book_icon

Soluções TeamViewer ajudam a evitar 37 megatons de emissões de CO2 por ano

Isso é extremamente importante para nós, uma vez que estamos totalmente convencidos de que a digitalização é uma alavanca essencial para combater as mudanças climáticas e, em última análise, criar um futuro mais verde e sustentável para todos nós

Soluções TeamViewer ajudam a evitar 37 megatons de emissões de CO2 por ano

Pesquisa foi realizada por especialistas em sustentabilidade do Instituto de Energia, Ecologia e Economia, fundado na Alemanha em 1999 como spin-off da Universidade Técnica de Munique

Um novo estudo de prevenção de emissão de carbono conduzido pelo instituto alemão de sustentabilidade DFGE mostra o impacto positivo do uso das soluções de conectividade remota TeamViewer no combate às mudanças climáticas.

37 megatons de carbono equivalente (CO2e) correspondem aos gases expelidos na atmosfera por um Airbus A380 totalmente lotado voando sete mil vezes sem escalas de Cingapura a Nova York ou às emissões de 11 milhões de carros, em média, por ano.

Os novos dados também revelam que um único usuário TeamViewer evita a emissão de aproximadamente quatro toneladas de CO2 por ano  

As soluções TeamViewer vêm desempenhando um papel decisivo na ajuda às organizações de todo o mundo na prevenção e contenção das emissões de CO2, contribuindo no cumprimento das metas de sustentabilidade definidas no Acordo Climático de Paris para reduzir o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.

Um novo estudo conduzido por renomados especialistas em sustentabilidade do instituto alemão de pesquisa DFGE mostra que a TeamViewer, empresa líder global em soluções rápidas e seguras de conectividade remota, vem ajudando companhias em todo o mundo a limitar suas pegadas de carbono – permitindo, assim, evitar aproximadamente 37 megatons de emissões de carbono equivalente (CO2e) por ano.

O uso da tecnologia TeamViewer para manutenção e reparação remota de máquinas, monitoramento de redes e acesso a computadores e outros dispositivos têm contribuído para encurtar distâncias e reduzir viagens e deslocamentos desnecessários.

Com base em dados de 2019 e cálculos de 2020, uma única conexão remota via TeamViewer pode, em média, evitar 13 quilos de emissões de CO2 – o equivalente a 5,5 litros de gasolina ou a dirigir um veículo de San Francisco a San Jose1 (um percurso de quase 80 quilômetros), nos Estados Unidos. Os novos dados também revelam que um único usuário TeamViewer evita a emissão de aproximadamente quatro toneladas de CO2 por ano, o que corresponde a uma viagem de trem de 100 mil quilômetros ou a mais de duas viagens ao redor do mundo. As inovadoras soluções de conectividade remota TeamViewer têm tido um protagonismo tecnológico fundamental para a saúde do meio ambiente, ajudando a encurtar em alguns milhões de quilômetros as distâncias das viagens de seus usuários e assinantes a cada ano.

“Estamos extremamente orgulhosos do impacto positivo dos produtos TeamViewer nas emissões anuais de CO2 de nossos assinantes e milhões de usuários não-comerciais em todo o mundo”, diz Stefan Gaiser, CFO da TeamViewer. “Isso é extremamente importante para nós, uma vez que estamos totalmente convencidos de que a digitalização é uma alavanca essencial para combater as mudanças climáticas e, em última análise, criar um futuro mais verde e sustentável para todos nós. Estamos muito empenhados em desenvolver constantemente uma nova gama de soluções personalizadas e inovadoras que conectam pessoas e todos os tipos de dispositivos em todo o mundo e tornam as atividades de viagem bem mais dispensáveis.”

Segundo o Dr. Thomas Dreier, VP de Inovações & Soluções e cofundador do DFGE, “a contabilização da pegada de carbono constrói a base para a sustentabilidade. E especialmente as pegadas de carbono dos produtos, que demandam estudos muito mais complexos porque a produção, o uso, a manutenção e o descarte precisam ser considerados. Estamos muito felizes e entusiasmados por acompanhar os esforços da TeamViewer através de uma investigação aprofundada dos hábitos dos usuários e seus efeitos nas emissões de CO2.”

O detalhado estudo do DFGE teve por base uma pesquisa online voluntária e anônima conduzida entre outubro e novembro de 2020 entre os usuários TeamViewer. Os 1,7 mil participantes, cerca de 60% clientes pagantes e 40% usuários não-comerciais, estão quase que uniformemente distribuídos pela EMEA (Europa, Oriente Médio e África), APAC (continente Ásia-Pacífico) e Américas.

Um desafio do estudo foi o fato de que as soluções TeamViewer podem ser usadas para vários e diferentes cenários e casos de uso em todos os setores, desde técnicos responsáveis pela manutenção de guindastes em alto-mar a centenas de quilômetros da costa e sem viajar de avião até especialistas de TI que gerenciam remotamente a infraestrutura de servidores globais para empresas, e os que ajudam familiares e amigos com problemas de computador, impressoras e outros dispositivos – independentemente de onde estiverem. Por conta disso, o DFGE desenvolveu 216 perfis descritivos de usuários para representar o maior número possível de diferentes casos de uso.

Esses perfis avaliaram se o TeamViewer é usado diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente e calcularam quantas viagens e quais distâncias seriam ou poderiam ser substituídas, bem como quais meios de transporte provavelmente seriam utilizados para os deslocamentos. O estudo considerou a contenção de viagens como o principal efeito de emissões evitadas. Pode também haver repercussões ou efeitos secundários como menos danos na estrada devido à redução de viagens de carro com o uso do TeamViewer, mas isso não foi levado em consideração.

Com base nos cenários de uso, os usuários e clientes TeamViewer participantes da pesquisa online foram solicitados a estimar suas atividades de viagem em cada caso sem fazer uso do TeamViewer. Para validar ainda mais os dados, uma amostra de clientes TeamViewer diferindo em termos de indústria, aplicação do produto e tamanho foi questionada em entrevistas qualitativas com especialistas.

Considerando os resultados da pesquisa online e as entrevistas qualitativas com especialistas e dados da empresa sobre as conexões via TeamViewer, as emissões evitadas com o uso das tecnologias TeamViewer foram estimadas em 37 megatons de CO2e, o que é comparável a:

Emissões de 11 milhões de carros, em média, por ano (número de veículos maior que os registrados na Holanda2, por exemplo);

O dobro das emissões emitidas pela cidade de Munique em 2019;

Um Airbus A380 com lotação total voando sete mil vezes sem escalas de Cingapura a Nova York;

A quantidade de carbono que 3,5 bilhões de árvores podem absorver em um ano.

Os resultados mostram ainda que tecnologias que possibilitam a digitalização desempenham um papel importante na limitação das emissões de carbono e, portanto, no cumprimento das metas de sustentabilidade definidas no Acordo do Clima de Paris para limitar o aquecimento global, de preferência, a 1,5° Celsius.

A TeamViewer está consciente do enorme impacto positivo que suas soluções têm no meio ambiente e se esforça para desenvolver mais casos de uso para uma ampla gama de indústrias e aplicações para superar distâncias, remover lacunas de informação e conhecimento e permitir cada vez mais e mais pessoas globalmente possam inibir as emissões de CO2e.

Serviço
www.teamviewer.com/pt-br
www.teamviewer.com/en/co2-study

 

contenção das emissões de CO2

instituto alemão de sustentabilidade DFGE

Soluções TeamViewer

Stefan Gaiser

Thomas Dreier

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento