book_icon

Sonda apresenta vertical de negócio focada em transporte

Em 2020, a Sonda Mobility já apresentou crescimento de 300% na geração de novos negócios
Sonda apresenta vertical de negócio focada em transporte

A Sonda, empresa de serviços de TI, celebra dois anos da aquisição da M2M Solutions e apresenta a Sonda Mobility, vertical de negócios estratégica focada na área de transportes. Após aquisição, a Sonda passou a oferecer às operadoras de transporte um portfólio de produtos e serviços desenvolvidos para todos os processos operacionais e administrativos que envolvem os sistemas de transporte com a agilidade, abrangência e qualidade. Por conta disso, a vertical de transportes consolida-se como eixo central dos negócios da empresa com o objetivo de ampliar o portfólio e trazer soluções diferenciadas e inovadoras ao mercado. Em 2020, a Sonda Mobility já apresentou crescimento de 300% na geração de novos negócios, em comparação a 2019, garantidos pelo desenvolvimento de novos produtos e a expansão da companhia.

Reforçando presença nesse mercado de inteligência embarcada, frotas corporativas, fretamento, rodoviário e inteligência analítica de vídeo embarcado, a Sonda Mobility oferece soluções eficientes e eficazes unidas à segurança da informação tanto em Data Center próprio quanto em Cloud dos clientes e parceiros. Nos últimos dois anos, a empresa realizou projetos nacionais de destaque como a parceria com Sindiônibus, de Fortaleza (CE), com a gestão de toda a frota de transporte da região, integrando múltiplos sistemas em mais de 2.400 ônibus, bem como a entrada no mercado internacional.

A organização, controle e gestão de sistemas de transporte é um dos principais desafios nas cidades modernas. O aumento exponencial dos veículos é um sintoma próprio dos países em desenvolvimento

Um dos destaques do portfólio da empresa, tratam-se de tecnologias personalizadas desenvolvidas dentro das soluções de videomonitoramento, que oferecem inteligência analítica e embarcada, ganhos de operações e de segurança aos clientes. Ou seja, por meio delas, é possível verificar se o motorista está fumando, se está usando máscara, se há alerta de colisão, se está respeitando limites de velocidade, faixa de pedestres, entre outros diferenciais. Afinal, a gestão de frotas e fretes são os principais setores que representam cerca de 80% de todo o mercado de IoT para o segmento. E criar soluções diferenciadas que atendam essas demandas traz bons resultados aos negócios.

“Após a aquisição da M2M em 2019, tivemos uma expressiva evolução nos negócios e transformação no posicionamento da empresa. Toda a expertise de um dos principais provedores de soluções tecnológicas em transportes e mobilidade urbana nacional, unida à expertise de mercado, garantiram uma ampliação de portfólio e a conquista de excelentes resultados e novos contratos no Brasil e na América Latina. Por isso, desenvolvemos a Sonda Mobility, uma vertical de negócios focada exclusivamente em atender a área de transportes, consolidando o plano estratégico e a atuação da empresa no segmento”, comenta Affonso Nina, CEO da Sonda.

Os resultados após dois anos da aquisição são positivos por se tratar de uma operação estratégica traçada no plano trienal 2019-2021 da empresa. A Sonda já possuía boa penetração na indústria de transportes e com a chegada da M2M Solutions, as soluções foram ampliadas, reforçando ainda mais o portfólio nesta vertical, além de levar novas ofertas para todos os países de atuação.

“Ao fazer parte da Sonda, o alcance dos negócios se tornou muito maior bem como a capacidade de oferta de soluções em todos os países da América Latina, além da possibilidade de apresentar os diferenciais de todas as verticais de atuação, ampliando as oportunidades de negócios da companhia”, aponta Marco Moniz, diretor de Produtos & Novos Negócios para Transportes da empresa.

Projetos

Desde a aquisição, a Sonda participou em mais de 50 projetos focados na vertical de transportes. Fora do Brasil, a companhia é reconhecida pelo seu Centro de Excelência em Mobilidade Urbana, no Chile, e possui projetos em diversos países da região, como a Transantiago e o Metrô de Valparaíso, no Chile, a Metrobus, Gran Terminal de Albrook e o Metrô do Panamá, no Panamá, SUBE, na Argentina, o SAEF, em El Salvador e recentemente o sistema de bilhetagem do Transmetro da cidade de Guatemala.

Um dos destaques do portfólio da área está no conceito de SaaS, que possibilita a flexibilização do investimento de acordo com a expansão do projeto.

Umas das principais conquistas que exemplificam o resultado da operação é o caso de sucesso em Valparaíso, no Chile, em que as soluções foram desenvolvidas no Brasil e internacionalizadas. “A Sonda Mobility conquistou esse projeto que tem foco na reestruturação no sistema de transportes chilenos e tecnologias. Em sua primeira fase, três grandes componentes já foram entregues: Videomonitoramento e Sistema de Gestão de Frota, junto com Sistema de Acreditação. Todas essas soluções que estão sendo implantadas seguem as normas do governo chileno para monitoramento da boa prestação de serviços.”, acrescenta Moniz.

Ampliação de portfólio

Desde a aquisição da M2M, a Sonda ampliou o portfólio para o segmento de transportes, contando hoje com uma gama de ofertas como gestão comercial e de frotas, bilhetagem eletrônica, soluções de controle e priorização de semáforos e pedágios inteligentes, Cloud, segurança da informação, tecnologia de monitoramento, vídeo analytics, telemetria e soluções mobile.

“A organização, controle e gestão de sistemas de transporte é um dos principais desafios nas cidades modernas. O aumento exponencial dos veículos é um sintoma próprio dos países em desenvolvimento. Isto, somado à necessidade de contar com um sistema de transporte público que seja uma alternativa eficiente aos carros particulares e às crescentes frotas de transporte privadas que operam na região, como resultado do crescimento econômico, faz necessário contar com o apoio intensivo da TI para conseguir realizar uma melhor gestão, controle e administração das frotas que circulam”, pontua Alexandre Fleck, presidente Sonda Mobility.

Serviço
www.sonda.com/br)

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.