book_icon

Escola Educandário usa tecnologia para manter a qualidade de ensino na pandemia

Projeto de digitalização na instituição escolar foi implantado pela Big Brain, parceira da Microsoft, que forneceu as soluções Microsoft Teams, Office 365, o jogo interdisciplinar Minecraft e recursos 3D
Escola Educandário usa tecnologia para manter a qualidade de ensino na pandemia

A educação e a tecnologia nunca estiveram tão ligadas como ocorre hoje. Adicionar novas ferramentas à didática em sala de aula torna a aprendizagem mais interessante e dinâmica para os alunos. Tendo em vista esta meta, a Escola Educandário, de São Paulo, iniciou em 2018 um projeto de modernização com o apoio da Big Brain, parceira da Microsoft que desenvolve soluções de tecnologia educacional.

O diretor de Planejamento da instituição, Alessandro Bernardo, ressalta que os recursos tecnológicos utilizados hoje são tão importantes quanto as disciplinas ministradas. “Integram-se como um meio, mas também são objeto de aprendizado”, situa ele.

Em 2020, alguns dias antes de se iniciar a pandemia da Covid-19, os professores realizaram o treinamento para utilizar a plataforma Microsoft Teams, conhecendo as melhores técnicas para viabilizar aulas online. “Esse treinamento foi o que nos salvou, pois conseguimos iniciar o ensino remoto com os professores familiarizados com a ferramenta. Foi bem mais fácil a adaptação de todos e tivemos bons resultados com o engajamento do corpo docente”, lembra o diretor.

O Educandário iniciou o projeto Future School, concebendo um espaço para aguçar a criatividade e inovação dos alunos. É uma sala com multiconfiguração, possibilitando a cada aluno ou grupo estar em modalidades diferentes de aprendizado ao mesmo tempo

Com esses recursos, foi possível realizar algumas atividades recreativas, como festa junina e comemorações dos dias das mães e dos pais. Na festa junina, por exemplo, estruturou-se um ambiente online característico do tema, possibilitando-se até alguns jogos, como o de pescaria.

Esses novos meios digitais geraram uma boa repercussão entre os pais e alunos, já que houve uma maior interação e proximidade mesmo de forma remota. Outra maneira de aproximar professores e alunos foi a inserção da imagem da sala de aula no plano de fundo, dando a impressão de que todos se encontravam no ambiente escolar.

O Educandário iniciou o projeto Future School, em parceria com a Big Brain, concebendo um espaço para aguçar a criatividade e inovação dos alunos a partir do terceiro ano. Algumas ferramentas utilizadas foram o Office 365, o jogo interdisciplinar Minecraft e recursos 3D, entre outros.

É uma sala com multiconfiguração, com arquibancada, mesa, puffs e tapetes. Com isso, cada aluno ou grupo pode estar em modalidades diferentes de aprendizado ao mesmo tempo. Em 2021, já está no planejamento da escola o lançamento de mais uma sala Future School, focado em produção tecnológica, prevendo a construção de uma mão biônica com estudantes.

Acompanhamento e treinamento

Além da implementação tecnológica, vale ressaltar que o acompanhamento personalizado e o treinamento constante dos docentes pela Big Brain são essenciais para garantir o sucesso das ferramentas digitais no dia a dia da escola.

O analista pedagógico da Big Brain, Matheus Araújo, ressalta que este apoio permanente é de suma importância: “Faz toda a diferença para que os resultados educacionais realmente se concretizem, por meio do contato entre professores e alunos”.

Segundo Alessandro Bernardo, mesmo após o retorno às aulas totalmente presenciais, o Educandário pretende continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para aulas de idiomas e empreendedorismo, por exemplo.

“Na pandemia, a tecnologia se mostrou como um instrumento muito importante. Por um lado se perdeu o contato pessoal, mas, por outro, a educação também ganhou muito, devido ao aceleramento da inovação no setor, com todo o corpo docente precisando se engajar”, conclui ele.

Serviço
www.bigbrain.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.