book_icon

Aruba Networks promete segurança máxima da Borda à Nuvem

Empresa anunciou atualizações na solução Edge Services Platform (ESP), que ganhou reforço tecnológico da recém-comprada Silver Peak
Aruba Networks promete segurança máxima da Borda à Nuvem

No final de setembro passado, a HPE (Hewlett Packard Enterprise) anunciou a conclusão da compra da Silver Peak, provedor de soluções SD-WAN (Software Defined Wide Area Network), para fazer parte da Aruba Networks, empresa da HPE especializada em redes e segurança. No evento Atmosphere 2021, que começou ontem (13/4) e termina hoje, a Aruba anunciou uma atualização do Edge Services Platform (ESP), uma solução de segurança da borda à Nuvem, incluindo a tecnologia da Silver Peak, que agora se chama EdgeConnect SD-WAN.

“Como sabemos, o mundo mudou drasticamente no ano passado. O digital está influenciando tudo o que fazemos em nossas vidas; o uso da telemedicina cresceu 15 vezes, o varejo de alimentos aumentou três vezes e agora vemos o trabalho em casa e no escritório se unindo. À medida que as empresas se tornam mais digitais, fica claro que a segurança precisa ser primordial”, disse Keerti Melkote, presidente da Aruba Networks na abertura do evento.

No centro da estratégia da Aruba está a plataforma ESP, uma arquitetura baseada em Inteligência Artificial (IA) que está ajudando parceiros e clientes finais a gerenciarem suas infraestruturas de redes cada vez mais complexas, incluindo tecnologias com fio, sem fio, SD-WAN e segurança. Os novos avanços anunciados no evento incluem a integração da plataforma de controle de acesso à rede segura ClearPass Policy Manager com a plataforma de borda Aruba EdgeConnect SD-WAN; a adoção do Aruba Threat Defense na plataforma EdgeConnect; e a expansão do ecossistema de parceiros de vários fornecedores do Aruba ESP, oferecendo aos clientes corporativos a liberdade de implementar os melhores componentes de segurança de Serviço de Acesso Seguro de Borda (Sase) fornecidos em Nuvem. Os avanços do Aruba ESP permitirão que as empresas acelerem sua jornada de transformação digital da borda à Nuvem.

Segundo informações, a integração do ClearPass Policy Manager com a plataforma de borda Aruba EdgeConnect SD-WAN aumenta a inteligência das aplicações ao adicionar conhecimento de identidade de usuários, dispositivos, funções e postura de segurança para formar a base de uma borda WAN Sase. A combinação de funções e inteligência de postura de segurança com recursos avançados de segmentação dinâmica elimina a complexidade associada à implementação de centenas de VLANs para cada classe de usuário e dispositivo, simplificando drasticamente a administração da rede. Juntos, o ClearPass Policy Manager e o EdgeConnect entregam definição consistente e automatizada de funções que podem ser aplicadas em toda a rede a partir do dispositivo do usuário, através da LAN e da WAN.

Já a integração do Aruba Threat Defense com o Aruba EdgeConnect SD-WAN estende os recursos avançados de detecção e prevenção de intrusão (IDS/IPS) para dispositivos físicos e virtuais do EdgeConnect, permitindo que ele aproveite a infraestrutura de ameaças da Aruba, compartilhando informações entre o Aruba Central e o EdgeConnect para obter visibilidade total em toda a rede.

Jornada para a borda

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as empresas tiveram de adotar o trabalho remoto e a migração para a Nuvem foi acelerada. Essa mudança intensifica a urgência de transformar centros de dados convencionais e redes centradas em MPLS (Multi Protocol Label Switching) e baseadas em VPN (Virtual Private Network) em uma arquitetura Sase nativa da Nuvem que apresente provisionamento mais dinâmico de serviços de rede, ao mesmo tempo em que protege os dados de ponta a ponta.

“O trabalho remoto e a Internet das Coisas representam grandes desafios para os negócios. Nossos parceiros podem transformar esses desafios em oportunidades, oferecendo soluções que garantam a melhor experiência da borda à nuvem, e simultaneamente mantendo todos os usuários e dispositivos protegidos. O Aruba ESP tem ainda o diferencial de oferecer opções flexíveis de consumo”, disse Antenor Nogara, country manager da Aruba no Brasil.

Segundo a empresa, paralelamente a isso, a transformação digital está causando um aumento significativo de dispositivos IoT que se conectam à rede, apresentando novos desafios que não são resolvidos apenas com a segurança fornecida pela Nuvem. Como os dispositivos IoT não têm um agente, os departamentos de TI não podem instalar clientes de segurança ou redirecionar o tráfego do dispositivo para serviços de segurança em Nuvem. Dessa forma, a segurança Zero Trust deve ser aplicada na borda da WAN como forma de garantir a segurança.

De acordo com a Aruba, para realizar todo o potencial da Nuvem e da transformação digital, as organizações exigem uma nova borda WAN que combine segurança local e fornecida pela Nuvem, cumprindo a promessa do Sase de proteger os usuários que se conectam a serviços SaaS (Software as a Service) e plataformas de Nuvem pública, de forma a proteger dispositivos IoT que requerem segurança baseada em Zero Trust. Por meio das novas integrações do Aruba ESP anunciadas, os clientes corporativos agora têm a capacidade de aplicar políticas de segurança baseadas em identidade de nível granular da borda à Nuvem para conectar e proteger com segurança usuários e dispositivos.

E não é necessário que todos os componentes Sase venham de um único fornecedor. A abordagem da Aruba atinge permite oferecer funcionalidade de segurança local na extremidade da WAN e fornecer aos clientes a liberdade de escolha para integrar os principais serviços de segurança fornecidos pela Nuvem de parceiros como Zscaler, Netskope e Check Point.

“A integração do ClearPass Policy Manager e do Aruba Threat Defense com a plataforma EdgeConnect SD-WAN entrega uma estrutura consistente de política baseada em identidade através do nosso portfólio de segurança de borda,” disse David Hughes, fundador da Silver Peak e vice-presidente sênior de negócios WAN da Aruba. “Essa combinação poderosa permitirá que os clientes se movam, em seu ritmo, das antigas WANs centradas em Data Centers e da segurança de perímetro para uma WAN em Nuvem que adota uma abordagem Zero Trust e Sase. Os clientes corporativos podem implementar rapidamente nossa plataforma EdgeConnect WAN local integrada com os serviços de segurança fornecidos em Nuvem pelo fornecedor de sua escolha, tudo controlado centralmente via Aruba Orchestrator”, explicou.

Serviço
www.arubanetworks.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.