book_icon

Líderes empresariais estão transbordando otimismo

Pesquisa da PwC mostra que 76% dos CEOs estão confiantes; TI e Telecom são os mais otimistas
Líderes empresariais estão transbordando otimismo

Um ano após a Covid-19 ser declarada uma pandemia, os CEOs expressam um otimismo recorde sobre a recuperação econômica global, com 76% dos líderes empresariais prevendo um crescimento econômico melhor em 2021. O percentual de líderes empresariais que expressam confiança no crescimento é superior a partir de 2020 (22%) e 2019 (42%), representando o maior nível de otimismo desde que a pesquisa começou a fazer essa pergunta em 2012. O otimismo dos CEOs sobre o crescimento econômico global é particularmente forte na América do Norte e na Europa Ocidental, com 86% e 76% dos CEOs nessas regiões, respectivamente. Esses números constam da 24ª Pesquisa Anual de CEOs Globais da PwC, que este ano pesquisou 5.050 líderes de negócios em 100 países e territórios em janeiro e fevereiro de 2021.

Os líderes empresariais nos setores de tecnologia e telecomunicações têm os mais altos níveis de confiança, 45% e 43%, respectivamente. Já os CEOs dos setores de transporte e logística (29%) e hotelaria e lazer (27%) estão entre os menos confiantes sobre sua capacidade de aumentar suas receitas nos próximos 12 meses

“Após um ano de tragédia humana e tremendas dificuldades econômicas, é encorajador observar que os responsáveis ​​por tomar decisões de investimento e recrutar pessoal estão mostrando um otimismo cauteloso para este ano. Os líderes empresariais têm confiança no retorno do crescimento, impulsionado pelo rápido desenvolvimento de vacinas e sua implantação em muitas partes do mundo”, disse Bob Moritz, presidente da PwC Network. “No último ano tumultuado, os CEOs tiveram que repensar e reconfigurar o que fazem e como fazem, ao mesmo tempo em que gerenciam balanços patrimoniais tensos e apoiam os funcionários que foram forçados a enfrentar essas circunstâncias extraordinárias”, completou.

Desafios

Segundo o relatório, os CEOs hoje enfrentam dois desafios fundamentais: primeiro, como construir confiança com uma ampla gama de partes interessadas, cujas expectativas das empresas são maiores do que nunca; e, segundo, como adaptar seus negócios e alcançar resultados duradouros em um ambiente externo em rápida mudança. As organizações que fazem isso estarão na melhor posição para emergir da pandemia como empresas fortes, resilientes e produtivas, capazes de resistir a choques futuros.

Quando questionados sobre seus gastos com transformação digital, quase metade dos CEOs (49%) espera aumentos de 10% ou mais. Apesar da crescente preocupação dos CEOs com os ataques cibernéticos, isso não se traduziu em uma ação definitiva. Menos da metade dos líderes de negócios que planejam aumentar seus investimentos digitais também planejam aumentar seus gastos com segurança cibernética e privacidade de dados em 10% ou mais. Ao mesmo tempo, um número crescente de CEOs (36%) planeja usar automação e tecnologia para tornar sua força de trabalho mais competitiva, mais do que o dobro da parcela de CEOs que disseram o mesmo.

“Um ano após o início da pandemia, estamos em um ponto de inflexão à medida que a imunização começa a aumentar em todo o mundo. Embora a forma de recuperação permaneça desconhecida, é claro que não podemos simplesmente voltar à situação anterior. Para alcançar o tipo de mudança necessária, os CEOs precisarão pensar fora da caixa e avaliar constantemente suas decisões e ações em relação aos impactos sociais mais amplos. Ao fazê-lo, traçarão o caminho a seguir para construir confiança e alcançar resultados duradouros para os acionistas, a sociedade e o nosso planeta”, disse Moritz.

Confiança

Os líderes empresariais estão mais otimistas quanto às perspectivas de seus negócios. Mais de um terço (36%) dos entrevistados dizem que estão “muito confiantes” sobre as perspectivas de crescimento da receita de sua organização nos próximos 12 meses, em comparação com 27% dos CEOs em 2020.

Embora a confiança geral esteja aumentando, há grandes variações entre os setores, refletindo os diferentes graus de impacto da pandemia no comportamento do consumidor. Os líderes empresariais nos setores de tecnologia e telecomunicações têm os mais altos níveis de confiança, 45% e 43%, respectivamente. Enquanto isso, os CEOs dos setores de transporte e logística (29%) e hotelaria e lazer (27%) estão entre os menos confiantes sobre sua capacidade de aumentar suas receitas nos próximos 12 meses.

A porcentagem de líderes empresariais que expressam preocupação com as mudanças climáticas aumentou de 24% em 2020 para 30% em 2021. Isso representa apenas um aumento marginal no contexto da COP26, que era pra ter ocorrido em novembro de 2020 e ficou para este ano, ainda sem data marcada. Essa descoberta também ocorre em um contexto de ansiedade crescente em relação a quase todos os tipos de ameaças.

As mudanças climáticas ainda estão em 9º lugar entre as ameaças percebidas pelos CEOs ao crescimento. Além disso, 27% dos líderes empresariais dizem que “nada” ou “não estão muito” preocupados com as mudanças climáticas. Isso pode ser explicado pelo fato de que as mudanças climáticas não são vistas como uma ameaça imediata ao crescimento em comparação com outras questões, como pandemia, regulamentação excessiva e ameaças cibernéticas.

Além disso, 39% dos CEOs pesquisados ​​acreditam que sua organização precisa fazer mais para “medir” seu impacto ambiental. E 43% deles acreditam que sua organização precisa fazer mais para relatar, o que é uma proporção maior do que qualquer outra área de divulgação. Isso é encorajador, pois mais e melhores informações sobre o impacto ambiental das empresas são essenciais para estimular a mudança necessária para alcançar uma economia carbono zero.

Serviço
www.pwc.com

Bob Moritz

CEO

confiança

pesquisa

PwC

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento