book_icon

F5 mostra a transformação de negócios e o crescente uso de Edge Computing

Levantamento baseado em entrevistas com 1500 CIOs e CISOs do mundo inteiro, incluindo o Brasil e a América Latina, revela que 77% desse universo estão modernizando suas aplicações e que 76% já implementam sistemas críticos na borda da rede
F5 mostra a transformação de negócios e o crescente uso de Edge Computing

A F5, empresa que atua em soluções que garantem a segurança e a entrega de aplicações corporativas, anunciou a disponibilidade do relatório 2021 State of Application Strategy. O relatório é baseado em mais de 1.500 entrevistas com CIOs e CISOs de todo o mundo, incluindo o Brasil e a América Latina. Os líderes das áreas de TI e Segurança apontaram prioridades, preocupações e expectativas para enfrentar grandes desafios da economia digital. A análise de suas respostas mostra as reais estratégias das empresas para garantir a segurança e a performance de suas aplicações de negócios.

Em 2020, as empresas aceleraram suas jornadas de Transformação Digital. Com a crise da Covid-19 e as interações presenciais limitadas, as aplicações — e as experiências digitais oferecidas por elas — se tornaram sinônimo da presença e prosperidade das organizações.

A edição deste ano do relatório F5 destaca as muitas e diferentes prioridades enfrentadas pelas equipes de TI  

“A edição deste ano do relatório F5 destaca as muitas e diferentes prioridades enfrentadas pelas equipes de TI. As empresas estão dependendo mais da automação para reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, customizar aplicações de modo a oferecer excelentes experiências digitais aos clientes”, disse Kara Sprague, Vice-presidente Executiva e Gerente Geral de BIG-IP da F5.

77% estão modernizando suas aplicações neste exato momento
Segundo a pesquisa, 87% das organizações operam arquiteturas modernas e, também, tradicionais (aplicações legacy). Para os entrevistados, a modernização é necessária quando sistemas legados são demasiadamente rígidos para adaptar-se a condições de negócio que mudam sem cessar.

Mais de três quartos dos entrevistados (77%) relataram estar, no momento, modernizando aplicações internas ou voltadas ao atendimento ao cliente. Nessa jornada, as APIs são o método primário, dada sua capacidade de combinar capacidades de componentes de aplicações tradicionais e modernas. No ano anterior, somente 37% dos entrevistados afirmaram estar modernizando aplicações. A modernização é um meio natural de expandir as capacidades digitais de modo a fazer da aplicação um verdadeiro motor de crescimento de negócios.

76% das organizações implementaram ou estão no processo de levar aplicações para a borda da rede (Edge Computing)
A computação de borda (Edge Computing) se refere a operações realizadas fora de um data center centralizado. Os resultados da enquete mostram que 76% das organizações implementaram ou estão ativamente planejando implementações na borda, tendo como impulsores primários o crescente desempenho das aplicações (baixa latência) e a coleta de dados/viabilização de analytics.

68% hospedam na nuvem soluções de segurança e performance para aplicações
Com o crescimento do número de aplicações implementadas na nuvem‚ mais de dois terços dos entrevistados (68%) estão também hospedando na nuvem parte de suas soluções de segurança e performance de aplicações. Simultaneamente, as organizações estão buscando resolver a complexidade de arquitetura resultante de acrescentar soluções SaaS e Edge em ambientes locais e multinuvem e, ao mesmo tempo, modernizar suas aplicações.

A segurança continua a ser um importante impulsor, e frequentemente os esforços para se antecipar ao próximo movimento dos criminosos digitais exigem capacidades superiores aos recursos que as organizações mantém on-premises. Em função desse contexto, soluções de segurança como serviço foram identificadas como uma grande tendência estratégica dentre os entrevistados.

95% acreditam ter poucos insights sobre a segurança e o desempenho das aplicações
Esmagadores 95% dos entrevistados acreditam estar perdendo insights referentes a desempenho, segurança e disponibilidade de suas aplicações. Isso indica o desejo de se contar com uma imagem global muito mais clara do que a fornecida pelas suas atuais soluções de monitoramento e analytics. Os profissionais ouvidos pela F5 são unânimes em citar os três principais insights perdidos: a causa raiz dos problemas com as aplicações; causas de degradação do desempenho e detalhes sobre potenciais ataques.

Fica claro que, em 2021, aprimorar a conectividade, reduzir a latência, assegurar segurança e aproveitar insights sobre dados são, agora, ainda mais essenciais. Mais de três quartos dos entrevistados — todos tomadores de decisões em suas respectivas organizações — consideram a entrega de aplicações e a tecnologia de segurança como críticas para atender os SLAs (80%) e, desse modo, aprimorar a experiência do cliente (79%).

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.