book_icon

A Inteligência Artificial substituirá a intuição até 2025

Segundo o Gartner, modelos de análises de dados definirão a viabilidade, estratégia e resultado potencial de um investimento
A Inteligência Artificial substituirá a intuição até 2025

Em 2025, mais de 75% do Venture Capital (VC) e avaliações executivas de investidores em estágio inicial serão informados usando Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, de acordo com o estudo Tech Providers 2025: AI is Transforming Investor Positioning for Tech CEOs, divulgado pelo Gartner nesta quarta-feira (10/3).

“Os investidores bem-sucedidos devem ter uma boa intuição – a capacidade de tomar decisões financeiras sólidas a partir de informações qualitativas juntamente com os dados quantitativos fornecidos pela empresa de tecnologia”, disse Patrick Stakenas, diretor sênior de Pesquisa do Gartner. “No entanto, essa voz interior impossível de quantificar desenvolvida a partir da experiência pessoal está desempenhando um papel cada vez menor na tomada de decisões de investimento. A experiência do pitch tradicional mudará significativamente até 2025 e os CEOs de tecnologia precisarão enfrentar os investidores com modelos e simulações habilitados para IA, já que os pitches e finanças tradicionais serão insuficientes ”, afirmou.

Embora essa tecnologia seja usada principalmente para fins de marketing e vendas, em 2025, as organizações de investimento a utilizarão para determinar quais equipes de liderança têm maior probabilidade de sucesso

O Gartner prevê que, em 2025, o investidor VC ou PE equipado com IA e ciência de dados se tornará lugar-comum. Os recursos analíticos avançados aumentados estão mudando rapidamente a estratégia de investimento em empreendimentos em estágio inicial, da intuição e da tomada de decisão qualitativa para um processo quantitativo mais moderno baseado em plataforma. As informações coletadas de fontes como LinkedIn, PitchBook, Crunchbase e Owler, juntamente com mercados de dados de terceiros, podem ser aproveitadas juntamente com diversos investimentos anteriores e atuais. Os provedores de serviços de tecnologia que buscam investimento devem construir uma presença digital precisa, atualizando e corrigindo métricas quantitativas nas mídias sociais e sites de negócios para garantir que as informações e finanças da empresa estejam corretas.

“Esses dados estão cada vez mais sendo usados para construir modelos sofisticados que podem determinar melhor a viabilidade, estratégia e resultado potencial de um investimento em um curto espaço de tempo. Questões como quando investir, onde investir e quanto investir estão se tornando quase automatizadas”, disse o Stakenas.

A tecnologia de IA atual já é capaz de fornecer insights sobre os desejos do cliente e prever o comportamento futuro. Perfis exclusivos podem ser construídos com pouca ou nenhuma entrada humana, que podem ser desenvolvidos por meio de IA de processamento de linguagem natural que pode determinar qualidades sobre um indivíduo a partir de gravações em tempo real ou de áudio. Embora essa tecnologia seja usada principalmente para fins de marketing e vendas, em 2025, as organizações de investimento a utilizarão para determinar quais equipes de liderança têm maior probabilidade de sucesso.

“Os traços de personalidade e padrões de trabalho necessários para o sucesso serão quantificados da mesma maneira que o produto e seu uso no mercado, o tamanho do mercado e os detalhes financeiros são medidos atualmente”, observou Stakenas. “As ferramentas de IA serão usadas para determinar a probabilidade de uma equipe de liderança ter sucesso com base no histórico de empregos, experiência de campo e sucesso empresarial anterior”, concluiu.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.