book_icon

TecBan lança plataforma de Open Banking as a Service

Solução de Open Banking desenvolvida em parceria com empresa do Reino Unido já é utilizada pelo Citi Brasil
TecBan lança plataforma de Open Banking as a Service

A TecBan anuncia o lançamento da sua plataforma de Open Banking as a Service, cujo objetivo é facilitar a implementação e gestão do novo sistema financeiro aberto, acelerando a integração das instituições financeiras à regulamentação brasileira. Batizada de Open Finance TecBan, a solução foi desenvolvida em parceria com a Ozone, empresa responsável pela criação do sistema utilizado na implantação do Open Banking no Reino Unido.

“O Open Banking tem a capacidade de transformar o ecossistema financeiro brasileiro. A plataforma de Open Banking as a Service da TecBan, testada e aprovada no Reino Unido, vem ao encontro das necessidades do setor financeiro ao passo que reduz o investimento e o esforço necessário para as instituições aderirem ao ecossistema. Assim, ela permite que as instituições concentrem seus recursos no desenvolvimento de propostas de valor inovadoras e impactantes aos seus clientes, enquanto focamos na parte técnica e regulatória que o cliente final não enxerga”, afirma Tiago Aguiar, Head de Novas Plataformas da TecBan.

Com a chegada do novo modelo, o cliente assume totalmente o controle dos seus dados e poderá oferecê-los de forma segura a terceiros e, principalmente, revogar o consentimento a qualquer hora  

A tecnologia da TecBan apresenta seis principais funcionalidades:

1. Portal de desenvolvimento – Documentação, exemplos, sandbox para testes e especificações das APIs;

2. Gerenciamento de APIs – Validação das requisições, transformação da resposta, conectores específicos de bancos e validação e assinatura das mensagens;

3. Gestão de parceiros – Integração ao diretório, validação de certificado, gerenciamento de clientes e autenticação TPP;

4. Gerenciamento de token – Fluxos de autenticação, atualização e revogação de token de acesso;

5. Gestão de consentimento – API, autorizações, revogações e um painel que apresenta todas as solicitações;

6. Administração e relatórios – Configuração do sistema, gestão de logs, acesso ao painel de controles, relatórios e lista negra de parceiros.

Na prática
Segundo o Banco Central, o Open Banking é o compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas, a critério de seus clientes, em se tratando de dados a eles relacionados, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, de forma segura, ágil e conveniente. Com a chegada do novo modelo, o cliente assume totalmente o controle dos seus dados e poderá oferecê-los de forma segura a terceiros e, principalmente, revogar o consentimento a qualquer hora. Já a instituição financeira, precisa cumprir os critérios estabelecidos na regulamentação brasileira.

Nesse sentido, desde o final de 2020, a plataforma já está sendo utilizada pelo Citi Brasil. Para a instituição financeira, o acordo permitiu acelerar a implantação de Open Banking de uma maneira mais eficiente, economizando recursos e utilizando a experiência da TecBan e da Ozone para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Neste primeiro momento, alguns testes estão sendo realizados, como os de integração, padronização e validação das informações, exposição de dados, infraestrutura e segurança.

Para o diretor de Produtos e Canais Digitais do Citi Brasil, Leandro Quintal, o banco saiu na frente dos concorrentes ao encontrar um parceiro de tecnologia capaz de desenvolver soluções digitais inovadoras como a Open Finance TecBan, que foi pensada para oferecer a melhor experiência aos clientes em termos de comodidade, sofisticação, rapidez e ainda mais segurança.

“A criação do Pix, a entrada em vigor da LGPD, a adoção da biometria em maior escala e a introdução do Open Banking mostram a rápida transformação digital do setor financeiro. O Citi é um dos líderes dessa transformação no Brasil e sabemos que a manutenção desse protagonismo passa também pela parceria com fornecedores de ponta”, detalha Quintal.

“Acreditamos que o Open Banking deve transformar o sistema financeiro na próxima década, proporcionando novas oportunidades de negócios, concorrência e inovação. Porém, para o aproveitamento de todas as suas oportunidades de negócios e evoluções, é fundamental ter um parceiro que esteja acompanhando todas as possíveis evoluções no ecossistema brasileiro. É nesse contexto que a TecBan oferece uma solução segura e economicamente acessível para as instituições financeiras”, conclui Tiago.

Sobre Novas Plataformas da TecBan
Há 38 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R﹩ 3 bilhões para garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país. Criada em 2018, a unidade de negócios de Novas Plataformas da TecBan é responsável por criar novos modelos de negócio e desenvolver produtos e soluções inovadoras que conectam as pessoas aos seus recursos financeiros.

O portfólio de Novas Plataformas engloba o HubDigital, criado em 2019 para conectar de forma simples e ágil bancos digitais e fintechs ao Banco24Horas, o Saque Digital, que viabiliza transações de saque via QR Code pelo aplicativo das instituições e via token para desbancarizados ou de acordo com alguma necessidade momentânea, a solução para Sacar no Comércio, com a qual as pessoas podem retirar dinheiro diretamente nos estabelecimentos comerciais parceiros, e o Open Finance TecBan, plataforma desenvolvida para viabilizar e acelerar a adesão eficiente das instituições financeiras ao ecossistema.

 

Citi Brasil

Open Banking as a Service

Ozone

TecBan

Tiago Aguiar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento Desafios do ICMS
Palestra
Brand do Evento
Icon Calendar

17/05/2021

Icon Calendar

Fortaleza / CE

Desafios do ICMS

André Mendes Moreira, sócio do SCMD, participa de live realizada pelo pelo IBET em parceria com a SEFAZ do Ceará.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento