book_icon

Hitachi e Rainforest analisam dados para prevenir extração ilegal de madeira

Com o objetivo de proteger árvores e animais, novos recursos de análise preditiva fornecerão aos guardas-florestais um aviso prévio de até cinco dias informando quando haverá extração ilegal de madeira

A Hitachi Vantara, subsidiária de infraestrutura e soluções digitais da Hitachi, e a Rainforest Connection, organização sem fins lucrativos que usa dados em tempo real para impedir o desmatamento e a caça furtiva, desenvolveram uma solução única que usa dados acústicos para prever a extração ilegal de madeira em florestas tropicais.

De acordo com a Organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), a cada dois segundos, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruída  

De acordo com a Organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), a cada dois segundos, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruída, causando a extinção de centenas de espécies de animais e plantas todos os anos, contribuindo para secas e ameaçando reservas indígenas em vários continentes. Segundo uma pesquisa da Rainforest Alliance, o desmatamento é responsável por 10% de todas as emissões mundiais de carbono, sendo um grande contribuinte para o aquecimento global, com até 90% (WWF) do desmatamento atribuído à extração ilegal de madeira.

A Rainforest Connection construiu dispositivos chamados ‘guardians’ que foram instalados no alto das copas das florestas para coletar dados acústicos. Os dispositivos detectam ruídos de motosserra em tempo real e enviam aos guardas-florestais um arquivo de áudio para que eles possam verificar o local. Todo esse processo pode levar até 14 dias e, em alguns casos, as árvores são perdidas quando os guardas chegam.

Já a contribuição da Hitachi Vantara, foi na criação de uma solução que reduzisse o tempo dos guardas na identificação do local. Usando a tecnologia de análise de dados Lumada, a empresa construiu algoritmos que criam uma linha de base dos sons da floresta tropical. Dessa forma, essa assinatura bioacústica simplifica e acelera o processo de identificação de anomalias. Por exemplo, antes de ligar uma motosserra, os madeireiros costumam explorar os locais com antecedência. A presença destes madeireiros causa uma mudança nas assinaturas acústicas das espécies e sinaliza uma perturbação para o meio ambiente. A solução da Hitachi Vantara detecta esses avisos antecipados e alerta os guardas-florestais em tempo real, com isso, eles podem ganhar até cinco dias de antecedência para chegar ao local.

“Os projetos com a Hitachi Vantara são uma mudança de jogo para Rainforest Connection”, disse Topher White, CEO da Rainforest Connection. “Seremos capazes de aumentar nossas operações e fornecer aos guardas-florestais maior certeza sobre quando os eventos ilegais provavelmente acontecerão”.

A parceria entre as empresas foi estabelecida em 2019, após a doação de $ 250.000,00 dólares da Hitachi Vantara para apoiar a missão da Rainforest Connection. Ambas trabalham juntas para co-criar a solução bioacústica. Agora, o projeto está programado para implementação para toda a rede de guardiões do Rainforest Connection em 2021, localizados em mais de 11 países.

“Na Hitachi, acreditamos no poder dos dados para beneficiar os negócios e a sociedade. Estamos imensamente orgulhosos de nossa parceria com a Rainforest Connection para fazer uma diferença significativa na luta contra as mudanças climáticas”, finaliza Gajen Kandiah, CEO da Hitachi Vantara.

Serviço
www.hitachivantara.com
www.hitachi.com.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.