O “open banking”, pagamentos instantâneos, a difusão das máquinas POS e o recente PIX abriram um leque de possibilidades de pagamento, ampliando a demanda por sistemas que consolidem milhares de transações. É nesse contexto que atua a fintech Aditum, empresa criada em 2018 para automatizar e centralizar transações financeiras realizadas através de bancos e adquirentes em s diversas bandeiras de cartão de crédito e débito. A Aditum oferece serviços de backoffice, realizando a conciliação e consolidação das transações sem que o cliente tenha que montar uma estrutura específica para essa operação. Em 2020 a empresa conquistou um crescimento expressivo no processamento diário de transações financeiras para seus clientes.
A Aditum atende software houses de automação comercial que desejam fazer uma oferta completa e inovadora de serviços de pagamento aos seus clientes a partir de seus próprios sistemas. A meta é garantir que o consumidor final tenha uma melhor experiência de pagamento qualquer que seja o meio: cartão físico, QR Code, carteira digital ou comércio eletrônico. Para isso, a plataforma Aditum é facilmente integrada por meio de APIs (Application Programing Interface) com os sistemas de gestão de seus clientes. A oferta Aditum está conectada com os principais adquirente e bancos do País.
“Nossa missão é oferecer uma plataforma eficiente e fácil de integrar que adicione segurança, eficiência e alta disponibilidade a todas as principais formas de pagamento – isso é feito por meio de uma conciliação transparente, estruturada e robusta”, explica Marcelo Rodrigues da Silva, CEO e founder da Aditum.
A partir de uma parceria com o SafraPay, sistema POS do Banco Safra, a Aditum passou a ser responsável pela plataforma de gateway online, link de pagamento, recorrência, TEF e POS e conciliação de pagamentos. Nesse contexto, era fundamental contar com soluções de monitoração que colaborassem para que a Aditum atingisse o SLA acordado com o cliente.
Para resolver esse desafio, a Aditum contratou os serviços de inovação digital da Econocom. A empresa adotou uma abordagem consultiva para entender os negócios da Aditum e, a partir daí, desenhar uma solução sob medida para esse ambiente.
“O time Econocom tem experiência nas demandas digitais do mercado financeiro e soube propor uma solução sob medida para nossos desafios, nos auxiliando no projeto e implementação da plataforma de monitoramento de infraestrutura Datadog”, explica Silva, da Aditum. Esse software monitora o ambiente utilizando sensores para realizar medições sobre a disponibilidade e a performance de diversos elementos do ambiente tecnológico da Aditum. “O Datadog colabora para a elevação dos níveis de serviços (SLA) e gera KPIs que nos ajudam a rever processos em busca da melhoria contínua dos serviços que entregamos aos nossos clientes”, diz Silva. A escolha da solução Datadog foi feita após uma POC realizada no Labs da Econocom, de forma a simular o comportamento do Datadog no ambiente e nos processos de negócios da Aditum.
Solução monitora transações e auxilia no atendimento ao SLA
O desafio de rastrear transações financeiras está sendo vencido com auxílio do Datadog, solução que permite a visualização e o acompanhamento dos processos da Aditum, destaca Silva. O software monitora o tempo de cada transação – que não pode exceder 300 milissegundos –, apontando os gargalos e se a falha está na aplicação ou na infraestrutura. “Esse projeto está estreitamente ligado à continuidade dos processos da Aditum e, por conseguinte, à qualidade do serviço oferecido pela empresa a seus clientes”, afirma Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom Brasil. “A meta é acompanhar todo o processamento de dados da Aditum e, a partir daí, gerar informações que auxiliem o time da Aditum a acelerar a restauração de transações. Isso tem de ser feito em tempo hábil para garantir a operação financeira”.
O Datadog acompanha o tempo das transações desde a passagem do cartão pela máquina até a autorização final, fundamental para a operação do Safra, onde qualquer demora significa perda financeira. A ferramenta monitora o ambiente 24×7 para que o sistema esteja disponível 99,9% do tempo, rastreando a camada de aplicação, banco de dados e processamento de máquina. Oferecendo visibilidade de 360 graus, a plataforma Datadog sinaliza onde está o risco e trata os incidentes para baixar o tempo de resposta do sistema.
Antes da implementação do Datadog não era possível identificar a origem dos incidentes. A baixa performance de uma aplicação era observada, sem que os gestores da Aditum pudessem apontar com clareza a causa da falha. A cada incidente, era necessário analisar os logs gerados pelas transações financeiras e fazer a leitura das entradas de eventos de forma quase manual. “A plataforma Datadog reduziu nosso custo operacional e proporcionou um retorno sobre o investimento em poucos meses”, resume Silva.
Com essa plataforma “white label, plug and play”, a Aditum capacita empresas de automação comercial a oferecer aos seus clientes experiências inovadoras, sem atrito e sem grandes esforços. Conta com uma equipe de 15 pessoas e certificação de segurança PCI nível I.
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