book_icon

TIM migra toda carga de trabalho para Nuvens da Oracle e Microsoft

Operadora espera melhorar o suporte ao cliente, bem como aplicativos de faturamento, cobrança e gerenciamento

A TIM Brasil, uma das principais operadora de telecomunicações do País com mais de 61 milhões de clientes, anunciou que selecionou a Oracle e a Microsoft para migrar todas as suas cargas de trabalho locais para a Nuvem. Como parte de seu projeto de modernização multifacetado, a TIM Brasil usará as Nuvens da Oracle e da Microsoft para melhorar o suporte ao cliente, bem como aplicativos de faturamento, cobrança e gerenciamento.

Conforme a pandemia de Covid-19 remodelava a forma como o mundo faz negócios, a operadora percebeu que precisava acelerar sua transformação digital, verificando as mudanças no comportamento do consumidor para atender melhor às necessidades em evolução e manter seu excelente padrão de atendimento ao cliente. Com a adoção do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e Microsoft Azure, a TIM Brasil está migrando seus aplicativos de missão crítica para a Nuvem, otimizando e simplificando o gerenciamento de sua infraestrutura de TI, além de melhorar a escalabilidade e agilidade para suportar as demandas de negócios em constante mudança.

Somos a primeira operadora a promover uma mudança com essa dimensão, antecipando também iniciativas relacionadas à governança e sustentabilidade, dentro de um projeto maior relacionado a uma agenda ESG em todas as operações da TIM

Microsoft e Oracle já possuem uma parceria global de interoperabilidade em Nuvem que oferece uma abordagem simples, mas poderosa, para conectar suas duas nuvens – Microsoft Azure e Oracle Cloud. Nesse projeto está sendo usado o conceito de suporte integrado em que a conexão entre os Data Centers das duas empresas gera uma experiência única para a TIM. Com o uso do Oracle Cloud Infrastructure (OCI), Data Center de segunda geração da Oracle, e a adoção da plataforma Microsoft Azure, a TIM terá uma completa solução em certificações de segurança do mercado. Com uma ampla disponibilidade de ferramentas para modernização das aplicações, a operadora levará os processos de missão crítica para a Nuvem, otimizando e simplificando a gestão da sua infraestrutura de TI, além de oferecer escalabilidade de acordo com a demanda de evolução dos negócios.

Como parte dessa migração, a TIM usará o Oracle-Microsoft Azure Interconnect no Brasil para aproveitar o melhor da OCI e do Microsoft Azure. Com a interconexão, a TIM Brasil executará cargas de trabalho críticas no Oracle Exadata Cloud Service, Oracle Database Cloud Service e Oracle Cloud VMware Service da OCI, enquanto executa SAP Hana e cargas de trabalho VDI no Azure, com conexão de 40 Gbps e identidade federada entre as duas Nuvens. A TIM Brasil irá migrar 7 mil servidores combinados, 35 mil núcleos, 1,2 mil bancos de dados e 15 petabytes de armazenamento.

Este projeto faz parte do compromisso da TIM com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Além da nova plataforma que usa energia renovável, a migração para a nuvem reduz automaticamente as emissões diretamente associadas ao armazenamento de dados em espaços físicos, um passo importante em direção à meta da operadora de ser neutra em carbono até 2030.

“Nossa proposta é levar a experiência do cliente a um novo patamar com mais eficiência e agilidade, e sempre com os mais altos níveis de segurança. Somos a primeira operadora a promover uma mudança com essa dimensão, antecipando também iniciativas relacionadas à governança e sustentabilidade, dentro de um projeto maior relacionado a uma agenda ESG em todas as operações da TIM. Estamos acompanhando o movimento do mercado e investindo em áreas como Analytics e Digital, que são fundamentais para a expansão dos negócios da empresa; e temos parceiros que atendem aos mais altos níveis de qualidade para destacar nosso pioneirismo e referência para o setor de Telecomunicações”, disse Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil .

Serviço
www.tim.com.br
www.oracle.com
www.microsoft.com

Microsoft

Nuvem

Oracle

TIM Brasil

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Leia nesta edição:

TECNOLOGIA

A evolução da Nuvem chega pela borda

CARREIRA

CIO: a batalha atual

SETORIAL | SAÚDE

Oportunidades em meio ao caos

Esta é para você leitor da Revista Digital:

SUSTENTABILIDADE

O lixo eletrônico é responsabilidade de todos

Abril | 2021 | #45 - Acesse:

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Guiabolso Cast

O Guiabolso Cast, iniciativa que promove debates online sobre diversos temas relacionados à implementação do Open Banking.

Acesse o site do Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

Rio de Janeiro / RJ

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove webinar

Como escalar meu negócio com Franquias?, que será realizado no dia 12 de maio (quarta-feira), às 19h.

Acesse o site do Evento
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento