book_icon

Comunidade open source reunida no Red Hat Summit 2021

Evento online é palco de lançamentos, tendências e debates que vão nortear a transformação digital em várias frentes

Comunidade open source reunida no Red Hat Summit 2021

Começou ontem e termina hoje (28/4) a primeira parte do Red Hat Summit 2021, maior evento do mundo sobre soluções open source.  A segunda parte do evento ocorre nos dias 15 e 16 de junho. “Há quase duas décadas, o encontro reúne especialistas da Red Hat e do mercado para debater os impactos das tecnologias de código aberto e da cultura open nos negócios e na sociedade. Também é palco para o lançamento e a apresentação de tendências capazes de mudar os rumos da transformação digital em todas as suas frentes, no presente e no futuro”, disse Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil. “O Summit é fundamental para proporcionar esse momento único de troca entre todos os participantes do ecossistema. É onde nossos parceiros podem conhecer as novidades, acompanhar cases de clientes do mundo todo, tirar dúvidas e ter um contato direto com todo o time de especialistas da Red Hat. Gosto de dizer que o Red Hat Summit é a ponta da linha que, ao ser puxada, abre um universo de possibilidades dentro do open source”, comentou o executivo.

Em sua apresentação, Paul Cormier (foto), presidente da Red Hat, enalteceu a importância do canal para o sucesso da empresa no segmento de Nuvem híbrida. “O código aberto decolou muito rapidamente nos últimos anos, tornando-se a tecnologia de desenvolvimento predominante em infraestrutura, e está aqui para ficar. É a base da Nuvem híbrida, que são construídas em Linux e tecnologias de código aberto”, disse o executivo. “O desafio é grande demais para ser resolvido apenas por uma empresa, por isso precisamos dos nossos parceiros, juntos podemos entregar soluções que sejam relevantes para as indústrias e os clientes. Queremos um alinhamento melhor com nossos parceiros em todas as geografias, pois nossos clientes são muitos e atuam em muitas regiões. Por isso é realmente importante nos alinharmos muito mais”, comentou o executivo.

Segundo Cormier, à medida que a arquitetura híbrida se torna predominante, os clientes precisam de ajuda, pois não necessariamente eles têm as habilidades técnicas para lidar com isso internamente, e o serviço gerenciado constitui uma forma de ajudá-los a manter suas plataformas funcionando. “Podemos ajudá-los na gestão do ciclo de vida das nossas plataformas de produtos, pois não basta somente instalar uma vez e deixar lá, elas têm um ciclo de vida, a tecnologia muda todos os dias”, observou, salientando que há grandes oportunidades para os parceiros nos serviços gerenciados. “Nós queremos co-criar com vocês para resolver os desafios dos clientes. Essa parte de co-criação se estende a todos os nossos parceiros. Para vocês do nosso ecossistema achamos que também é muito importante passar do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) para o Openshift. Esse é um movimento natural, já que o OpenShift foi desenvolvido sobre o RHEL. Queremos empoderar o ecossistema para que vocês conquistem essa carga de trabalho para a nossa nova arquitetura e criem uma nova rota no mercado por meio dessa Nuvem híbrida”, comentou.

Cormier também destacou a importância do OpenShift 4 nesta estratégia. “Com ele chegamos a um nível de maturidade, que é a nossa plataforma de Nuvem, a base com que vamos ajudar os clientes com serviços gerenciados. Vamos configurar o OpenShifit 4 para oferecer mais serviços. Pense nisso tudo até a borda, pois o Edge agora faz parte da arquitetura híbrida de Nuvem”, afirmou.

Lançamentos

Entre as novidades, a Red Hat anunciou que expandiu o Red Hat Insights, sua oferta de análise preditiva, em toda a Nuvem híbrida aberta com o lançamento do Red Hat Insights para OpenShift e Ansible Automation Platform, com recursos expandidos para Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Com visibilidade aprimorada de ambientes locais para várias Nuvens públicas incluídas em suas assinaturas, os clientes Red Hat OpenShift, Ansible e RHEL terão agora maior visibilidade e análise em ambientes operacionais de nuvem híbrida.

O Insights é um conjunto de serviços em Nuvem, desenvolvido por um sistema especializado que se baseia em anos de dados coletados em toda a base de clientes da Red Hat em todo o mundo. O Insights simplifica muitas das tarefas que as equipes de TI enfrentam ao manter, otimizar e dimensionar a infraestrutura, permitindo-lhes tomar ações proativas que podem aumentar a segurança e a eficiência operacional e gerenciar custos. Ao oferecer a experiência de classe mundial da Red Hat como serviço, a empresa ajuda os usuários a detectar, analisar e corrigir de forma proativa uma variedade de problemas de configuração e segurança de software em potencial por meio de alertas automáticos com recomendações a serem implementadas antes que possam causar tempo de inatividade e falha de cluster.

Outra novidade apresentada pela Red Hat foi a expansão de seu portfólio de tecnologia de Nuvem híbrida aberta com novos serviços gerenciados. O Red Hat OpenShift API Management, Red Hat OpenShift Streams para Apache Kafka e Red Hat OpenShift Data Science são projetados para fornecer uma experiência de usuário totalmente gerenciada e simplificada à medida que as organizações criam, implantam, gerenciam e escalam aplicativos nativos da Nuvem em ambientes híbridos. Esses serviços são totalmente integrados ao Red Hat OpenShift Dedicated e ajudam a mitigar as complexidades operacionais de ambientes de TI modernos e altamente complexos sem sacrificar a produtividade do desenvolvedor, fornecendo um conjunto comum de recursos em toda a amplitude da Nuvem híbrida aberta e em várias Nuvens.

O Red Hat OpenShift Streams para Apache Kafka foi projetado para tornar mais fácil criar, descobrir e conectar-se a fluxos de dados em tempo real, independentemente de onde eles existam. O Red Hat OpenShift Data Science oferece às organizações uma maneira de desenvolver, treinar e testar modelos de Machine Learning (ML) mais rapidamente e exportar em um formato pronto para contêiner. Já o Gerenciamento de API do Red Hat OpenShift acelera o tempo de obtenção de valor e reduz o custo operacional de entrega de aplicativos baseados em microsserviços com base em API.

Serviço
www.redhat.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.