Mudanças climáticas, uso de materiais, poluição do ar, resíduos sólidos e disponibilidade de recursos foram as principais questões de sustentabilidade identificadas por executivos em suas decisões de investimentos, de acordo com um novo estudo global patrocinado pela SAP SE. No entanto, implementar e dimensionar planos de ação ainda são obstáculos encontrados por muitos deles. A pesquisa “Melhorando o Meio Ambiente em Escala Planetária: Uma Pesquisa de Motivadores e Ações de Negócios” explora as etapas que as empresas estão percorrendo para contribuir com a proteção do ambiente e os desafios que elas enfrentam.
Para discutir os resultados do estudo e apresentar sua capacidade de ajudar seus mais de 400 mil clientes em todo o mundo a implementar medidas de proteção climática, a SAP promove nos dias 28 e 29 de abril o evento online SAP Sustainability Summit. O encontro se concentrará em como as empresas estão reduzindo suas pegadas ambientais e administrando recursos limitados de forma produtiva à medida que lideram e reportam resultados de seus negócios de forma holística.
Dados preliminares do estudo, realizado com mais de 7.400 executivos de 19 países e 16 setores, relevam que:
Grande parcela dos entrevistados (29%) afirma que as regulamentações setoriais são razão subjacente para investir em questões ambientais. No entanto, 27% citaram a maior aprovação da sociedade em relação às suas organizações como um forte motivo subjacente, enquanto 26% indicaram riscos para a reputação de suas empresas.
O compromisso do CEO e do conselho, bem como as regulamentações governamentais, são os principais motivadores. O crescimento da receita e da lucratividade ficou em segundo lugar bem próximo, demonstrando que as ações ambientais são influenciadas por pressões internas e externas.
Incertezas sobre como incorporar a sustentabilidade aos processos de negócios e sistemas de TI foram vistas como a maior barreira para implementar planos de ação, respondendo pela parcela de 35%. Alinhar as ações propostas com a estratégia geral de negócios ficou em segundo lugar (34%), seguido por dificuldade em provar o ROI (33%).
Apenas 21% dos entrevistados disseram estar completamente satisfeitos com a qualidade dos dados para áreas ambientais, sendo que o principal motivo é a falta de confiança de que os dados estão completos e cobrem o escopo necessário.
“Globalmente a SAP está empenhada em mostrar como a geração de dados confiáveis é um dos passos mais importantes para que as empresas estejam em conformidade com seus desafios de sustentabilidade. É a partir de dados que as empresas podem mapear suas operações, encontrar os gaps que precisam ser solucionados e contar com uma cadeia completa de fornecedores alinhados com os compromissos ambientais e sociais das empresas”, explica Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.
A SAP apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e o evento está alinhado com objetivo de número 13 sobre Ação Climática.
Agenda:
SAP Sustainability Summit
Datas: 28 e 29 de abril de 2020 – das 5h às 14h no horário de Brasília
28/04 – Ação Climática – Contribua para uma economia de carbono zero, reduzindo sua pegada ambiental
29/04 – Economia circular – tome medidas em direção a uma economia circular, gerenciando seus recursos limitados de forma produtiva
Inscrições: https://events.sap.com/sap-sustainability-summit/en/home
Serviço
www.sap.com/brazil
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