book_icon

Vendas globais de PCs devem chegar a quase 500 milhões este ano

Estimativas da Canalys incluem desktops, notebooks e tablets; vendas não serão maiores por falta de componentes e problemas na logística

Vendas globais de PCs devem chegar a quase 500 milhões este ano

De acordo com as últimas previsões da empresa de pesquisa Canalys, o mercado global de PCs, incluindo desktops, notebooks e tablets, crescerá 8,4% em 2021, depois do grande sucesso de vendas de 2020. As remessas totais devem chegar a 496,8 milhões de unidades, com todas as categorias em crescimento.

Segundo a empresa, os atrasos nos pedidos de dispositivos do ano passado estão sendo impulsionados pela demanda contínua de funcionários e alunos ainda afetados pelas restrições impostas pela Covid-19. Mas os problemas de abastecimento persistirão ao longo deste ano e serão a principal restrição aos níveis de crescimento mais elevados. O crescimento em 2021 deve ser antecipado no primeiro semestre do ano, com as vendas aumentando 54% no primeiro trimestre e 7% no segundo trimestre, em comparação aos mesmos períodos do ano passado. Chromebooks e tablets serão os destaques do setor em 2021, alcançando um crescimento de 30% e 8%, respectivamente.

O segmento de educação continuará a ser um impulsionador principal, com os chromebooks enfrentando alguns dos acúmulos de pedidos mais severos de qualquer categoria de PC.

Segundo estimativas da empresa, este ano serão vendidos 64,4 milhões de desktops, um crescimento de 4,4% sobre os 61,6 milhões vendidos no ano passado. Serão comercializados 266,3 milhões de notebooks, 9,4% a mais sobre os 236 milhões vendidos em 2020. Já as vendas de tablets alcançarão 174,2 milhões de unidades, 8,3% sobre os quase 161 milhões do ano passado.

“Após o boom de 2020, a indústria de PCs deverá crescer nos próximos anos”, afirmou Rushabh Doshi, diretor de Pesquisa da Canalys. “A carteira de pedidos e a forte demanda contínua apresentam uma grande oportunidade de curto prazo, enquanto a base instalada crescente de usuários de PC apresenta oportunidades futuras significativas para atualizações e upgrades. Mas a Canalys está adotando uma visão relativamente conservadora, projetando um crescimento de um dígito para este ano, devido à incerteza prevalecente em torno do fornecimento e distribuição”, alertou o executivo.

Segundo conta, componentes cruciais, como monitores, GPUs e outros chips menores que controlam os componentes internos do PC, enfrentarão um aperto durante a maior parte de 2021e também 2022, deixando uma quantidade significativa de demanda não atendida. A competição por componentes das indústrias automotivas, de manufatura inteligente e IoT também colocará pressão sobre os fabricantes de PC, que verão sua priorização cair. Logística e transporte também são um fator limitante no atendimento à demanda, com os fornecedores optando por fretes aéreos mais caros para ajudar a reduzir os tempos de entrega. Se a indústria puder superar esses problemas persistentes, os fabricantes poderão registrar crescimentos maiores.

“Chromebooks e tablets foram os grandes vencedores em 2020 e a Canalys prevê um futuro promissor para ambas as categorias de produtos neste ano e além”, disse Ishan Dutt, analista da Canalys. “Ambos são alternativas com boa relação custo-benefício para dispositivos Windows mais caros, atendendo a segmentos que não são atendidos pela Wintel (Windows+Intel)”, comentou. A Canalys prevê vendas de chromebooks este ano em torno de 40 milhões de unidades, um crescimento de 30% em comparação a 2020 (31 milhões).

O segmento de educação continuará a ser um impulsionador principal, com os chromebooks enfrentando alguns dos acúmulos de pedidos mais severos de qualquer categoria de PC. Além disso, a Canalys também espera que o segmento comercial mais amplo expanda o uso de chromebooks e tablets. Mesmo com as economias começando a abrir, restringir o contato entre as pessoas ainda permanece importante e os tablets permitem que tarefas simples de varejo, hospitalidade e viagens sejam realizadas com mais facilidade. E em mercados em desenvolvimento, os tablets Android serão de particular importância, pois oferecem suporte a mudanças acessíveis para a educação digital. Fornecedores com portfólios saudáveis de chromebooks e tablets estarão bem posicionados para crescer nos próximos anos.

Serviço
www.canalys.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.