book_icon

Anatel aprova edital para leilão do 5G

Rio de Janeiro avança na implantação da tecnologia no estado

Anatel aprova edital para leilão do 5G

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou no final de fevereiro o edital para leilão do 5G no Brasil. Ainda não há data definida para o início da operação da tecnologia no País, no entanto, um dos compromissos do edital é que o 5G esteja disponível nas capitais brasileiras até julho de 2022.

Em linha com a determinação do órgão regulador, ao final de dezembro de 2020, ano marcado pelo isolamento e distanciamento social nos quatro cantos do Brasil e a clara necessidade de uma conexão de Internet estável para a realização do home office e estudo online de milhares de brasileiros, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro trouxe a publicação da lei 9.151/20 , que trata do Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel instituído no Estado do Rio de Janeiro.

O alinhamento das leis municipais à legislação federal também favorece a expansão da cobertura às zonas periféricas das grandes cidades – hoje afetadas pelas restrições de implantação de infraestrutura impostas por leis anacrônicas – levando os benefícios da conectividade àquelas comunidades  

Sancionada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a lei é um passo importante no que tange o estímulo da instalação da tecnologia 5G no estado, pois contribuirá para que os municípios fluminenses possam modernizar suas legislações de ocupação e uso de solo e viabilizar a implantação da infraestrutura de suporte de telecomunicações e, com isso, promover um ambiente de desenvolvimento da economia digital em âmbito estadual.

A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) que participou ativamente na discussão do Projeto da Lei, defende uma legislação local mais atualizada e direcionada aos novos sistemas urbanos de propagação de sinal, utilizados no 5G, compostos de equipamentos menores e que podem ser instalados em suportes alternativos às torres, como postes, topos e fachadas de prédios e peças do mobiliário urbano. O alinhamento das leis municipais à legislação federal também favorece a expansão da cobertura às zonas periféricas das grandes cidades – hoje afetadas pelas restrições de implantação de infraestrutura impostas por leis anacrônicas – levando os benefícios da conectividade àquelas comunidades.

“A sanção da Lei Estadual no Rio de Janeiro é um passo importante para o tema e um exemplo da contribuição que pode ser dada pelos Estados. A preocupação com a infraestrutura de telecomunicações é fundamental para que possamos trazer a tecnologia 5G em sua plenitude e estar em conformidade com a determinação da Anatel, e isso só será possível com exemplos como esse do Estado Rio de Janeiro, que provou que os Estados também têm um papel importante no desafio de implantar o 5G”, avalia Luciano Stutz, presidente da Abrintel.

A lei tem a autoria dos deputados Luiz Paulo (Cidadania) e Lucinha (PSDB) e prevê ainda que os 92 municípios do estado apreciem em suas respectivas Câmaras Municipais para a fomentação do 5G e estabelecimento de normas para implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações, devendo ser observadas as regras expedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.