O número de tomadores de decisão em Recursos Humanos (RH) que afirmam que a experiência do funcionário (EX) é o aspecto mais importante de sua estratégia de RH quase triplicou nos últimos dois anos. Os resultados foram publicados em um novo estudo da Forrester Consulting encomendado pela SAP, Qualtrics (uma empresa SAP) e EY. Da mesma forma, o orçamento para EX quase dobrou no mesmo período, de 6% para 11% e espera-se que aumente para 16% em dois anos.
Segundo o estudo Close the Employee Experience Gap, a experiência do funcionário está em um ponto de inflexão à medida que as organizações procuram oferecer suporte a uma força de trabalho cada vez mais remota, ao mesmo tempo em que mantêm cultura, flexibilidade e produtividade. Ainda assim, a maioria das iniciativas EX permanece relativamente imatura, de acordo com o estudo, que entrevistou 900 tomadores de decisão de RH e 900 funcionários em tempo integral. Silos organizacionais, falta de suporte executivo, medição inconsistente, dados dispersos e desalinhamentos entre departamentos de RH e funcionários deixam espaço para melhorias na criação de iniciativas EX que geram mudanças duradouras.
Por exemplo, apenas 24% das equipes de RH têm um patrocinador executivo para seu trabalho EX e 71% dizem que é um desafio reunir informações em tempo real sobre a experiência dos funcionários. Apenas 17% das organizações de RH dizem que rastreiam KPIs que refletem a força cultural. Enquanto 81% dos funcionários acreditam que criar e manter uma cultura positiva é o aspecto mais importante para criar um bom EX, apenas 58% dos gerentes de RH concordaram. Além disso, apenas 15% dos funcionários esperam EX excelentes de suas empresas.
“Aprendizagem e treinamento, diversidade e inclusão e uma cultura que incentiva as pessoas a se dedicarem completamente ao local de trabalho fazem parte da experiência do funcionário”, disse Jill Popelka, presidente da SAP SuccessFactors. “A experiência do funcionário não pode ser isolada do RH ou focada exclusivamente no aumento da produtividade. É necessária uma estratégia holística impulsionada pela liderança e moldada por feedback contínuo dos funcionários ”, alertou o executivo.
Apesar dos desafios existentes, o estudo confirmou que as iniciativas EX podem gerar imensos benefícios para os negócios em geral. Os líderes de RH disseram que as iniciativas EX têm um impacto positivo na agilidade da força de trabalho (59%) e na agilidade organizacional (67%). Enquanto isso, quase 80% dos funcionários disseram que as iniciativas EX melhoram sua produtividade e qualidade de trabalho. Isso se traduz em aumento de receita, de acordo com 77% dos líderes de RH que disseram que as iniciativas EX aumentaram a receita e 61% que disseram ter visto uma melhora na lucratividade.
Serviço
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