book_icon

Softex e PrograMaria se unem para incentivar mais mulheres na Tecnologia

A Softex fechou uma parceria com a PrograMaria – negócio de impacto social de engajamento e formação de mulheres na tecnologia – para patrocinar 50 bolsas no curso Eu ProgrAmo. Com o objetivo de desmitificar o universo de Programação e incentivar a entrada de mais mulheres na área, o curso aborda conceitos iniciais de HTML, CSS, Lógica Programação, Java Script, além de dicas para trilhar carreira em Tecnologia.

O mercado carece profissionais: segundo dados de um levantamento realizado pela unidade de inteligência, estudos e pesquisas da Softex, o déficit de profissionais de TI no País deverá superar 408 mil em 2022. Ainda segundo a entidade, apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de Tecnologia da Informação é formado por mulheres. Pensando nisso, a PrograMaria lançou o curso online Eu ProgrAmo.

A Softex financiará 50 bolsas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, que passarão pelo processo seletivo da PrograMaria

“Já fazíamos cursos presenciais e, com a pandemia, aproveitamos para usar a Tecnologia a nosso favor: com o Eu ProgrAmo conseguimos aumentar o impacto, alcance geográfico e escala, oferecendo o primeiro passo para mulheres que querem aprender mais sobre Programação, com uma experiência desenhada pensando nelas”, relata Iana Chan, CEO da PrograMaria.

Durante o período do curso, as alunas têm acesso a uma plataforma com seis módulos, divididos em mais de 300 minutos de videoaulas, mais de 40 exercícios de código e outras atividades, além de fórum de discussão com tutoras para tirar dúvidas. Ao final do curso, as alunas terão publicado a sua primeira página Web e receberão um certificado digital de conclusão. A Softex financiará 50 bolsas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, que passarão pelo processo seletivo da PrograMaria.

“Entendemos que temos a responsabilidade social de estimular um número cada vez maior de mulheres na buscar por sua independência financeira. E o aprendizado e emprego da tecnologia com certeza desempenha um papel preponderante no sentido de favorecer o empoderamento feminino junto a comunidades empreendedoras”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Para pleitear uma bolsa, as mulheres devem preencher um questionário socioeconômico e realizar uma atividade online. Para garantir representatividade entre as pessoas contempladas com as bolsas, foram firmadas parcerias com a TransEmpregos, organização que faz a ponte entre pessoas trans e o mercado de trabalho, a perifaCode, comunidade de programação da periferia, e o QuebraDev, movimento social que tem como objetivo democratizar a informação para a periferia.

“A parceria com a Softex será fundamental para conseguirmos ampliar o impacto da nossa missão, desmistificar o universo da Programação pensando em diferentes perfis: mulheres negras, mulheres trans, mulheres periféricas, entre outros grupos minoritários na Tecnologia”, afirma Iana.

Serviço:
Matrículas e inscrição para o processo seletivo da bolsa até 17/3
www.programaria.org/curso-online-euprogramo/
Resultado Processo Seletivo: 19/3
Início do curso: 22/3

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.