book_icon

ClubHouse: como a nova rede social pode ajudar a melhorar as cidades brasileiras?

Chegou ao Brasil a nova moda do momento: o aplicativo ClubHouse. Voltado para o envio de áudios e com salas de bate-papo ao vivo, a ferramenta é o assunto mais falado neste começo de 2021. De acordo com dados do Google, entre os dias 1 e 9 de fevereiro, as buscas pelo aplicativo aumentaram 4.900% se comparado com todo o mês de janeiro. Já são mais de 6 milhões de usuários, segundo informações da Backlinko, reunidos para debater, opinar e ouvir sobre assuntos diversos com pessoas de todo o mundo. 

Como toda nova tecnologia que é apresentada para a sociedade, a novidade pode e deve ser adaptada pelos usuários para aproveitar da melhor forma possível a ferramenta. E isso vale também para os gestores públicos, que devem estar cada vez mais atentos ao que surge de novo no mercado. Nesse caso, o ClubHouse dá uma lição sobre a importância e relevância da participação cidadã em uma gestão. 

O envolvimento de pessoas relevantes para o mercado, como o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e a CEO da Beauty’in, Cristiana Arcangeli, além de influenciadores digitais e personalidades como Drake, Pyong Lee e Luciano Huck, gera curiosidade e interesse por parte da população para ouvir o que essas pessoas têm a dizer e também poder compartilhar experiências relevantes para o tema. Isso nada mais é do que o princípio da participação cidadã: aproximar a população das pessoas que são referência na gestão, seja ela pública ou privada. 

Talvez, em um primeiro momento, pareça que os usuários não terão muito interesse em conversas ou um bate-papo com o prefeito de sua cidade, por exemplo. Porém, o pilar da participação cidadã defende o diálogo entre as duas partes e não somente que o cidadão ouça o que é dito pelos gestores, como acontece nos modelos atuais de entrevistas coletivas ou pronunciamentos. 

Já imaginou um grande chat no ClubHouse em que todos os moradores possam expor suas ideias e opiniões? Parece uma grande bagunça, mas é em oportunidades como essa que surgem as demandas de quem realmente vive na cidade. A nova rede social não será a solução para aproximar a sociedade de seus gestores, mas é um exemplo de como a população valoriza a participação e a oportunidade de expor suas ideias. Além de sentir o prestígio de estarem próximos de quem é referência ou líder em cada setor. 

A exclusividade de receber um convite para fazer parte da rede social desperta no indivíduo a mesma sensação de privilégio quanto ser convidado pelo prefeito para passar um dia acompanhando o trabalho no poder público e dando sua colaboração para o crescimento da cidade. E a tecnologia é o melhor caminho para possibilitar essa mudança de forma gradativa e organizada dentro de cada município. 

Falar com o povo, mas também saber ouvir o que todos têm a dizer, dentro dos ambientes que eles estão inseridos, inclusive os online, é uma das maiores virtudes que se espera do gestor que assume o compromisso de levar uma cidade, estado ou país para frente. E abrir portas para a voz do cidadão pode transformar uma gestão participativa na nova moda do Brasil. 

Por Flavio dos Santos, coordenador de Atendimento ao Cidadão no Instituto das Cidades Inteligentes, ICI.

aplicativo ClubHouse

Flavio dos Santos

gestão pública

Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento