book_icon

Estudantes criam gerenciamento de dados da vacinação contra a Covid

A dificuldade de gerenciar os cadastros de pacientes tem sido um dos muitos gargalos enfrentados pelas unidades de saúde, principalmente no momento grave da pandemia

Estudantes criam gerenciamento de dados da vacinação contra a Covid

A dificuldade de gerenciar os cadastros de pacientes tem sido um dos muitos gargalos enfrentados pelas unidades de saúde, principalmente no momento grave da pandemia. O problema ficou ainda mais aparente com o início da vacinação contra a Covid, e que é imprescindível um controle mais preciso e rígido das informações. Uma ferramenta desenvolvida pela empresa júnior EPR Consultoria, criada por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promete dar maior agilidade e confiabilidade aos dados disponíveis em hospitais e postos de saúde.

A ferramenta permite um gerenciamento eficaz de todos os cadastros, possibilitando um acompanhamento personalizado de cada paciente. Isso faz com que haja um controle maior das informações disponíveis, ajudando, inclusive, no aumento do número de pessoas vacinadas – explica o presidente-executivo da EPR Consultoria, Arthur Moretto.

A ferramenta foi desenvolvida no software do Microsoft Excel, utilizando linguagem VBA. Dessa forma, foram criadas abas para o menu interativo: uma para o banco de dados e outra com informações do área de atuação da unidade de saúde. Assim, os profissionais têm uma melhor visualização da tabela, facilitando o acesso aos conteúdos.

Moretto explica que o primeiro processo é de automatização do cadastro dos pacientes, substituindo a forma manual, ainda muito comum nas unidades de saúde.

Além de demorado, o processo manual gera insegurança, não conta com qualquer padrão e ocupa um profissional de saúde em uma tarefa burocrática. Criamos um formulário automatizado que, ao ser preenchido, envia todas as informações diretamente para o banco de dados – resume Moretto.

A ferramenta conta ainda com um código de pesquisa, que facilita a atualização dos dados dos pacientes já cadastrados. As informações são encontradas de forma mais precisa e rápida, com o padrão visual estabelecido por cada unidade de saúde.

A ferramenta permite um gerenciamento eficaz de todos os cadastros e o acompanhamento personalizado de cada paciente. Isso proporciona um controle maior das informações disponíveis, ajudando no aumento significativo de pessoas vacinadas.

A EPR Consultoria é uma das maiores empresas juniores do Rio Grande Sul. Ela faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que conta com a representação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Atualmente, existem 1.300 empresas juniores no país, reunindo quase 30 mil empresários juniores. Em 2020, o faturamento global do segmento chegou a R﹩ 49 milhões.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.