book_icon

Pandemia impulsiona processos seletivos online nas empresas

Mais de 6 milhões de brasileiros candidataram-se a vagas utilizando testes da Mindsight em 2020, fazendo o número de clientes da empresa crescer 46%
Pandemia impulsiona processos seletivos online nas empresas

Muitas empresas tiveram de se reinventar por causa da pandemia de Covid-19. Boa parte dos brasileiros passou a trabalhar de casa, assim como processos que antes eram realizados presencialmente começaram a ser efetivados pelo computador – as reuniões viraram calls e os eventos, webinars. Na área de RH, os processos seletivos passaram a ser conduzidos totalmente on-line.

A Mindsight, empresa especializada em Ciência de Dados para a gestão de pessoas, viu a sua base de clientes crescer expressivamente durante a pandemia, em razão do aumento da procura por softwares capazes de apoiar os recrutamentos. Sua principal plataforma, o MindMatch, auxilia negócios a encontrarem colaboradores que combinem com a vaga e com o ambiente cultural da empresa por meio de diferentes testes on-line, reduzindo a rotatividade e aumentando a performance e a diversidade.

A utilização de Inteligência Artificial na área de RH é uma tendência que só tende a avançar, ajudando as companhias na otimização de processos e na tomada de decisões mais assertivas

Só em 2020, a base de clientes do MindMatch saltou de 240 para 350, uma expansão de quase 46%. Os seus testes foram aplicados para mais de seis milhões de candidatos inscritos em 47.566 vagas de diversas empresas, como Suzano, Creditas, Stone, Tim, Itaú e XP Inc.

“Assim que a pandemia chegou ao Brasil e a maioria das empresas mudou o seu formato de trabalho, houve, a princípio, uma paralisação geral da contratação de pessoas e de ferramentas. Porém, uma vez que o mercado percebeu que esse novo modelo de trabalho não era temporário e que muitas adaptações vieram para ficar, as empresas voltaram a contratar, dessa vez priorizando o processo seletivo on-line”, explicou Thaylan Toth, CEO da Mindsight.

Gestão de talentos

De seu lado, o Full Analytics, seu software de gestão de talentos lançado em agosto de 2020, chegou à marca de 25 clientes no final do ano. Utilizando algoritmos de Inteligência Artificial, a plataforma concentra e organiza informações sobre gestão de performance dos funcionários, permitindo a centralização de diversos processos, desde a avaliação de desempenho até a distribuição de bônus. Além disso, ela roda pesquisas de clima e, a partir desses dados, gera previsões para as empresas, antecipando pedidos de demissão e alertas de defasagens salariais, além da indicação de novos talentos internos.

O crescimento no número de clientes levou ao aumento de 80% no faturamento da Mindsight, que finalizou o ano de 2020 com R$ 7,2 milhões registrados. “Os desafios enfrentados por empresas de diversos setores em 2020 mostraram que a tecnologia não só pode como deve ser utilizada cada vez mais para facilitar e automatizar, de forma inteligente, tarefas que para nós são muito demoradas e suscetíveis a falhas humanas”, afirmou Thaylan.

“A busca pela utilização de Inteligência Artificial em processos de RH é algo que só tende a crescer – e o nosso objetivo é levar essa inovação para cada vez mais empresas e ajudá-las na otimização de processos e tomada de decisões mais assertivas”, concluiu ele.

Serviço
www.mindsight.com.br

Gestão de Pessoas

Gestão de talentos

Inteligência Artificial

Mindsight

Recrutamento

recursos humanos

Thaylan Toth

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.