O banco BV, um dos maiores bancos privados do País, anuncia que assinou um acordo com o Google Cloud para aprofundar sua jornada contínua de inovação, explorando novas oportunidades de soluções no mercado, com ênfase no uso intensivo de Dados e Inteligência Artificial. A iniciativa constitui a primeira fase de uma parceria de longo prazo entre o BV e o Google Cloud onde ambas as empresas estão comprometidas em explorar outras oportunidades a fim de escalar o trabalho conjunto no futuro. Através das tecnologias em Nuvem, o BV reforça sua estratégia de longo prazo focada em Open Finance.
“A proposta é unir forças e contar com a tecnologia do Google Cloud para alavancar ainda mais o que o BV já vem fazendo no mercado. Eles agregando conhecimento de inteligência de dados e tecnologia, e nós com a expertise de crédito e outros produtos financeiros, numa busca contínua por inovação para o setor”, afirma Guilherme Horn, diretor de Estratégia e Inovação do banco BV.
O acordo engloba uma frente tecnológica e uma de negócios. A frente tecnológica, já iniciada, envolve um plano acelerado de evolução de aplicações já existentes, com uso de dados e adoção de soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning. Por meio destes projetos, o BV se beneficia da escalabilidade, flexibilidade e segurança da nuvem do Google, com ganhos de eficiência operacional e maior agilidade no time-to-market dos produtos. Isto ocorre num momento chave, em que o setor financeiro está atravessando grandes transformações, fomentadas tanto pelas demandas e expectativas dos consumidores como pelas mudanças regulatórias.
Com esta base tecnológica, o BV explora novas oportunidades na criação de produtos de crédito, pagamentos e investimentos para pessoas físicas e empresas. Estes produtos poderão ser ofertados diretamente pelo BV ou por meio de parceiros, as startups plugadas na plataforma BV Open. A iniciativa reforça o posicionamento do BV como parceiro preferido das startups. Atualmente, o banco conta com mais de 150 parceiros, entre fintechs, marketplaces e outros mais.
“Acreditamos muito nesse modelo de negócio em que unimos expertises. Dessa forma, oferecemos produtos e serviços ainda melhores para nossos clientes e também contribuímos para o ecossistema de inovação, levando soluções que tornem mais leve a vida financeira das pessoas”, explica Horn.
Com a evolução desta jornada, todas as transações e operações críticas do banco serão processadas na Nuvem do Google. O BV passa a adotar soluções do Google como pilares da sua estratégia de tecnologia. O Apigee – plataforma de gerenciamento de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), por exemplo, será uma peça central na estratégia de Open Banking do BV, permitindo a integração com outros ecossistemas digitais, como plataformas de pagamento mobile, de forma rápida e segura. De valor essencial para o longo prazo, o Anthos, plataforma de modernização de aplicações, possibilita maior agilidade na criação e gestão integrada de aplicativos em nuvem híbrida, ou mesmo multi-cloud, que é um pilar chave para aprimorar e maximizar a experiência de usuários e inovar mais rapidamente.
“Estamos extremamente entusiasmados com esta parceria porque ela se alinha com dois pontos centrais para nosso negócio. O movimento do BV, ao ser disruptivo tanto em escopo como na velocidade, sinaliza o caminho para outras empresas brasileiras sobre como usar a nuvem como aliado frente às radicais mudanças que estão acontecendo em todas as indústrias, em especial a financeira. Não se trata somente de uma questão de tecnologia e de custos. Além disso, a estratégia do BV em construir soluções através de seus parceiros se alinha com a visão do Google Cloud de que dados e APIs abertas são os habilitadores centrais na transformação dos negócios, além de novas formas de colaboração”, afirma Marco Bravo, Head de Google Cloud no Brasil.
A relevância da nuvem no mercado financeiro brasileiro
A adoção da Nuvem já é uma tendência global, estando entre as prioridades dos líderes de tecnologia de diversas empresas em todas as indústrias. Segundo a Forrester, neste ano, cerca de 30% das empresas continuarão a acelerar seus gastos em nuvem, segurança e risco, redes e mobilidade, incluindo companhias que foram afetadas pelos impactos da pandemia do Covid-19 e estão em fase de reestruturação. A consultoria Gartner aponta ainda que 60% das organizações recorrerão a ofertas de serviços gerenciados de um provedor externo de nuvem até 2022.
Já para o mercado financeiro, indústria fortemente regulada com grande exigência de conformidade, a nuvem surge como aliado para a modernização, segurança e vantagem competitiva de seus negócios. De acordo com o World Retail Banking Report, 57% dos clientes preferem serviços bancários pela internet agora, em comparação com os 49% de antes da pandemia da Covid-19. Já no Brasil, segundo a EY1, existe uma alta predisposição do consumidor para usar serviços financeiros on-line. “As empresas que não se adaptarem às mudanças, seja das expectativas dos consumidores ou as novas possibilidades do open banking, ficarão defasadas. O Google Cloud e a Nuvem em geral podem ser aliados importantes para as novas formas de negócios” afirmou Marco Bravo.
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