book_icon

Entenda a união do ERP e do BI na gestão dos negócios

Especialista explica o papel de cada tecnologia e destaca as vantagens com exemplo de empresas que já usam essas soluções
Entenda a união do ERP e do BI na gestão dos negócios

É muito comum as empresas centralizarem suas atividades dentro de uma tecnologia única e de fácil acesso, como é o caso dos ERP’s (Enterprise Resource Planning). Isso porque cada área precisa de uma ferramenta para gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras. No entanto o ERP pode ser um centralizador desse fluxo de trabalho em um único sistema, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.

“Ao invés de cada área possuir um software isolado, o ERP concentra todas as informações em uma única plataforma, dando à empresa autonomia na execução de tarefas rotineiras e tornando a comunicação interligada”, explica Fernando da Silva, head de Produto ERP da Senior.

E se dentro do ERP está toda a operação de uma empresa acontecendo, processos, títulos, notas pagas, e todas as transações da empresa, somar essas informações em uma ferramenta analítica pode trazer também insights para os negócios. Esse benefício pode ser alcançado, por exemplo, com a união de um ERP com ferramentas de Business intelligence (BI).

Quando tenho tudo integrado dentro de um ERP, essas informações abastecem o gestor, que irá compreender mais facilmente seus compromissos, principais desafios e assim definir a atuação e postura diante do cenário

“Os ERP’s trabalham com arquitetura de dados transacional, com regras e padrões que podem ser incluídos e editados, conforme a necessidade das equipes. Já as ferramentas de BI oferecem dados analíticos, facilitando a análise dinâmica de grandes quantidades de dados pelos usuários”, explica Silva.

Segundo o executivo, o ERP e o BI juntos trazem vantagens como capacidade de personalizar as informações, visão mais simples e rápida dos dados da empresa, agilidade no processo de decisão, ferramentas avançadas com Machining Learining (ML), visão de comportamentos e tendências, além de prescrições e analises bem complexas e efetuadas de forma automática, com “um apertar de um botão”.

O Grupo RAR, produtor de maçãs, tem uma de suas empresas, a RASIP, utilizando o ERP para toda a rotinas administrativas, e as solução de Performance Corporativa BI, que hoje é uma das tecnologias mais estratégicas para a empresa quanto ao acompanhamento de indicadores e tomada de decisões.

“Em 2013 implementamos nosso módulo de orçamento em uma visão do BI e toda companhia faz uso da ferramenta para gestão orçamentária. Em 2016, intensificamos o uso do BI nas análises comerciais, o que nos proporcionou maior assertividade no processo de tomada de decisão, assim como na construção das estratégias comerciais e de mercado. O ERP é usado mais no dia a dia das rotinas administrativas, como contas a pagar e receber, entradas fiscais etc.”, explica Raquel Manfredi Pandolfo, gerente administrativa e financeira da empresa.

De acordo com a executiva, no caso do BI, a ferramenta complementa a visão do negócio, já que a empresa tem como prática acessar suas informações logo pela manhã. “É muito estratégico, especialmente quanto ao acompanhamento do faturamento e das atividades do comercial. Acompanhamos o preço médio de indicadores, performance do cliente etc”.

Gestão de crise

Durante a pandemia, essas tecnologias também estão auxiliando as companhias a atravessarem este momento turbulento. “É extremamente importante criar ações e tomar decisões assertivas diante de um momento sensível. Quando tenho tudo integrado dentro de um ERP, essas informações abastecem o gestor, que irá compreender mais facilmente seus compromissos, principais desafios e assim definir a atuação e postura diante do cenário”, ressalta Silva.

“Hoje, atendemos mais de 12 mil clientes. Nossas soluções de gestão são altamente adaptáveis e flexíveis. O ERP da Senior, inclusive, já traz hoje algumas ferramentas de BI que viabilizam uma organização de dados de forma bastante interessante e relevante. No entanto, oferecemos as duas soluções também de forma individual. Uma integração pode ser realizada na Senior de forma bastante eficaz, oferecendo aos clientes uma gestão completa dos negócios”, afirma.

Serviço
www.senior.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.