book_icon

Atos e Senai Cimatec criam centro de excelência em Computação Quântica no Brasil

Empresas esperam fomentar a tecnologia, pesquisas e mão de obra capacitada no País. Além disso, durante o evento de inauguração, as companhias apresentarão um potente simulador quântico do Brasil
Atos e Senai Cimatec criam centro de excelência em Computação Quântica no Brasil

A Atos, empresa global em Transformação Digital, em parceria com o Senai Cimatec, instituição referência em educação, pesquisa e inovação, lança o primeiro centro de excelência em computação quântica dedicado ao setor empresarial do Brasil.

Localizado em Salvador, na Bahia, o Latin America Quantum Computer Center (LAQCC) fomenta a divulgação desse tipo de tecnologia no País, impulsiona a capacitação de mão de obra e incentiva pesquisas científicas nas mais diversas áreas, como química e biologia. O LAQCC será capaz de realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada.

Com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas  

“O lançamento do Latin America Quantum Computer Center é resultado de uma sólida relação de confiança entre a Atos e o Senai Cimatec, e o compromisso com o avanço científico do País. Juntos, ajudamos a posicionar o Brasil como uma das nações com poder em supercomputação. Agora, demos um passo importante para impulsionar a computação quântica no mercado brasileiro”, comenta Nelson Campelo, CEO da Atos na América do Sul.

“O Senai Cimatec será a primeira instituição voltada para Quantum Computing Technology (QCT) na Bahia e uma das poucas em âmbito nacional. Com a parceria da Atos, estamos nos lançando como um novo player no desenvolvimento científico e tecnológico do disruptivo ramo da Computação Quântica”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter Andrade.

De acordo com o diretor de Big Data e Security da Atos, Luis Casuscelli, a aplicação da Computação Quântica está sendo cada vez mais requisitada e com soluções nesse sentido, pesquisas dos mais diversos segmentos serão aceleradas e se tornarão mais assertivas. Segundo o executivo, esse avanço é possível por conta da integração entre tecnologia quântica e os supercomputadores, máquinas de alto desempenho (High Performance Computing, HPC, em inglês).

Com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia, juntamente com a Computação Quântica, beneficiará áreas que lidam com grande volume de dados, como medicina, meteorologia, geologia, física e óleo e gás.

De acordo com Casuscelli, no cenário atual, a demanda por maior desempenho tem atingido os limites da TI convencional. Por isso, as leis da mecânica quântica estão abrindo novos horizontes na computação clássica. A computação quântica processa informações em bits quânticos. Ou seja, os qubits não têm superposição de valores, podem ter dois valores ao mesmo tempo. Esse mecanismo, aliado à possibilidade de fisicamente relacionar os qubits, permite processar dados de forma paralela muito mais rápido do que a computação disponível na TI convencional.

“Por isso, nossa expectativa é que, em um período de até cinco anos, essas soluções se tornem mais acessíveis e, com isso, desempenhem um papel maior nas indústrias. É fundamental já estarmos preparados para essa disrupção”, afirma Casuscelli.

Para complementar a inauguração do centro, a Atos e o Senai Cimatec anunciam o lançamento do Quantum Learning Machine (QLM), um simulador potente que permite a criação de algoritmos quânticos de grande capacidade, agnóstico às implementações reais, que será utilizado pelo Cimatec no desenvolvimento de pesquisas. O simulador foi batizado de Cimatec Kuatomu e, com ele, pesquisadores e cientistas terão acesso à tecnologia que, assim como o centro, ficará alocada em Salvador.

Sobre o evento de inauguração
Com a participação de autoridades e especialistas na área, o evento de lançamento do Centro de Computação Quântica será realizado no dia 05 de maio, às 9h, pelo link https://youtu.be/I2Bg9wwJHCM.

Confira a programação:

9h às 9h30: Mesa de Abertura

9h30 às 9h35: Vídeo de Abertura

9h35 às 9h45: Apresentação Técnica do Centro de Computação Quântica

Leone Andrade – Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC

09h45 às 9h55: Apresentação do Quantum Learning Machine

Damien Declat – Group VP, Head of HPC, AI & Quantum Business Operations at Atos Mundial

9h55 às 10h: Inauguração do Simulador Quântico CIMATEC KUATOMU

10h às 10h10: Quantum Computing for The Defense Sector

Dr. Patrick J. Baker – Head of Quantum at U.S. Army Combat Capabilities Development Command

10h10 às 10h20: Computação Quântica na Indústria

Miguel Setas – Presidente do Conselho da EDP Brasil

10h20 às 10h50: Painel Computação Quântica: Desafios e Oportunidades

10h50 às 11h: Abertura de microfones para perguntas e respostas

 

Atos

Bahia

Latin America Quantum Computer Center (LAQCC)

Leone Peter Andrade

Luis Casuscelli

Nelson Campelo

Quantum Computing Technology (QCT)

Salvador

SENAI CIMATEC

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.