Todo ano o Spotify publica o “Year in Review”, com diversas informações de uso do aplicativo: quanto tempo de música você escutou, quais os gêneros mais ouvidos, quais as suas músicas e bandas mais tocadas, etc. Isso gera uma experiência incrível para cada cliente, além de uma repercussão muito positiva para a marca, certo? E quando você assiste um filme excelente que saiu da sua lista de recomendação feita pela Netflix, não é o máximo?
Essas empresas, através do uso de dados acionáveis, estão mapeando a jornada de seus clientes e disparando ações automatizadas a partir do comportamento de cada usuário. Essa é uma forma de melhorar a experiência dos clientes e estreitar o relacionamento com eles.
Trazendo agora para um outro aspecto de negócios, não é ótimo quando você entende a necessidade de um cliente e consegue oferecer uma solução eficaz e rápida? Ou melhor ainda, já pensou em anteceder às necessidades deles? As principais companhias do mercado atual são justamente as que conseguem realizar essa tarefa.
Cada vez mais as empresas estão se preocupando em analisar o perfil e o comportamento de seus clientes, para entender as suas necessidades e criar ações mais assertivas. O uso e análise de dados do cliente estão permitindo às empresas entenderem melhor a sua base de clientes, através de um mapeamento e uma gestão muito mais eficiente da jornada, possibilitando a geração de valor através de ações que geram boas experiências e resultados mais satisfatórios para os clientes.
Mas, centralizar todos esses dados, realizar análises assertivas e gerar uma experiência omnichannel que traga resultados – e consequentemente valor – para o seu cliente é um grande desafio.
Para fazer tudo isso da maneira certa é preciso contar com o apoio da tecnologia. Os clientes de hoje esperam receber personalização, agilidade, simplicidade e, claro, uma boa experiência. As Customer Data Platforms surgem justamente dessa necessidade. As “CDPs” são softwares que centralizam todos os dados dos clientes em um único lugar, trazendo informações e um conhecimento muito mais completo de cada um, além de uma visão 360°, possibilitando a geração de insights ou ações e a criação de uma experiência omnichannel personalizada para que a empresa possa, por fim, executar as ações certas, nos clientes certos, no momento mais adequado.
Com todas as informações em um único lugar, e através da utilização de dados acionáveis, as empresas passam a desenvolver ações consistentes e proativas com os clientes. Além disso, a CDP é capaz de integrar o trabalho de diversos times da empresa, afinal, todos têm acesso a uma base de dados unificada dos clientes, possibilitando análises gerais e reports de toda a base de clientes, e também visões “microscópicas” do histórico e de ações de cada um dos clientes. Isso torna o trabalho de inúmeras áreas da empresa muito mais rápido e eficaz.
A tecnologia faz parte do nosso cotidiano como nunca antes, e cada vez mais empresas e organizações fazem uso dessas inovações para garantir melhores resultados. Não existem números que ofusquem, porém, a importância da felicidade do cliente com a marca. A tendência é que, cada vez mais, dados acionáveis ditem o ritmo das indústrias e garantam um lugar no pódio para empresas que realmente entendem e se conectam com seus clientes.
Por Mateus Pestana, cofundador e CEO da SenseData
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