book_icon

Estudo mostra crescimento do modelo DevOps

Segundo a Redgate, 74% das organizações estão agora adotando uma abordagem DevOps para desenvolvimento de aplictivos

Estudo mostra crescimento do modelo DevOps

A desenvolvedora britânica Redgate Software apresentou seu relatório anual DevOps do Estado do Banco de Dados de 202, que mostra algumas mudanças dramáticas em TI como resultado direto da pandemia atual. Segundo o estudo, realizado em novembro e dezembro do ano passado, quase três quartos das organizações já adotaram o DevOps (contração de Development e Operations) de alguma forma, o uso de banco de dados de plataforma cruzada aumentou significativamente e as equipes de TI permaneceram notavelmente produtivas apesar de trabalharem remotamente.

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados afirmaram que suas organizações cresceram acima ou em linha com as expectativas, 13% não viram nem crescimento nem declínio e apenas 9% viram queda. Em termos de produtividade e desempenho, apenas 13% viram um impacto negativo – e 80% concordam que o trabalho remoto permanecerá no longo prazo, com 63% concordando que aumentou sua produtividade.

A ascensão do DevOps para desenvolvimento de aplicativos e banco de dados ajudou a mitigar muitos dos desafios que as organizações enfrentaram como parte de suas jornadas de transformação digital

“O ano passado catalisou iniciativas de transformação digital em todo o mundo. Embora seja um desafio, essa capacitação das equipes de TI para colaborar de forma remota mudou fundamentalmente a maneira como agora consideramos como trabalhamos. Precisamos acelerar nossa compreensão das maneiras pelas quais as equipes de TI podem cooperar e continuar a desenvolver aplicativos e bancos de dados ao adotar uma abordagem remota. Isso, por sua vez, acelerou ainda mais a aceitação do DevOps, o uso de várias plataformas de banco de dados para diferentes casos de uso e a mudança para a Nuvem”, afirmou Jakub Lamik, diretor de Produto da Redgate.

Segundo o relatório, 74% das organizações estão agora adotando uma abordagem DevOps para o desenvolvimento, ante 47% quando o relatório foi publicado pela primeira vez, cinco anos atrás. Tão importante quanto, surgiu uma correlação clara entre a adoção do DevOps e o desempenho de entrega de software, com profissionais de alto desempenho capazes de liberar alterações de aplicativos e bancos de dados com mais rapidez, frequência e menos erros.

Além disso, apenas 30% das organizações agora usam uma plataforma de banco de dados, em comparação com 38% em 2019, e 26% têm dois bancos de dados e quase metade dos entrevistados usa três ou mais bancos de dados. Outro desenvolvimento marcante é o aumento na mudança para a Nuvem, que reverte uma pequena queda vista no relatório do ano passado – 58% agora usam a Nuvem totalmente ou em combinação com no local, em comparação com 46% em 2019 e 51% em 2018.

A maioria dos entrevistados, 84%, também espera que o orçamento para gerenciamento de banco de dados e ferramentas permaneça pelo menos o mesmo ou aumente nos próximos 12 meses, indicando a importância disso dentro da estratégia geral de TI.

“A ascensão do DevOps para desenvolvimento de aplicativos e banco de dados ajudou a mitigar muitos dos desafios que as organizações enfrentaram como parte de suas jornadas de transformação digital. Permitiu que as equipes de TI continuassem produtivas mesmo quando trabalhando remotamente e os incentivou a explorar novos plataformas de banco de dados, tanto no local quanto na Nuvem. Esperamos que os maiores desafios para 2021 sejam gerenciar a diversidade de sistemas em diferentes equipes, aproveitando os sucessos anteriores e um maior nível de maturidade”, comentou Lamik.

O Relatório de DevOps do Estado do Banco de Dados de 2021 foi baseado em uma pesquisa com mais de 3 mil desenvolvedores, especialistas em bancos de dados e profissionais de TI da América do Norte e do Sul, Europa, Rússia, África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.

Serviço
www.red-gate.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.