A Coalizão BizOps, que defende uma mudança fundamental na forma como os negócios e TI colaboram no desenvolvimento de software moderno, anunciou nesta segunda-feira (19/4) os resultados de sua primeira pesquisa da indústria BizOps sobre o estado dos negócios digitais. O relatório descobriu que 87% dos entrevistados acreditam que as corporações devem se tornar mais ágeis para lidar com as condições de mercado em rápida mudança, enquanto 94% aconselham as empresas a adotar BizOps para aumentar a competitividade.
A pesquisa descobriu que as questões relacionadas à pandemia continuam no topo da lista de desafios enfrentados pelas empresas em 202. Na verdade, 60% dos líderes empresariais acreditam que 2021 será tão desafiador quanto o ano passado. Trabalhadores remotos (73%), incerteza global e impacto econômico da pandemia (65%) e a vacina contra a Covid-19 (60%) foram relatados como principais preocupações pelas organizações empresariais pesquisadas.
“Depois de mais de um ano, as empresas estão finalmente olhando para a próxima fase em seus esforços de transformação”, disse Laureen Knudsen, diretora de Transformação da Broadcom e membro fundador da BizOps Coalition. “Os resultados da pesquisa destacam os desafios contínuos que as empresas enfrentam, mas também destacam a oportunidade de nutrir um maior alinhamento para gerar os resultados de negócios desejados”, comentou.
Na esteira dos eventos de 2020, 87% dos entrevistados concordam que as empresas precisam ser mais ágeis para lidar com as condições de mercado em rápida mudança; e 83% acreditam que a metodologia Agile é fundamental para seus negócios em 2021.
Visão holística
A pesquisa também aponta para a necessidade de uma cultura integrada em que negócios e TI estejam alinhados aos resultados de negócios, mas há uma dicotomia surpreendente entre as crenças dos entrevistados e a realidade do dia a dia, conforme revelado pelos dados.
Entre outros dados relevantes, 95% dos entrevistados concordam que uma transformação digital bem-sucedida tem a ver com resultados de negócios, não apenas com tecnologia. Ainda assim, 62% admitem que a tecnologia é frequentemente adotada puramente pela tecnologia, e 61% relatam que as seleções de tecnologia nem sempre estão ligadas aos objetivos de negócios.
“O sucesso da transformação digital não pode depender apenas da tecnologia”, disse Pierre Viljoen, CTO e chefe de Tecnologia e Governança Corporativa da HCL Enterprise Studio e membro fundador da Coalizão BizOps. “Para apoiar os objetivos de transformação, o negócio e a cultura de TI devem abraçar uma transformação holística, incluindo pessoas, processos e tecnologia para ser um verdadeiro multiplicador de forças. Quando todos estão comprometidos com os mesmos objetivos, com conhecimento adequado das operações e processos de negócios, tecnologia as decisões podem ser tomadas dentro do contexto apropriado de resultados de negócios e podem apoiar melhor a empresa em atendê-los”, observou.
O fluxo de informações e a capacidade de tomar decisões estratégicas que apoiem os resultados de negócios é outra área a ser aprimorada. A pesquisa revela que a grande maioria dos entrevistados (97%) relatou que os desafios relacionados aos dados estão limitando as informações disponíveis para a empresa.
Não é de surpreender que muitos dados sejam seu maior desafio, seguidos por limitações nas métricas de nível de negócios – quase 70% dos entrevistados lutam para criar métricas de negócios a partir de dados; e quase três quartos deixam de ter dados importantes disponíveis em tempo real, inibindo a tomada de decisão baseada em dados.
“Os dados são a força vital dos negócios modernos”, afirmou Isaac Sacolick, presidente da StarCIO e autor do livro Driving Digital. “É fundamental que as empresas permitam que mais pessoas em toda a organização obtenham insights acionáveis a partir dos dados. Usando a tecnologia de DataOps, ciência de dados do cidadão, governança de dados proativa, Machine Learning e IA, a TI pode levar as empresas a descobrir os dados contextuais valiosos de que precisam para informar as decisões de negócios”, acrescentou.
Segundo informações, o BizOps permite uma melhor tomada de decisões estratégicas, agilidade e clareza de negócios, bem como uma cultura colaborativa mais inclusiva. Tanto que 98% dos entrevistados disseram que os benefícios do BizOps seriam valiosos para sua empresa, enquanto 78% das empresas pesquisadas relataram planos de adotar o conceito.
Com uma abordagem de BizOps, os entrevistados esperam ver outros benefícios comerciais potenciais, como cultura empresarial elevada (88%), melhoria na tomada de decisões estratégicas (62%) e maior agilidade (58%).
Serviço
www.bizops.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo