book_icon

Blockchain deve crescer 50% este ano, prevê estudo da IDC

Os bancos continuarão sendo o principal setor de gastos com a tecnologia, mas governos e Saúde estão crescendo rapidamente
Blockchain deve crescer 50% este ano, prevê estudo da IDC

As organizações devem gastar em torno de US$ 6,6 bilhões em soluções de Blockchain este ano, um aumento de mais de 50% em relação a 2020. De acordo com uma nova atualização da IDC em seu relatório Worldwide Blockchain Spending Guide, os gastos com Blockchain continuarão a ver um forte crescimento ao longo do período de previsão de 2020-2024, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 48% em cinco anos

“Este é um momento importante no mercado de Blockchain, pois as empresas em todos os mercados e setores continuam a aumentar seus investimentos em tecnologia. A pandemia destacou a necessidade de cadeias de suprimentos mais resilientes e transparentes em setores como Saúde, serviços financeiros, entre outros, e empresas em todo o mundo têm investido em Blockchain para fornecer resiliência e transparência”, disse James Wester, diretor de Pesquisa da Worldwide Blockchain Strategies. “O que também é muito importante agora é que estamos vendo o real interesse e investimento por parte de empresas, instituições financeiras e até mesmo governos em áreas que antes viam com desconfiança, como criptomoedas, ativos digitais, moedas digitais do banco central, finanças descentralizadas e stablecoins. Esse investimento terá grandes implicações em muito pouco tempo, desde o varejo até os serviços financeiros e os mercados de capitais”, afirmou.

A IDC define Blockchain como um livro-razão digital distribuído de transações ou registros. O livro-razão, que armazena as informações ou dados, existe em vários participantes em uma rede ponto a ponto; não há um repositório central único que armazene a razão

O principal caso de uso para Blockchain em 2021 e em toda a previsão é em aplicações de Cross-Border Payments & Settlements, que usa tecnologia de razão distribuída para rastrear e gerenciar pagamentos e liquidações. O segundo maior caso de uso de Blockchain é Lot Lineage/Provenance, que é usado para verificar a origem e autenticidade de um produto conforme ele se move ao longo da cadeia de valor. Outros casos de uso importantes incluem Trade Finance & Post Trade/Transaction Settlements, Asset/Goods Management e Identity Management.

Do ponto de vista do setor, mercado bancário lidera os gastos em Blockchain, respondendo por quase 30% do total mundial em 2021. Os bancos continuarão sendo o principal setor de gastos com a tecnologia ao longo da previsão, embora sua participação nos gastos diminua ligeiramente até 2024. O principal casos de uso de no setor bancário são pagamentos e liquidações transfronteiriças e financiamento de comércio e liquidações pós-negociação/transação.

As próximas maiores indústrias de gastos em Blockchain são a manufatura de processos e a manufatura discreta, que juntas respondem por mais de 20% de todos os gastos em todo o mundo. O principal caso de uso em ambos os setores é a linhagem/proveniência do lote. Seguindo as indústrias de manufatura estão os serviços profissionais, varejo e seguros, que contam com a tecnologia para rastrear a movimentação de pagamentos e produtos. Os setores que verão o crescimento mais rápido nos gastos de Blockchain durante o período da previsão são serviços profissionais (56% CAGR), governo estadual/local (53,3% CAGR) e Saúde (52,7% CAGR).

“Embora os efeitos da pandemia tenham feito as organizações desviarem o orçamento ou pausarem projetos para se concentrarem em empreendimentos mais essenciais, esse não foi o caso com o Blockchain”, afirmou Stacey Soohoo , gerente de Pesquisa de Customer Insights & Analysis. “Junto com as contínuas pressões da transformação digital, a Covid-19 deixou mais claro do que nunca que, para ter operações de negócios resilientes, as mudanças no comportamento, na demanda e no fornecimento forçaram as empresas a adotar um modelo digital de negócios para sobreviver a bloqueios, interrupções no fornecimento e crises futuras. No ambiente atual, o uso de Blockchain está surgindo especialmente em bancos, manufatura, serviços profissionais e varejo. Especificamente, o foco tem sido no rastreamento de itens do fabricante à distribuição para o consumidor final e os pagamentos e liquidações relacionados que vêm com os movimentos e gerenciamento de mercadorias. O mercado está agora chegando a um ponto em que pilotos e implantações bem-sucedidos comprovaram a necessidade”, observou.

Crescimento

Do ponto de vista da tecnologia, os serviços de TI e os serviços de negócios (combinados) serão responsáveis por mais de dois terços de todos os gastos com blockchain ao longo da previsão, com os serviços de TI recebendo um pouco mais de investimento durante o período da previsão. O software da plataforma Blockchain será a maior categoria de gastos fora do segmento de serviços e a categoria de tecnologia de crescimento mais rápido em geral, com um CAGR de cinco anos de 52,9%,

Os gastos com soluções de Blockchain nos Estados Unidos serão de quase US$ 2,6 bilhões este ano, tornando-se o maior mercado geográfico, seguido pela Europa Ocidental (US $ 1,6 bilhão) e China (US $ 777 milhões). Todas as nove regiões cobertas no estudo terão um crescimento excepcional durante o período de previsão liderado pela China, com CAGR em cinco anos de 54,6% e Europa Central e Oriental (50,0% CAGR).

O Worldwide Blockchain Spending Guide (V1 2021) quantifica o mercado emergente de Blockchain, fornecendo dados de gastos para dez tecnologias em 19 setores e 17 casos de uso em nove regiões geográficas. A IDC define Blockchain como um livro-razão digital distribuído de transações ou registros. O livro-razão, que armazena as informações ou dados, existe em vários participantes em uma rede ponto a ponto; não há um repositório central único que armazene a razão. A tecnologia de razão distribuída (DLT) permite que novas transações sejam adicionadas a uma cadeia de transações existente usando uma assinatura digital ou criptográfica segura. Gastos associados a várias criptomoedas que utilizam tecnologia de blockchain e livros-razão distribuídos, como Bitcoin, não estão incluídos no relatório.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.