book_icon

Akamai faz balanço dos seus desafios de segurança em 2020

Relatório diz que a empresa enfrentou 21,5 milhões de consultas DNS maliciosas de um total de 109 bilhões, a maioria ataques de malwares e phishing

Akamai faz balanço dos seus desafios de segurança em 2020

A Akamai publicou nesta quarta-feira (10/3) o relatório State of the Internet / Security: Adapting to the Unpredictable. O relatório faz uma retrospectiva de 2020, examinando algumas das mudanças tecnológicas e os padrões que surgiram de picos de acesso à Internet relacionados à quarentena decretada no início do ano, aos picos ressurgentes devido a uma mistura de bloqueios e fechamentos adicionais, bem como feriados .

Em 2020, a Internet manteve as pessoas trabalhando, aprendendo e conectados. O relatório mostra a verdadeira resiliência da Internet – por exemplo, a Akamai observou um aumento de 30% no tráfego da rede quando os bloqueios pandêmicos começaram e houve uma mudança global para funcionalidade remota, que continua até hoje.

De acordo com o relatório, em 2020, a Akamai enfrentou 21,5 milhões de consultas DNS maliciosas de um total de 109 bilhões, ou cerca de 299 milhões de consultas por dia. A maioria dos ataques foi de malware, com a Akamai registrando 10,2 milhões de solicitações bloqueadas

Por outro lado, juntamente com a mudança no uso durante a pandemia, a Akamai viu criminosos tirarem vantagem em todo o mundo, visando todos os setores de negócios e indústrias, incluindo tecnologia da informação e segurança. As defesas em camadas existentes na Akamai foram capazes de se adaptar a um ambiente de trabalho remoto. O conceito de Zero Trust permite que os trabalhadores remotos façam seus trabalhos de qualquer lugar e os protege ao mesmo tempo. Levou anos para arquitetar este modelo até onde ele está hoje, e é um processo contínuo.

“Defender os sistemas corporativos é um desafio na melhor das hipóteses”, disse Robert Blumofe, diretor de Tecnologia da Akamai. “Fazer isso no meio de uma pandemia só aumenta essas complexidades e desafios. A Akamai conseguiu fazer a transição e defender uma força de trabalho remota de 99% dos ataques, porque há muito consideramos todo acesso como acesso remoto. Construímos nosso ambiente com os recursos necessários, incluindo o aproveitamento de conceitos Zero Trust e defesas robustas em camadas”, afirmou.

Uma das principais camadas de defesa da Akamai é o Enterprise Threat Protector, que usa a pesquisa e os dados da Akamai, aumentados com dados de terceiros. Esta solução foi projetada para identificar domínios maliciosos e bloqueá-los no nível DNS e HTTP. Ele aborda vários elementos-chave usados ​​por criminosos, incluindo exfiltração, comando e controle (C2) e phishing.

De acordo com o relatório, em 2020, a Akamai enfrentou 21,5 milhões de consultas DNS maliciosas de um total de 109 bilhões, ou cerca de 299 milhões de consultas por dia. A maioria dos ataques foi de malware, com a Akamai registrando 10,2 milhões de solicitações bloqueadas. Isso pode ser devido ao clique de um link malicioso em um e-mail, documento ou mesmo em um site.

Phishing, perdendo apenas para malware, foi o outro tipo de ataque principal observado nos registros do Enterprise Threat Protector em 2020, com 6,3 milhões de tentativas bloqueadas. A organização da plataforma da empresa, o grupo financeiro, a equipe de serviços globais, o escritório do CIO e a unidade de vendas e marketing na Web foram os mais visados, o que revela que os criminosos não são muito exigentes quando se trata de seleção de vítimas, mas eles irão concentrar seus esforços quando o ganho potencial for grande.

“Uma das lições aprendidas em 2020, no que se refere ao trabalho remoto e ensino a distância, é que a forma usual de proteção funcionará até certo ponto, mas a segurança deve se adaptar rapidamente a situações de mudança”, disse Steve Ragan , pesquisador de Segurança da Akamai e autor do relatório. “Só porque uma política ou programa funciona bem em um data center ou escritório não significa que funcionará quando todos tiverem de trabalhar de casa. As mudanças forçadas em 2020 foram um lembrete claro desse fato”, observou.

Serviço
www.akamai.com

Akamai

Ameaça

malware

phishing

segurança

zero trust

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento