book_icon

Notebook verde facilita reparos e personalização

O Framework Laptop é construído em alumínio e projetado para que o próprio usuário faça a manutenção

Notebook verde facilita reparos e personalização

Os notebooks atuais mais sofisticados estão finos, leves e também poderosos, mas à medida que o tempo passa, novas aplicações surgem e o desempenho começa a cair. Aumentar memória, armazenamento ou instalar qualquer dispositivo se torna uma tarefa para especialistas. Foi pensando em aumentar a longevidade dos equipamentos e facilitar a personalização que a Framework, uma startup de São Francisco (EUA) fundada em 2019, criou o Framework Laptop, um notebook fino, leve e de alto desempenho, que pode ser atualizado, personalizado e reparado de forma fácil, com poucos conhecimentos técnicos.

Ele é fabricado com uma caixa de alumínio moldado e fresado com precisão, chegando a 15,85 mm de espessura e pesa apenas 1,3 Kg. O seu desempenho é garantido pelos processadores Intel Core de 11ª geração configuráveis, Wi-Fi 6E, até 64 GB de memória DDR4 e 4 TB ou mais de armazenamento Gen4 NVMe. A tela de 13,5 polegadas 3: 2 com resolução de 2256×1504 permite boa visão. O equipamento ainda oferece uma webcam 1080p 60fps. Vem com interruptores de privacidade de hardware, uma bateria de 55 Wh de alto ciclo de vida e um teclado com sensação de deslocamento de 1,5 mm .

O produto oferece opções para atualizar, personalizar e reparar o equipamento. O sistema de Cartão de Expansão transforma os adaptadores como uma coisa do passado, permitindo que o usuário escolha exatamente as portas que deseja e de que lado do notebook deseja colocá-los. Com quatro baias, é possível selecionar USB-C, USB-A, HDMI, DisplayPort, MicroSD, armazenamento ultrarrápido, um amplificador de fone de ouvido de última geração e muito mais.

Segundo a empresa, junto com o armazenamento em soquete, WiFi e dois slots de memória, toda a placa-mãe pode ser trocada para aumentar o desempenho conforme lançamos versões atualizadas com novas gerações de CPU. Peças de alto uso, como bateria, tela, teclado e moldura de fixação magnética trazem cores personalizáveis e são fáceis de substituir. Os códigos QR em cada item leva o usuário diretamente aos guias e à listagem da loja da empresa na Web. Estão nos planos a abertura de um ecossistema para permitir que uma comunidade de parceiros construa e venda módulos compatíveis por meio do Framework Marketplace.

No projeto há uma clara preocupação com o meio ambiente e questões de sustentabilidade. A maioria dos dispositivos eletrônicos de consumo é descartavel por design. A melhor maneira de reduzir o impacto ambiental da eletrônica é fazendo com que durem mais. Além de permitir a longevidade, a empresa vem focando em melhorar a sustentabilidade ao longo da vida dos produtos. O Framework Laptop é feito de 50% de alumínio reciclado pós-consumo (PCR) e uma média de 30% de plástico PCR. A embalagem é totalmente reciclável, sem plásticos descartáveis.

Serviço
https://frame.work

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.