book_icon

Ciência de Dados: Treinamento gratuito e webinar amanhã, 30/4

Qintess lança treinamento gratuito em ciências de dados e aprimora programa para incluir 2 mil jovens no mercado de tecnologia até 2025

Ciência de Dados: Treinamento gratuito e webinar amanhã, 30/4

Em parceria com a Vale do Dendê e a mesttra estão lançando a Academia QADS, com 350 horas de formação. Demais academias da Qintess, que já somaram mais de 800 inscritos e 920 horas/aula, estão sendo unificadas.

A Qintess, umas 10 maiores empresas brasileiras de tecnologia, em parceria com a mesttra, especializada no apoio à empresas para criação de oportunidades de inclusão e aceleração, e a Vale do Dendê, organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade, estão se unindo para acelerar o programa Qintess Novos Mundos, voltado a treinamentos para a formação de talentos em tecnologia com viés de inclusão e diversidade. Além disso, anunciam a Academia QADS, para a formação de profissionais e estudantes em ciências de dados, área que carece de profissionais especializados no País.

Enxergamos a formação como uma jornada contínua, que necessita capacitação, inclusão e empreendedorismo para alimentar um ecossistema que carece de profissionais especializados em diferentes níveis  

As três parceiras irão trabalhar para ultrapassar a meta de incluir 2 mil jovens no setor de tecnologia e ajudar empresas a formarem seus times de colaboradores em áreas voltadas à inovação. De acordo com relatório da Brasscom, só em 2020 foram criados mais de 58 mil postos de trabalho na área. “Existe uma defasagem de profissionais qualificados no país. Estima-se que o setor de tecnologia demandará 420 mil colaboradores até 2024. Se pudermos preencher essa lacuna incluindo jovens que precisam de oportunidade, ganham as empresas e a sociedade”, lembra Joyce Costa, head de ESG da Qintess.

A executiva explica que a Qintess Novos Mundos tem em sua plataforma, quatro pilares diferentes de atuação. A Academia QADS vai formar 50 profissionais e estudantes com alguma experiência em ciências da computação, por ser uma disciplina mais avançada com 350 horas de curso. Já a Academia Service Desk tem o objetivo de promover inclusão de jovens e pessoas da diversidade no mercado formal. O treinamento já soma mais de 100 horas de conteúdo ofertado. Nele, são ensinadas as atividades de Service Desk (suporte de TI), uma das portas de entrada para a tecnologia. Hoje, 95% dos alunos seguem adquirindo novos aprendizados na área.

Outro pilar de atuação da plataforma é a Academia de Talentos, que já ofertou 300 horas de aprendizado técnico on-line, com bolsa-auxílio para o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills. Para se ter uma ideia, 70% destes jovens já estão atuando profissionalmente em projetos. Voltado ao segmento corporativo e com 450 horas de conteúdo, a Qeep Moving se concentra na formação de desenvolvedores de software e foi iniciada com os próprios colaboradores da Qintess, com o objetivo possibilitar a transição na carreira.

“Identificamos uma sinergia muito grande entre as três frentes envolvidas no programa. Enxergamos a formação como uma jornada contínua, que necessita capacitação, inclusão e empreendedorismo para alimentar um ecossistema que carece de profissionais especializados em diferentes níveis”, comenta Gustavo Maierá, cofundador da mesttra.

Rogério Dias, Chief of Staff da Qintess acrescenta que “A junção das academias sob um mesmo programa também pode ajudar clientes e parceiros da Qintess a ampliar a diversidade em seus quadros”, acrescenta. Segundo a Brascomm, mulheres e pessoas negras ainda são minoria no setor, sendo a presença feminina representada por apenas 37% do total de profissionais e as pessoas negras correspondem somente a 30%.

Transformando vidas
Dentro deste perfil, Thaís de Souza Silva comemora seu amadurecimento profissional. “A Academia de Talentos tem me desafiado de uma forma diferente de tudo pelo que já passei. Isso tem me feito crescer, amadurecer e entender”, finaliza a aluna.

Felipe Enoque, participante da Academia Service Desk também compartilha: “Encontrei uma empresa que, além de se preocupar com o crescimento dos seus talentos, também se preocupa com sua saúde mental, trazendo profissionais com experiência prática para tornar tudo mais fácil. O grupo cresceu junto.”

“Eu achava muito desafiador e não cheguei a me aprofundar por talvez achar que eu sendo mulher não conseguiria alcançar um patamar maior. Com o apoio da Qintess, posso dizer que eu vou aprender a desenvolver um software e isso é um divisor de águas. Vou tentar aquilo que antes eu tinha medo. É o que quero para o futuro!” diz Deibi Kelly.

Serviço
www.qintess.com
www.valedodende.org

 

Academia de Talentos

Academia QADS

Ciência de dados

Gustavo Maierá

Joyce Costa

Mesttra

programa Qintess Novos Mundos

Qintess

Rogério Dias

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.