book_icon

Quatro perguntas sobre o mercado de Outsourcing de impressão

Quatro perguntas sobre o mercado de Outsourcing de impressão

O ano é 2021, mas bem que poderíamos chamar de ano 1 após a pandemia de Covid-19. Não é exagero afirmar que o mundo nunca mais será o mesmo com o avanço do novo coronavírus. Velhos hábitos caíram por terra e houve profundas transformações nas relações econômicas, trabalhistas e sociais. Digitalização é a palavra de ordem no momento, e muitos segmentos precisaram se reinventar para darem conta desse novo cenário. O mercado de outsourcing de impressão é um deles. A área ainda está assimilando novas tendências e certamente vai se transformar a partir deste novo ano. Confira as perguntas – e respostas – que serão feitas por clientes e fornecedores nos próximos meses:

1 – Como trabalhar com outsourcing de impressão em um cenário de home office?
O trabalho remoto certamente foi uma das novidades de 2020. Com rígidos protocolos de segurança e distanciamento social, as empresas tiveram que adotar esse regime – e, para surpresa de muitos, os resultados foram extremamente positivos. A dificuldade, portanto, é como gerenciar as impressões com cada colaborador em um canto.
A resposta passa pelo valor que o serviço oferece ao cliente. O outsourcing não é só a manutenção de insumos e quantidade de impressões. Deve ser algo estratégico, permitindo que a empresa pense a política de impressões, liberando acesso à impressora de acordo com as demandas e os perfis dos profissionais, além de identificar quais documentos devem realmente ser impressos para evitar o desperdício em um momento de incerteza econômica.

2 – Qual é o papel das impressões em um cenário de digital first?
Não foram poucas as vezes que especialistas decretaram o fim das impressões. Agora, em um cenário de digitalização dos processos, mais uma vez esse serviço foi colocado em xeque. A verdade é que a impressão de documentos segue sendo tarefa importante no ambiente corporativo. Relatórios, notas fiscais e outros arquivos demandam uma cópia física como backup, além de que ter os dados literalmente em mãos facilita a tomada de decisão entre gestores e líderes.

O segredo aqui é desenvolver uma estratégia que encaixe a gestão de impressão com o processo de Transformação Digital vivido pela companhia. É preciso ter em mente quais informações devem ser totalmente digitalizadas e quais precisam ter cópia física. As melhores empresas de outsourcing, por exemplo, têm softwares para esse procedimento.

3 – É preciso adaptar o serviço de outsourcing da minha empresa a este novo cenário?
Se todas os setores precisaram se transformar e se adaptar às transformações provocadas pela pandemia de Covid-19, evidentemente o mercado de impressões também teria que fazer isso em algum momento. Parte dessas mudanças passa justamente pela digitalização. Não dá mais para seguir com os mesmos processos de antes do novo coronavírus e esperar os mesmos resultados agora, durante o avanço da doença. Há novas situações que exigem criatividade e, claro, soluções diferentes.

Mais do que procurar tendências e ver o que o mercado está praticando, o primeiro passo aqui é fazer uma análise interna. Afinal, são os fornecedores de outsourcing e os próprios clientes que conhecem suas necessidades e seus processos – e sabem por onde começar as mudanças. É claro que oferecer novos serviços ajuda, mas o mais importante é garantir que a área atue, de fato, como uma consultoria, oferecendo suporte e base para a transformação que está ocorrendo agora – e as novas revoluções que certamente acontecerão no futuro.

4 – O que espera o mercado de outsourcing após a pandemia de Covid-19?
Antes do fim de 2020, acreditava-se que a situação do novo coronavírus estivesse controlada, com queda na média móvel de casos. Contudo, observa-se neste início de 2021 a segunda onda da doença, com crescimento em notificações e em óbitos em todo o mundo. Ainda é cedo, portanto, falar de um cenário pós-pandemia, ainda que a vacina já esteja no horizonte e deva ser aplicada no país ainda no primeiro semestre do ano.

Contudo, algumas das transformações ocorridas (ou aceleradas) em 2020 certamente continuarão nos próximos meses e anos. Sim, o mundo será mais digital e eficiente. A missão das empresas é reduzir desperdícios, automatizar os processos e acertar em seus investimentos. Para o mercado de outsourcing, a missão é deixar de ser atividade operacional e passar a ser área totalmente estratégica dentro das organizações, apoiando o crescimento sustentável mesmo em um cenário de dúvidas e incertezas.

Por Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office.

Digital First

Digitalização

diretor comercial e sócio da Reis Office

home office

Outsourcing de impressão

Rodrigo Reis

Comentários

  1. Rodrigo Porfirio

    Não concordo, isso é um processo extremamente lento, e acho que o Rodrigo escreve muito bem, mas sempre puxando sardinha para os seus serviços.
    Algumas empresas estão a todos custo tentando forcejar o mercado e o corporativismo para um impossível digital first para um País como o Brasil, neste momento,

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento Desafios do ICMS
Palestra
Brand do Evento
Icon Calendar

17/05/2021

Icon Calendar

Fortaleza / CE

Desafios do ICMS

André Mendes Moreira, sócio do SCMD, participa de live realizada pelo pelo IBET em parceria com a SEFAZ do Ceará.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento