A aquisição faz parte do plano de crescimento da Claranet no Brasil, que triplicou a receita em menos de 18 meses e agora passa dos R$250 milhões ao ano, com margem Ebitda de cerca de 30%. A Riverwood Capital foi o principal investidor da Mandic desde 2012 e reterá uma participação minoritária na Claranet Technology S/A, cerca de 4% por dois anos.
“Aqui no Brasil estamos trilhando o caminho para liderar o mercado de nuvem híbrida, cibersegurança e plataformas digitais. Nossa ambição é continuar acelerando o crescimento, mantendo nossa agilidade para colocar soluções tecnológicas inovadoras à disposição de nossos clientes.”, explica Edivaldo Rocha, CEO da empresa.
A Claranet é destaque com 5 estrelas do ISG Provider Lens, nas categorias de nuvem pública e privada no Brasil. Ao longo dos últimos nove anos o Grupo soma 30 aquisições, sendo três no Brasil, com a CredibiliT em 2017, a CorpFlex em 2020 e agora a Mandic. “A expansão para o Brasil em 2017 foi uma estratégia deliberada, de entrada num mercado de TI já desenvolvido, mas ao mesmo tempo oferecendo elevado potencial de crescimento. Estamos fazendo no Brasil o mesmo caminho que iniciamos em outros países da Europa, conciliando crescimento orgânico com consolidação do mercado, para atingir a liderança”, explica António Miguel Ferreira, do Conselho consultivo do grupo Claranet.
Com a aquisição, a operação brasileira passa a ter mais de 450 colaboradores e atender mais de 5 mil clientes corporativos. Entre eles, grandes nomes, como: Embraer, Natura, Banco Inter, Lojas Lebes, Bradesco, Samsung, Travelex, Sky, Burger King, Globo, DuPont, iFood, Visa, Banco Fibra, Anbima, BBM, Ipiranga, Unimed, Mills e Alelo.
“Para nós é um grande orgulho unir forças com toda essa nova equipe super engajada e com total alinhamento com os negócios dos nossos clientes. A fusão com a Mandic vai nos permitir acelerar em inovações, bem como investir na expansão do portfólio, olhando para a área de DevOps, na qual a companhia tem grande expertise”, pontua Edivaldo.
Maurício Cascão, CEO da Mandic, agora assumirá a responsabilidade da Inovação na Claranet Technology. “Com experiência e ambição, a Claranet é o Grupo certo para criar um futuro de crescimento através da tecnologia, para os colaboradores, e clientes da Mandic. As empresas são complementares e estamos muito confiantes”, afirma Maurício.
“Estamos orgulhosos de ter apoiado a Mandic durante este período crítico de crescimento e jornada para se tornar um provedor líder de serviços em nuvem híbrida no Brasil”, diz Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-gerente da Riverwood Capital. “Estamos ansiosos para trabalhar com essa equipe incrível enquanto eles continuam a inovar para seus clientes e para a indústria, agora em colaboração com uma das principais empresas de Nuvem, construindo um líder global no setor”, finaliza.
A Olímpia Partners atuou como consultor financeiro exclusivo da Mandic e Riverwood Capital nesta transação.
Saiba mais sobre as empresas envolvidas
Fundada em 1996, a Claranet é uma multinacional de tecnologia, com foco em Computação em Nuvem, segurança cibernética, DevOps, serviços gerenciados e outros. O Grupo está presente em dez países no mundo e os quase três mil colaboradores têm como missão ajudar os clientes em todas as etapas da transformação digital. É destaque na liderança por diversos analistas internacionais de tecnologia.
A Mandic está há cerca de 30 anos no mercado brasileiro, sendo pioneira em transformação digital e participando da democratização da Internet no Brasil. A Mandic adquiriu a área de Nuvem da Ascenty em 2017 e a Rivendel (DevOps e Dados) em 2018.
A Riverwood Capital é um fundo de private equity global que investe em empresas de tecnologia de alto crescimento. A Riverwood oferece uma combinação única de insights operacionais, estratégicos, tecnológicos e financeiros para empresas de portfólio que precisam de capital e experiência para escalar globalmente. O Fundo busca investir em companhias com tecnologia e modelo de negócio comprovados, e com uma cultura de empreendedorismo e colaboração, atuando como investidor minoritário ou de controle. A Riverwood tem escritórios em Menlo Park e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e em São Paulo, aqui no Brasil.
Leia também
Claranet adquire a ID Group
Claranet anuncia investimento de US$100 milhões na operação Brasil
CorpFlex passa a integrar o Grupo Claranet e foco é Cloud Computing
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo