book_icon

Avast se junta à Coalizão contra Stalkerware

A empresa também adicionou novas funcionalidades ao seu antivírus para identificar esse tipo de malware
Avast se junta à Coalizão contra Stalkerware

A empresa de segurança Avast anunciou que se juntou à Coalition Against Stalkerware, um grupo de cibersegurança, fornecedores, serviços às vítimas e pesquisadores acadêmicos que trabalham para combater o abuso de tecnologia. A Avast também anunciou que adicionou novas funcionalidades ao seu antivírus móvel, que alertará os usuários com uma notificação de detecção personalizada se identificar aplicativos conhecidos como stalkerware.

Estamos orgulhosos em apoiar a iniciativa da indústria contra esta forma de crime cibernético, para que fique claro para uma pessoa que ela pode estar sob vigilância indesejada

Stalkerware, também conhecido como spouseware ou creepware, é um tipo de malware que dá acesso remoto para monitorar os dispositivos pessoais de uma pessoa, como um parceiro, cônjuge, filho, membro da família ou conhecido sem o seu consentimento. Isso geralmente inclui acesso a todas as contas e informações do telefone, e-mail, textos, fotos e sites de mídia social; também pode incluir o acesso à câmera e ao microfone do telefone.

Infelizmente, as instalações de stalkerware aumentaram durante a pandemia de Covid-19, firma a empresa. O Avast Threat Labs relata um aumento global de 55,2% em spyware e stalkerware de março a dezembro de 2020, em comparação com os primeiros dois meses de 2020. Os analistas observam que o stalkerware foi ainda mais acelerado por causa do isolamento social, pois os parceiros agora têm acesso aos telefones uns dos outros.

Desde agosto de 2020, o Avast Mobile Security fornece automaticamente uma notificação específica no dispositivo se o stalkerware for detectado no telefone, distinguindo-o de outro malware para que as vítimas em potencial possam estar cientes de que podem estar sendo vigiadas.

“O Stalkerware está em alta desde o início da pandemia e depende de nós, como protetores da liberdade digital, usar nosso produto para um bem maior”, disse Ondrej David, chefe de pesquisa de ameaças móveis. “Estamos orgulhosos em apoiar a iniciativa da indústria contra esta forma de crime cibernético, para que fique claro para uma pessoa que ela pode estar sob vigilância indesejada. É importante que as pessoas saibam se sua privacidade está sendo invadida para que possam tomar decisões mais informadas e fiquem seguras”, alertou o executivo.

The Coalition Against Stalkerware, fundada em novembro de 2019, trabalha para combater o uso de software de vigilância para rastrear uma pessoa sem seu conhecimento ou consentimento e oferece ajuda acionável às vítimas de abuso de tecnologia. A coalizão permite que empresas líderes em tecnologia de segurança e organizações de ajuda troquem ideias sobre o problema e conduzam atividades educacionais.

Serviço
www.avast.com

Avast

malware

segurança

stalkerware

Stalkerware Coalition Against

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento