A Microsoft firmou parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE) para conectar o Azure diretamente ao espaço por meio do HPE Spaceborne Computer-2 (SBC-2), que fornecerá recursos de computação de ponta e Inteligência Artificial (IA) juntos pela primeira vez na Estação Espacial Internacional (ISS). O SBC-2 foi desenvolvido com base no sistema HPE Edgeline Converged Edge, projetado para ambientes hostis. O anúncio foi feito por Tom Keane, vice-presidente corporativo global do Azure no blog da companhia.
Em 20 de fevereiro próximo, o Spaceborne Computer-2 da HPE está programado para entrar em órbita para a ISS na 15ª Missão de Reabastecimento Northrop Grumman à Estação Espacial (NG-15). Nos próximos dois a três anos, esses esforços de pesquisa no laboratório orbital serão patrocinados pelos Laboratórios Nacionais da ISS.
Segundo Keane, astronautas e exploradores espaciais merecem acesso às melhores tecnologias de computação em Nuvem e processamento avançado de última geração. “Às vezes, a análise precisa ser feita imediatamente no limite, onde cada momento que passa conta, e outras vezes a análise é tão complexa que só pode ser realizada com o poder da Nuvem em hiperescala. A Microsoft e a HPE estabeleceram uma conexão do Spaceborne Computer-2 com o Microsoft Azure – por meio da NASA e da estação terrestre HPE – para ajudar a enfrentar esses desafios e desenvolver novos insights e oportunidades”, disse o executivo.
“No momento, nossas equipes de pesquisa da Microsoft e de engenharia do Azure Space estão avaliando o potencial do processamento de última geração do espaço da HPE em conjunto com a hiperescala Azure, juntamente com o desenvolvimento de IA e modelos de Machine Learning (ML). Isso oferecerá suporte a novas percepções e avanços na pesquisa, incluindo modelagem climática de tempestades de poeira para permitir a modelagem futura para missões a Marte, análise de plantas e hidroponia para apoiar o crescimento de alimentos e ciências da vida no espaço e imagens médicas usando ultrassom na ISS para apoiar os cuidados com a saúde dos astronautas”, comentou Keane.
“A HPE e a Microsoft estão colaborando para acelerar ainda mais a exploração do espaço, oferecendo tecnologias de ponta para atender a uma variedade de necessidades de processamento de dados em órbita. Ao reunir o Spaceborne Computer-2 da HPE, que é baseado no sistema HPE Edgeline Converged Edge para computação de ponta avançada e recursos de IA, com o Microsoft Azure para se conectar à Nuvem, estamos permitindo que os exploradores do espaço transmitam perfeitamente grandes conjuntos de dados de e para a Terra e se beneficie de uma experiência de ponta a ponta. Estamos ansiosos para colaborar com a Microsoft em seus esforços do Espaço Azure, que compartilham nossa visão para acelerar a descoberta e ajudar a fazer descobertas para apoiar a vida e a sustentabilidade no futuro, missões humanas estendidas para o espaço ”, afirmou Mark Fernandez, arquiteto de Soluções de Sistemas de Borda Convergente da HPE.
O anúncio avança o desenvolvimento do ure Space ao trazer a IA do Azure e ML para novas missões espaciais e enfatiza o verdadeiro poder da computação em hiperescala no suporte de cenários de ponta, conectando qualquer pessoa, em qualquer lugar, à Nuvem. “Nossa colaboração com a HPE é apenas o primeiro passo em uma jornada incrível e fornecerá aos pesquisadores e alunos acessos a essas percepções e tecnologias, inspirando a próxima geração daqueles que desejam inventar com um propósito, dentro e fora do planeta”, afirmou Keane.
Serviço
azure.microsoft.com
www.hpe.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo