book_icon

Como a convergência entre tecnologia e gestão de pessoas ajuda sua empresa

Com o auxílio da tecnologia, companhias aprimoram a gestão de talentos, otimizam a parte operacional e direcionam melhor seus esforços para questões estratégicas.

A evolução tecnológica vem provocando mudanças constantes na rotina de produção das pessoas e na dinâmica de trabalho dentro das empresas. Esta expansão indica, sobretudo, que as organizações devem seguir, cada vez mais, investindo em novas tecnologias para continuar em crescimento, modernizando seus processos de gestão e, principalmente, seguindo atualizadas no que diz respeito às inovações tecnológicas. Para além do investimento, as empresas só têm a ganhar, uma vez que também conseguem reduzir seus custos, otimizar a produção e trazer maior eficiência operacional no desenvolvimento de suas atividades.

Outro ponto importante nesse processo é a convergência entre a tecnologia e a gestão de pessoas dentro das instituições. Gerir os Recursos Humanos, principalmente em grandes organizações, sempre foi um desafio. Muitas companhias, por exemplo, não conseguem utilizar esses talentos de forma eficaz e customizada às suas necessidades. Isso acontece devido a fatores como o modelo de trabalho adotado, equipamentos utilizados e a falta de recursos tecnológicos para otimização do trabalho dos colaboradores.

Neste sentido, a tecnologia vem para apoiar e fornecer todos os recursos necessários para o aprimoramento da gestão de talentos. Com isso, é possível otimizar as atividades operacionais e, até mesmo, designá-las às máquinas e programas de software, necessitando, em muitas situações, apenas da supervisão de um colaborador. Desta forma, as companhias reduzem os custos com mão de obra e ganham em eficiência, já que as máquinas podem realizar com mais agilidade essas tarefas de rotina, tendo menos chances de cometer algum erro durante a realização destas tarefas.

Foco em atividades estratégicas
Quando falamos em atividades estratégicas, estamos nos referindo àquelas fundamentais e de grande importância para a sobrevivência das empresas em seus respectivos mercados de atuação. Não é uma missão simples designar uma equipe para cuidar exclusivamente dessas tarefas. Devido à enorme competitividade que as empresas enfrentam, os times precisam desempenhar uma série de atividades operacionais, o que acaba por consumir o tempo dos profissionais e inviabilizar que eles foquem somente em questões estratégicas. Para reverter esse cenário, é importante ressaltar que essas atividades de rotina podem ser facilmente desempenhadas por plataformas digitais.

Com ferramentas tecnológicas auxiliando no desenvolvimento dessas atividades de rotina e que não demandam esforço intelectual, as equipes podem focar em atividades estratégicas para a companhia, que envolve a conquista de novos clientes, o crescimento e a inovação. Desta forma, as organizações conseguem obter resultados ainda melhores e se destacar no mercado, pois têm times focados exclusivamente em questões relacionadas a seus negócios de atuação.

Automatização dos processos
Grande parte das empresas realiza uma variedade de processos em seus departamentos, que vão desde a produção à integração de informações e dados em seus sistemas de segurança. Com o auxílio tecnológico, as companhias conseguem, também, aprimorar a gestão de todos esses procedimentos. Desta forma, é possível automatizar toda essa rotina de trabalho em rede dentro das companhias e diminuir a dependência humana na realização destas integrações processuais.

Além de otimizar e reduzir custos, a adoção de tecnologias no ambiente de trabalho promove uma verdadeira transformação na cultura organizacional da empresa, porque traz agilidade aos processos, inovação nas formas de produção e reduz a participação humana à coordenação dos trabalhos manuais e repetitivos, de modo que os colaboradores estejam focados exclusivamente em questões mais estratégicas e no core business do negócio.

Para finalizar, destaco que os resultados gerados pela convergência entre tecnologia e gestão de pessoas são essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. Além de transformar as dinâmicas de trabalho dentro das organizações e agilizar o desenvolvimento de atividades operacionais e rotineiras, essa convergência aprimora a realização das tarefas, diminuindo o erro humano e aumentando a eficiência na realização dos trabalhos.

Assim, o investimento em novas tecnologias, alinhado à gestão de pessoas, pode convergir em uma transformação de processos e nas dinâmicas de trabalho, trazendo inúmeros resultados positivos.

Por Ana Luiza Milan, cofundadora e head de Projetos na Receiv

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.