book_icon

5G é sinônimo de alta velocidade, até na sua adoção

Números levantados pela Viavi mostram que o seu uso acelerou mais rápido do que qualquer outra tecnologia móvel anterior
5G é sinônimo de alta velocidade, até na sua adoção

A quantidade de cidades com redes 5G em operação é agora de 1.336 globalmente, um aumento de 350% em comparação a 2019, apesar da pandemia de Covid-19 ainda estar em curso. Em janeiro de 2021, mais de 30% dos países do mundo já tinham disponibilidade de 5G, de acordo com um novo relatório divulgado nesta terça-feira (23/2) pela Viavi Solutions, fornecedora global de soluções de teste, monitoramento e garantia de rede para provedores de serviços de comunicação, chamado The State of 5G.

Segundo o levantamento, a adoção dessa tecnologia se acelerou mais rápido do que qualquer outra tecnologia móvel anterior. As redes 5G comerciaisjá foram implementadas em 61 países em todo o mundo, representando um aumento de 80% desde janeiro de 2020. Os três principais países com mais cidades com 5G são China (341), Estados Unidos (279) e Coreia do Sul (85). O Reino Unido agora tem 5G em 54 cidades, seguido de perto pela Espanha, com 53.

O apetite esmagador do assinante por velocidades cada vez mais rápidas e maior largura de banda continua a impulsionar os provedores de serviços a investir na evolução do 5G

Outros 27 países adicionaram implementações 5G comerciais no ano passado, incluindo três países que já alcançaram os 10 primeiros em termos de cidades cobertas – Canadá, com 49 cidades, bem como França e Tailândia, empatadas com 24. De uma perspectiva regional, a Ásia tomou a liderança com 528 cidades; EMEA está agora em segundo lugar, com 459 cidades; e a região das Américas permanece em terceiro lugar, com 5G disponível em 349 cidades. Na China, o número de cidades com 5G cresceu seis vezes em um ano, enquanto a cobertura nos EUA aumentou cinco vezes.

“A natureza crítica da conectividade de rede confiável foi destacada de forma aguda em 2020, quando o trabalho remoto, o aprendizado online e os chats de vídeo com a família e amigos se tornaram o novo padrão mundial”, disse Sameh Yamany, diretor de Tecnologia da Viavi. “O apetite esmagador do assinante por velocidades cada vez mais rápidas e maior largura de banda continua a impulsionar os provedores de serviços a investir na evolução do 5G. No entanto, seu sucesso ou fracasso será determinado pela capacidade de fornecer o melhor desempenho de rede e qualidade de serviço possíveis. testes de protocolos e garantia de arquiteturas 5G cada vez mais complexas”, alertou.

A Viavi informa que os dados foram compilados de fontes publicamente disponíveis apenas para fins informativos, como parte de sua prática de rastrear tendências e permitir o desenvolvimento de tecnologias de ponta, que permitam aos provedores de serviços de comunicação comandar a rede 5G .

Serviço
www.viavisolutions.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.