book_icon

Intel lança plataforma para Data Center de alto desempenho

Intel apresenta novos processadores Xeon Scalable de 3ª geração – os processadores para Data Center com IA integrada; proporcionando em média 46% de aumento de desempenho
Intel lança plataforma para Data Center de alto desempenho

A Intel lançou no dia 06 de abril, sua plataforma avançada e de alto desempenho para Data Centers, otimizada para suportar a mais ampla gama de cargas de trabalho – desde ambientes de Nuvem e rede até as periferias das redes com dispositivo inteligentes. Os novos processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração (codinome “Ice Lake”) são a base da plataforma da Intel para Data Centers, que permite capitalizar algumas das oportunidades de negócios mais significativas da atualidade, explorando o poder da Inteligência Artificial (IA).

Com os novos processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração, a Intel oferece desempenho significativamente melhor em comparação com a geração anterior, com um aumento médio de 46% em cargas de trabalho comuns em data centers. Os processadores também trazem novos e aprimorados recursos, como segurança integrada com Intel SGX, Intel Crypto Acceleration e Intel DL Boost para acelerar os processos de IA. Essas novas funcionalidades, combinadas com o amplo portfólio Intel Select Solutions e Intel Market Ready Solutions, permitem agilizar as implantações em ambientes de nuvem e corporativo e também aplicações de IA, computação de alto desempenho, rede, segurança e Edge Computing.

A plataforma pode operar com até 6 terabytes de memória de sistema por soquete, até 8 canais de memória DDR4-3200 por soquete e até 64 vias PCI e de 4ª geração por soquete

“Nossa plataforma escalável Intel Xeon de 3ª geração é a mais flexível e com performance de nossa história, projetada para lidar com a diversidade de cargas de trabalho desde a nuvem até a rede até a borda”, disse Navin Shenoy, vice-presidente executivo e diretor-geral do Data Platforms Group na fabricante. “A Intel está posicionada de forma única com a arquitetura, design e fabricação para fornecer a amplitude de silício inteligente e soluções que nossos clientes exigem”.

Processadores Intel Xeon Scalable de terceira geração
Usando a tecnologia de processo de 10 nanômetros da Intel, os processadores Intel Xeon Scalable de terceira geração podem reunir até 40 núcleos por processador e ganho médio de desempenho até 2,65 vezes maior em comparação com um sistema de 5 anos de idade. A plataforma pode operar com até 6 terabytes de memória de sistema por soquete, até 8 canais de memória DDR4-3200 por soquete e até 64 vias PCI e de 4ª geração por soquete.

Esses processadores são otimizados para operar com cargas de trabalho modernas em ambientes de múltiplas Nuvens on-premise e distribuídos. Possui uma arquitetura flexível com IA integrada, aceleração de criptografia e recursos de segurança avançados desenvolvidos ao longo de décadas de inovação.

Aceleração de IA integrada
Os processadores Intel Xeon Scalable de terceira geração entregam desempenho, produtividade e simplicidade para IA que permite produzir insights mais valiosos. Como a única CPU para Data Centers com aceleração de IA integrada, com muitas otimizações de software e soluções prontas para uso, esses novos processadores facilitam a inserção de IA nas aplicações, desde as extremidades das redes até a Nuvem. As otimizações de hardware e software mais recentes garantem desempenho de IA 74% maior em comparação com a geração anterior, até 1,5 vez maior em uma ampla combinação das 20 cargas de trabalho de IA mais comuns em comparação com o processador AMD EPYC 7763, e até 1,3 vez maior em uma ampla combinação de 20 cargas de trabalho AI mais comuns em comparação com a GPU Nvidia A100.

Segurança integrada
Com centenas de estudos de pesquisa e implantações em produção, além de poder ser continuamente aprimorado ao longo do tempo, o Intel SGX ajuda a proteger códigos e dados confidenciais com a menor superfície de potencial ataque em sistemas de data center. Está agora disponível para processadores Xeon Scalable de 2 soquetes com enclaves que podem isolar e processar até 1 terabyte de código e dados, suportando demandas das cargas de trabalho mais comuns. Combinado com novos recursos, entre eles Intel Total Memory Encryption e Intel Platform Firmware Resilience, os novos processadores Xeon Scalable abordam as preocupações de proteção de dados mais prementes da atualidade.

Aceleração de criptografia acelerada
A Intel Crypto Acceleration oferece alto desempenho em uma série de algoritmos criptográficos importantes. Empresas que executam cargas de trabalho que fazem uso intensivo de criptografia, como varejistas on-line que processam milhões de transações por dia, podem usar esse recurso para ajudar a proteger os dados de clientes, reduzindo significativamente o impacto nos tempos de resposta ou no desempenho geral dos sistemas.

Além disso, para acelerar as cargas de trabalho nas plataformas Xeon Scalable de 3ª geração, os desenvolvedores de software podem otimizar suas aplicações usando o modelo de programação aberto de arquitetura cruzada oneAPI, que reduz os encargos técnicos e econômicos de padrões proprietários. Os kits Intel oneAPI ajudam a elevar o desempenho do processador, da IA e de recursos de criptografia por meio de compiladores, bibliotecas e ferramentas de análise e depuração avançados.

Os processadores Intel Xeon Scalable são compatíveis com mais de 500 soluções prontas para usar dos portfólios Intel Market Ready e Intel Select Solutions, que ajudam a acelerar as implantações de clientes. Até 80% das Intel Select Solutions serão atualizadas até o final do ano.

As plataformas da Intel para Data Centers são as mais difundidas do mercado, com recursos inovadores para mover, armazenar e processar dados. A nova plataforma Intel Xeon Scalable de 3ª geração inclui memória persistente Intel Optane série 200, Intel Optane SSD P5800X e Intel SSD D5-P5316 NAND, bem como adaptadores Intel Ethernet série 800 e os mais recentes Intel Agilex FPGAs.

Desempenho flexível na Nuvem, na rede e em dispositivos Edge inteligentes
A nova plataforma Intel Xeon Scalable de 3ª geração é otimizada para um amplo conjunto de segmentos – da Nuvem aos dispositivos Edge inteligentes.

Nuvem
Os processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração foram projetados e otimizados para atender a requisitos exigentes de cargas de trabalho na nuvem e podem operar em uma ampla gama de ambientes. Mais de 800 provedores de serviços de nuvem do mundo usam processadores Intel Xeon Scalable, e todos os principais provedores de serviços de nuvem estão planejando oferecer serviços baseados nos processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração em 2021.

Rede
As “N-SKUs” da Intel otimizadas para rede foram projetadas para operar em diversos ambientes e otimizadas para várias cargas de trabalho e níveis de desempenho. Os novos processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração oferecem, em média, desempenho até 62% mais alto em várias de cargas de trabalho de rede e 5G amplamente usadas em relação à geração anterior. Trabalhando com um amplo ecossistema de mais de 400 membros Intel Network Builders, a Intel oferece projetos de solução baseados nas “N-SKUs” dos processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração, resultando em qualificação acelerada e menor tempo de implantação para vRAN, NFVI, CDN virtual e mais.

Dispositivos Edge inteligentes
Os processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração oferecem desempenho, segurança e controles operacionais necessários exigidos por cargas de trabalho de IA e análises complexas de imagem ou vídeo em dispositivos edge inteligentes. A plataforma oferece desempenho de inferência de IA para classificação de imagens até 1,56 vez mais alto do que as gerações anteriores.

Serviço
newsroom.intel.com.br
intel.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.