De acordo com a nova pesquisa Accelerating Digital Agility Research da Cisco, os CIOs e os tomadores de decisão de TI (ITDMs) estão procurando maximizar os investimentos e impulsionar a inovação após um ano difícil, que elevou o perfil dos líderes de TI na condução de críticas inovação no local de trabalho. Nos últimos 12 meses, CIOs e ITDMs de todo o mundo foram desafiados a acelerar seus recursos digitais e de Nuvem, protegendo suas organizações de uma lista crescente de ameaças à segurança em expansão. Os líderes de TI devem buscar maximizar os investimentos críticos feitos em 2020.
Para preparar suas organizações para o sucesso em 2021 e além, os líderes de TI adaptaram as prioridades e estratégias para se concentrar nas questões centrais, incluindo o fornecimento de ferramentas de colaboração seguras para manter produtivas as forças de trabalho distribuídas. Dessa forma, procuraram maximizar os investimentos em tecnologia do ano anterior, proporcionando a melhor experiência de uso final para funcionários e clientes, adotando a Nuvem e modelos de serviços (as a Service) e abordando questões corporativas e sociais com tecnologia.
“Os líderes de TI estão na vanguarda para garantir o sucesso crítico de suas organizações em 2021”, disse Liz Centoni, diretora de Estratégia e gerente geral de Aplicativos da Cisco. “Mesmo que as perguntas permaneçam e novos desafios surjam, os CIOs e os tomadores de decisão de TI estão nos dizendo que precisam acelerar a agilidade digital para suas equipes, para que tenham velocidade, flexibilidade e escolha para consumir serviços em ambientes tradicionais e modernos”, comentou.
Descobertas
Segundo o estudo, para se preparar para o futuro do trabalho, as equipes precisam de acesso altamente seguro e das melhores experiências de colaboração para ter sucesso como uma força de trabalho híbrida. Enquanto a maioria (61%) dos CIOs e ITDMs não tem certeza de como será o futuro do trabalho, 89% acreditam que é essencial manter a segurança, o controle e a governança em dispositivos de usuários, redes, Nuvens e aplicativos. A ampla maioria (86%) concorda que é importante capacitar uma força de trabalho distribuída com acesso contínuo a aplicativos e experiências colaborativas de alta qualidade. Proteger o cenário de ameaças expandido criado por uma força de trabalho distribuída é fundamental – 88% acreditam que é importante proteger as ferramentas de trabalho remotas e proteger os dados de clientes ou funcionários no ambiente de trabalho distribuído.
Outra recomendação é que as equipes de TI devem criar experiências otimizadas para o usuário final para acompanhar o ritmo dos ambientes de TI que se tornaram cada vez mais distribuídos, dinâmicos e complexos. Mais de três quartos dos CIOs e ITDMs pesquisados concordam que a experiência do usuário deve se concentrar no prazer versus satisfação. Para proporcionar uma ótima experiência do usuário, 89% acham que é importante garantir um desempenho consistente do aplicativo tanto no aplicativo quanto na infraestrutura, e 86% acreditam que é importante tornar a infraestrutura tão dinâmica quanto o software aplicativo para atender às necessidades de política e otimização em mudança de o aplicativo e o desenvolvedor. Embora a experiência do usuário deva ter o objetivo de agradar, quase todos (90%) dizem que é importante ou muito importante manter a segurança do aplicativo para a infraestrutura para atender à conformidade sem desacelerar os negócios.
Tendências
Por outro lado, a necessidade de agilidade, velocidade, escalabilidade e segurança estão impulsionando a adoção de ambientes de Nuvem híbrida e soluções SASE (Secure Access Service Edge). CIOs e ITDMs estão usando a Nuvem para obter resiliência de negócios. No entanto, não existe uma solução que sirva para todos. Enquanto a maioria dos líderes (84%) concordam que é importante oferecer liberdade de escolha quando se trata de ambientes em Nuvem – seja local, pública, privada ou SaaS -, 86% pensam que oferecer um modelo operacional consistente nesses ambientes é essencial. Quase 70% dos CIOs e ITDMs adotaram soluções SASE porque estavam investindo em aplicativos em Nuvem que precisavam ser protegidos (61%), eles gostam de se manter atualizados sobre as práticas recomendadas do setor (56%) e/ou sua força de trabalho vai ficar distribuído (37%).
Os clientes também esperam uma experiência de consumo em Nuvem, independentemente de suas soluções serem implantadas no local ou na Nuvem, levando à adoção generalizada de soluções “como serviço”. Dos pesquisados, 73% adotam soluções “as a Service” e 76% usam modelos de consumo flexíveis. Três quartos dos entrevistados acreditam que “como serviço” ajudará a fornecer uma experiência melhor para o usuário final e uma experiência melhor para as equipes de TI, ajudando suas organizações a atingirem consistência operacional. Além disso, 76% dizem que “como serviço” proporcionará melhores resultados de negócios e 77% desejam soluções nessa modalidade para simplificar processos e eliminar riscos.
De acordo com o relatório, a tecnologia será um fator impulsionador na facilitação de CIOs e ITDMs para lidar com a retenção de talentos, iniciativas corporativas internas e questões sociais mais amplas em 2021. A maioria dos CIOs e ITDMs (85%) acredita que a capacidade de atrair e reter talentos no mundo totalmente digital será crítica. Quase metade dos entrevistados disse que está aprimorando o talento atual (49%) e investindo em talentos em novas áreas (46%) nos próximos 12 meses. A maioria dos CIOs e ITDMs (90%) planeja abordar iniciativas internas em 2021, incluindo sustentabilidade (50%), saúde mental dos funcionários (50%), privacidade (47%), diversidade e inclusão (47%). Além disso, 85% abordarão questões sociais externas em 2021, incluindo exclusão digital (39%), saúde (37%), mudança climática (35%), justiça social (34%), direitos humanos (33%), desinformação ou “Notícias falsas” (31%), pobreza, fome e falta de moradia (28%).
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