão dos serviços; e pode disponibilizar na nuvem pública serviços que podem se beneficiar de suas vantagens.

4) Backup e Redundância: o fornecedor precisa ter sistemas e processos de backup eficientes, incluindo planos de contingência para garantir que não haja perdas de dados e que tudo possa continuar funcionando mesmo em casos excepcionais.

5) Compatibilidade: deve confirmar a compatibilidade entre seus sistemas com as ofertas do provedor de Nuvem.

6) Licença: eventualmente, a aplicação utilizada pela empresa pode precisar de um novo licenciamento para utilizá-la na Nuvem. As empresas precisam considerar isso antes de partir para a Nuvem e podem inclusive aproveitar a oportunidade para considerar novas alternativas de software mais modernas e projetadas para aproveitar melhor as vantagens próprias da Nuvem.

7) Equipe: todos os ganhos que a nuvem proporciona podem não ser plenamente aproveitados, caso a equipe não esteja preparada para isso, e em tempos de LGPD, esta falta de conhecimento pode inclusive acarretar problemas de segurança que podem trazer grandes perdas para a empresa. Por isso é importante considerar as necessidades de aprendizado de sua equipe.

Como se vê, ainda que seja uma tecnologia que simplifica a vida de profissionais e corporações, escolher a melhor solução não é algo fácil. É preciso conhecer os melhores fornecedores, os sistemas que oferecem, o tipo de Nuvem e até como será utilizado pela equipe. Enfim, como praticamente tudo no mercado de TI, quanto mais informações, melhor. Por conta disso, valorize soluções e profissionais que estejam antenados com todas as tendências e tenham as melhores certificações disponíveis.

Por Marcos Farias é CEO, sócio-fundador da Arki1

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.