book_icon

AWS disponibiliza serviço para manutenção preditiva em manufatura

Amazon Lookout for Equipment usa recursos de ML para prever falhas nas máquinas ou baixo desempenho
AWS disponibiliza serviço para manutenção preditiva em manufatura

internet das coisas industrialA Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade geral do Amazon Lookout for Equipment, um novo serviço que usa modelos de Machine Learning (ML) desenvolvidos pela AWS para ajudar os clientes a realizar manutenção preditiva nos equipamentos em suas instalações. A solução recolhe dados do sensor de um equipamento industrial do cliente (por exemplo, pressão, taxa de fluxo, RPMs, temperatura e potência) e, em seguida, treina um modelo de ML exclusivo para prever com precisão os primeiros sinais de alerta de falha da máquina ou desempenho abaixo do ideal usando fluxos de dados de tempo do equipamento do cliente.

Dessa forma, os clientes podem detectar anormalidades no equipamento com velocidade e precisão, diagnosticar problemas rapidamente, reduzir alertas falsos e evitar tempo de inatividade caro, agindo antes que ocorram falhas na máquina. Não há compromissos iniciais ou taxas mínimas com o Amazon Lookout for Equipment e os clientes pagam pela quantidade de dados consumidos, as horas de computação usadas para treinar um modelo personalizado e o número de horas de inferência usadas.

Com o Amazon Lookout for Equipment, clientes industriais e de manufatura podem agora construir de forma rápida e fácil uma solução de manutenção preditiva para uma instalação inteira ou em vários locais

Segundo a AWS, as empresas industriais estão constantemente trabalhando para melhorar a eficiência operacional, evitando tempo de inatividade não planejado devido a falha do equipamento. Com o tempo, muitas dessas empresas investiram pesadamente em sensores físicos, conectividade de dados, armazenamento de dados e painéis para monitorar a integridade e o desempenho de seus equipamentos.

Nova abordagem

Para analisar os dados dos equipamentos, a maioria das empresas geralmente usa regras simples ou abordagens de modelagem para identificar problemas com base no desempenho anterior. No entanto, a natureza rudimentar dessas abordagens geralmente leva os clientes a identificar problemas depois que é tarde demais para agir, ou recebem alarmes falsos com base em problemas diagnosticados incorretamente, que exigem inspeção desnecessária e oportuna.

Em vez disso, os clientes desejam detectar condições gerais de operação ou tipos de falha (por exemplo, alta temperatura devido ao atrito), juntamente com falhas complexas de equipamentos (por exemplo uma bomba com falha indicada por alta vibração e RPMs, mas baixas taxas de fluxo) que só pode ser derivada modelando as relações exclusivas entre os sensores. Hoje, os avanços nas técnicas de ML tornaram possível identificar rapidamente anomalias e aprender as relações exclusivas entre os dados históricos de cada peça do equipamento.

No entanto, a maioria das empresas não tem experiência para criar e dimensionar modelos de ML personalizados em seus diferentes equipamentos industriais. Como resultado, as empresas muitas vezes não conseguem alavancar totalmente seus investimentos em sensores e infraestrutura de dados, fazendo com que elas percam os principais insights acionáveis que poderiam ajudá-las a gerenciar melhor a integridade e o desempenho de seus equipamentos críticos.

Com o Amazon Lookout for Equipment, clientes industriais e de manufatura podem agora construir de forma rápida e fácil uma solução de manutenção preditiva para uma instalação inteira ou em vários locais. Para começar, os clientes carregam seus dados de sensor (por exemplo, pressão, taxa de fluxo, RPMs, temperatura e energia) para Amazon Simple Storage Service (S3) e fornecer a localização do bucket S3 para o Lookout for Equipment. O serviço analisará automaticamente os dados, avaliará padrões normais ou saudáveis e construirá um modelo de ML adaptado ao ambiente do cliente, analisando os dados do sensor de entrada e identificando os primeiros sinais de alerta de falha ou mau funcionamento da máquina. Para cada alerta, o serviço especificará quais sensores estão indicando um problema e medirá a magnitude de seu impacto no evento detectado.

Além de Amazon Lookout for Equipment, a AWS oferece aos clientes industriais e de manufatura a mais ampla gama de serviços de ML industrial da Nuvem até a borda. Isso inclui o Amazon Monitron (para manutenção preditiva usando uma solução ponta a ponta composta de sensores, gateways e um serviço de ML), Amazon Lookout for Vision (para detecção de anomalias visuais usando modelos de visão computacional na Nuvem) e AWS Panorama (para inspeção visual usando um kit de desenvolvimento de dispositivo e software que traz modelos de visão computacional para câmeras locais).

Serviço
aws.amazon.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.