book_icon

Guardicore lança ferramenta de Código Aberto para comunicação em Linux

A ferramenta IPCDump, cobre a maioria dos mecanismos de comunicação entre processos, incluindo pipes, fifos, sinais, soquetes Unix, redes loopback e pseudoterminais
Guardicore lança ferramenta de Código Aberto para comunicação em Linux

A Guardicore, empresa de segmentação que oferece soluções disruptivas para o tradicional mercado de firewalls, anunciou a disponibilidade do IPCDump, uma nova ferramenta de Código Aberto para rastrear a comunicação interprocessos no Linux. A ferramenta cobre a maioria dos mecanismos de Comunicação Entre Processos, ou Inter Process Communication, IPC, incluindo pipes, fifos, sinais, soquetes Unix, redes loopback e pseudoterminais. Ela é útil para a depuração de aplicativos multiprocesso e para obter transparência quanto à maneira de se comunicarem entre si em ambientes de TI.

Os aplicativos hoje contam com diferentes processos que se conectam uns aos outros em uma caixa preta, criando desafios significativos para os desenvolvedores quando alguma coisa não funciona. Esse problema ocorre particularmente quando se trata de depurar aplicativos multiprocesso complexos. O IPCDump resolve essa questão rastreando tanto os metadados quanto o conteúdo da comunicação dos aplicativos, além de rastrear IPC entre processos de curta duração.

O IPCDump resolve essa questão rastreando tanto os metadados quanto o conteúdo da comunicação dos aplicativos, além de rastrear IPC entre processos de curta duração  

Os profissionais de Segurança também podem usar a nova ferramenta de Código Aberto para explorar como aplicativos utilizados por uma empresa se comunicam com sistemas internos e externos. O IPCDump pode, ainda, rastrear facilmente a criação e o fim de processos de curta duração, um trabalho tedioso, que normalmente exige que as equipes de Segurança e de TI verifiquem manualmente os números das portas relativamente ao netstat.

Recursos adicionais incluem suporte para pipes e fifos, Loopback IPC, sinais regulares e em tempo real, streams e datagramas Unix, IPC baseado em pseudoterminal, filtragem de eventos com base no Process Identifier, PID, ou nome do processo e saída amigável ou formatada em JavaScript Object Notation, JSON.

“O IPCDump se origina dos esforços de nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento para expandir os limites técnicos de nossa plataforma de segmentação”, observa o vice-presidente de Pesquisa da Guardicore, Ofri Ziv. “Com o IPCDump, a equipe demonstra o compromisso da nossa empresa com as comunidades de Desenvolvimento e  Segurança, compartilhando uma ferramenta útil à depuração de Código Aberto”.

Para baixar a ferramenta de depuração IPCDump, visite o endereço abaixo.

Serviço
www.guardicore.com
github.com/guardicore/ipcdump

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.